Costa do Dendê: confira um roteiro fabuloso!


mapa costa do dende
Mapa da Costa do dendê

Você já ouviu falar da Costa do Dendê? Essa região guarda alguns dos mais belos destinos do litoral sul da Bahia, e você provavelmente já ouviu algo sobre eles. Mas essa costa, propriamente dita, guarda também diversos atrativos que merecem ser organizados em um roteiro, a fim de ser conhecida melhor.

Se você pretende vir para a Bahia, mas não sabe ao certo por onde começar sua viagem, confira no decorrer da leitura a nossa sugestão de roteiro.

No que consiste a Costa do Dendê

Antes de preparar as malas, é interessante que você saiba do que realmente se trata a Costa do Dendê.

Ela nada mais é do que uma faixa litorânea, localizada entre Salvador e Itacaré, que tem esse nome por conta do famoso coqueiro-de-dendê, que é cultivado na região e dá origem ao óleo tão presente na culinária baiana.

São, ao todo, oito municípios que compõem essa faixa, dando a ela uma incrível diversidade. São quilombos e vilas, belas praias e cachoeiras, mirantes e trilhas, manguezais e rios… Tudo isso, e muito mais, te esperando de braços abertos para que você possa descansar e se aventurar ao máximo.

Mas, claro: tantos atrativos, e tantos destinos em um só, geram dúvidas em qualquer turista que não sabe por onde começar.

E é justamente por isso que é importante criar um roteiro que permita conhecer o melhor da Costa do Dendê.

Costa do Dendê: roteiro básico que você pode seguir

Para conhecer a Costa do Dendê por completo, e com calma, é necessário ter uma boa quantidade de dias disponíveis. Nada impede que você fique somente um dia em cada lugar, mas isso seria extremamente cansativo e pouco proveitoso.

O mais interessante é poder realmente vivenciar cada destino.

Por isso, e considerando que cada pessoa tem um período de férias diferente, sugerimos abaixo um roteiro incrível tanto para quem pode ficar vários dias, quanto para quem tem pouco tempo para aproveitar.

Ele inclui poucos destinos, de modo que você possa viver uma imersão maior no melhor da Costa do Dendê, e tem início em Salvador. É importante frisarmos esse ponto, visto que tanto a capital baiana quanto Ilhéus são porta de entrada para esse pedacinho da Bahia.

Confira abaixo nossa sugestão de roteiro na Costa do Dendê:


salvador - Farol da Barra
Salvador - Capital Baiana - Farol da Barra

Primeira parada: Salvador

A capital da Bahia não faz parte da Costa do Dendê, mas é um ponto estratégico pelo qual você pode começar sua viagem.

Aproveite a chegada para curtir um pouco da cidade, mesmo que seja somente sua parte histórica, antes de seguir para os demais destinos.


morro de sao paulo costa do dende
Morro de São Paulo - Costa do dendê

Segunda parada: Morro de São Paulo

Morro de São Paulo, vila pertencente à Ilha de Tinharé, é oficialmente parte da Costa do Dendê e é também, sem dúvidas, um dos destinos mais concorridos do Estado.

Ideal para quem curte muito agito, e também para quem gosta de calmaria, possui praias incríveis, muita história e algumas das paisagens mais belas da região.


ilha de boipeba costa do dende
Ilha de Boipeba - Costa do dendê

Terceira parada: Ilha de Boipeba

Depois, é hora de vir para a Ilha de Boipeba, igualmente famosa e concorrida, mas se diferenciando de Morro por ser um destino mais focado no ecoturismo e no descanso, e menos no agito propriamente dito.

É claro que, estando aqui, você encontrará estabelecimentos diversos, incluindo pousadas, que oferecem noites animadas, principalmente nos períodos de festas. Mas, via de regra, Boipeba é procurada por quem busca conexão com a natureza, com o modo de vida local e consigo mesmo.

Não deixe de curtir as piscinas naturais de Moreré, almoçar a famosa lagosta do Guido e fazer caminhadas pelas praias que estão entre as mais belas do Brasil.


Barra Grande - Baia de Camamu - Costa do dende
Barra Grande - Baia de Camamu - Costa do dendê

Quarta parada: Barra Grande

Seu próximo destino, ainda dentro da Costa do Dendê, e seguindo nossa sugestão de roteiro, será Barra Grande, em Maraú.

Nele estão praias e paisagens perfeitas para manter o tom paradisíaco de sua viagem, além da própria Vila de Barra Grande: um verdadeiro encanto, principalmente após o anoitecer.

Mas não pense que acabou por aí…

Fazer o trajeto de volta para Salvador pode não ser vantajoso. Então aproveite e, saindo de Barra Grande, inclua Ilhéus em seu roteiro, para fechar sua viagem pela Costa do Dendê por meio de outro paraíso, dessa vez, localizado na Costa do Cacau.

Essa outra região da Bahia não tem esse nome à toa, sabia?

Ali são fabricados chocolates deliciosos: faça algumas compras e visite uma fábrica antes de seguir para o aeroporto da cidade.

Planeje-se para curtir o melhor da Costa do Dendê

Quando se trata de uma viagem pela Costa do Dendê, é de suma importância se planejar com antecedência, de modo a não ter pontos falhos no roteiro.

Os locais de hospedagem, o tempo de estadia em cada destino e os passeios que se pretende fazer, por exemplo, devem ser bem definidos.

E, tão importante quanto isso: deve-se prestar especial atenção ao tempo e forma de deslocamento entre um lugar e outro, a fim de saber se os dias de férias realmente serão suficientes para curtir um pouco de cada coisa com calma.

Que tal começar a se planejar agora mesmo?

A Bahia Terra Turismo é uma agência especializada no turismo no Estado da Bahia, incluindo os destinos da Costa do Dendê. Somos referência no que diz respeito a trazer turistas para a Ilha de Boipeba e ajudá-los a ter as melhores viagens de suas vidas, e podemos te ajudar a se planejar para conhecer não só a ilha, mas também todos os outros destinos listados acima.

Conte-nos um pouco sobre o que espera das suas férias e quantos dias tem disponíveis para sua viagem: com base no seu perfil, e nas suas necessidades, te daremos dicas do que ver, do que fazer, de onde ficar e de onde comer não só aqui na Ilha de Boipeba, mas também em Morro de São Paulo e demais lugares.

Dúvidas em relação a como ir de um ponto a outro?

De fato, os acessos não são dos mais simples...

Mas iremos te ajudar também nesse sentido, seja com dicas, para que você faça os trajetos por conta própria, ou com traslados, para que você possa fazer cada percurso com máximo conforto, comodidade e aproveitamento de tempo.

Converse com a gente no WhatsApp: a Ilha de Boipeba e a Costa do Dendê te esperam!

13 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

13 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Costa do Dendê: confira um roteiro fabuloso!

13/04/22