top of page

Interior da Bahia: 7 destinos que você precisa conhecer

Se você gosta de conhecer atrações históricas, ecológicas ou opções litorâneas, sem dúvidas, o interior da Bahia terá a possibilidade certa para você. Em meio a tantas opções requisitadas quando o assunto são as viagens, poucas pessoas dão a atenção necessária àquelas cidades mais afastadas.

Por isso, se você tiver o perfil de um turista sustentável, continue a leitura e veja como encontrar um bom destino para as suas férias. Ao contrário do que você imagina, a Bahia reserva muitas belezas que nem sempre são conhecidas por todos. Vamos entender mais sobre isso?

Melhores destinos no interior da Bahia

Para falar sobre os melhores destinos do interior da Bahia, primeiramente precisamos quebrar a crença de que os locais mais conhecidos são os mais bonitos.

Existem diversos destinos afastados e preservados que oferecem experiências únicas e paisagens de tirar o fôlego. Então, se a sua intenção é fugir do óbvio, continue a leitura e anote essas dicas.

1. Ilha de Boipeba

Antes de mais nada, vamos começar falando sobre a Ilha de Boipeba, que fica a 90 km de Salvador, em linha reta. A região ainda é muito preservada em termos de turismo, especialmente devido à sua localização, já que fica em uma área que só pode ser acessada via marítima ou por táxis aéreos.

Com isso em mente, você pode imaginar o que vai encontrar na ilha: águas claras, calmas e quentes, em paisagens quase intocadas pelo homem.

Obviamente, algumas praias são mais movimentadas que outras. Mas, em geral, Boipeba é o ponto certo para se conectar com a natureza sem abrir mão da boa estrutura.

Alguns dos melhores pontos da ilha são:

2. Vitória da Conquista

Vitória da Conquista é um município baiano que fica a cerca de 520 km de Salvador. Para que você entenda um pouco do que existe por lá, saiba que muitos a intitulam como a Suíça Baiana, visto que a atmosfera do local é diferente de alguns outros municípios.

Por lá, o ar é mais frio e seco, o que é uma boa alternativa para quem não gosta tanto de dias extremamente quentes. O contato com a natureza estará em toda a parte já que, embora a cidade tenha uma ótima estrutura, ainda assim há muita vegetação e também diversidade.

Entre as opções turísticas, podemos citar:

  • Reserva Florestal do Poço Escuro;

  • Cristo de Mário Cravo;

  • Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Vitórias.

3. São Desidério

São Desidério é um município no interior da Bahia que fica localizado a cerca de 800 km de Salvador.

É uma opção para quem curte o turismo ecológico, já que conta com diversas atrações em meio a natureza, incluindo algumas destinadas à exploração, como trilhas e grutas.

Entre seus pontos turísticos, podemos citar:

  • Parque Municipal da Lagoa Azul;

  • Sítio Arqueológico das Pedras Brilhantes;

  • Buraco do Inferno.

4. Lençóis

Lençóis é um dos municípios mais conhecidos da região da Chapada Diamantina. Fica a cerca de 430 km de Salvador, sendo uma ótima opção para o turista que pretende explorar a área, pois fica em um ponto de fácil acesso para outros municípios ao redor.

Assim como São Desidério, em Lençóis não há praias. No entanto, existem muitas atrações em meio a natureza que garantem a diversão para toda a família.

Entre as opções, podemos citar:

  • Ribeirão do Meio;

  • Cachoeira do Sossego;

  • Parque Municipal da Muritiba.

5. Barreiras

Barreiras é um dos destinos pouco conhecidos na Bahia, ficando a cerca de 860 km de Salvador. É um grande polo para os negócios da região, oferecendo uma boa infraestrutura para os hóspedes que desejam se acomodar na área.

Embora possa parecer um roteiro simples, é um local muito histórico e de belezas surpreendentes. Nos anos de 1900, o município recebeu a segunda hidroelétrica da Bahia. Mas, após algum tempo, esta foi desativada.

Entre seus pontos turísticos, podemos citar:

  • Catedral de São João Batista;

  • Ruínas da Usina Hidrelétrica;

  • Serra do Mimo.

6. Barra Grande

Se você gosta de praias e não abre mão de visitar um bom destino litorâneo, Barra Grande também é uma boa opção para uma viagem pela Bahia. O local fica a 300 km de Salvador, sendo bem preservado e incrível.

A região fica na península de Maraú, na Costa do Dendê, local que é conhecido por apresentar belas paisagens naturais e dias quentes.

Entre seus pontos turísticos, podemos citar:

  • Piscinas naturais de Taipu de Fora;

  • Ponta do Mutá;

  • Praia da Bombaça.

7. Jandaíra

Jandaíra, assim como outras opções mencionadas neste artigo, também é um dos destinos pouco conhecidos na Bahia, ficando a cerca de 210 km de Salvador. Seu belo litoral é uma opção perfeita para quem procura praias tranquilas, dunas e clima quente.

Fica quase na divisa com o estado de Sergipe, sendo a principal atração a Vila de Mangue Seco, uma região que já foi cenário para a novela Tieta do Agreste.

Suas principais atrações são:

  • Dunas de areia;

  • Praia de Mangue Seco.

Conheça o melhor do interior da Bahia e divirta-se!

Agora que você já conhece alguns dos bons lugares no interior da Bahia para visitar, certamente você poderá planejar o seu roteiro com mais segurança e tranquilidade. Lembrando que, como você notou, existem atrações para todos os perfis no estado, o que traz maior variedade para os passeios.

No entanto, a dica final que daremos é sobre um destino em específico. Mesmo que todos pareçam e realmente sejam encantadores, ainda assim, existe uma opção coringa que pode ser a escolha certa para viajar sozinho, com amigos ou familiares.

Seja para um passeio romântico ou para uma viagem de introspecção, o fato é que a Ilha de Boipeba reúne os melhores atrativos para garantir férias no paraíso.

Isso porque, você terá muito além de praias de águas cristalinas, o que já é incrível. Mas, o roteiro também oferece ao turista a possibilidade de conhecer a história local, opções gastronômicas e muitas atividades em meio à rica natureza da região.

Pensando nisso, veja agora o próximo artigo e encante-se pela ilha! Aposto que você irá adorar conhecer todos os passeios que fazem sucesso no destino!

3.331 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

תגובות


3331 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Interior da Bahia: 7 destinos que você precisa conhecer

22/11/22

bottom of page