top of page

Ecoturismo infantil: benefícios e melhores destinos para visitar

Muitas pessoas não sabem, mas as atividades turísticas se dividem em diferentes vertentes, sendo que estas, por sua vez, podem se dividir em “sub-vertentes” mais específicas. E este é o caso, por exemplo, do ecoturismo infantil, no qual as práticas de turismo sustentável acabam sendo inseridas.

Mas, o que de fato seria o ecoturismo em questão, quais benefícios ele tem para oferecer e em quais destinos brasileiros pode ser aproveitado?

Confira todas as respostas enquanto lê os próximos parágrafos.

Ecoturismo infantil: entendendo melhor o conceito

vivenciando a floresta com o ecoturismo
Vivênciando a floresta com o Ecoturismo infantil

O entendimento sobre este termo não poderia ser mais simples, sabia?

Ocorre que o ecoturismo, propriamente dito, nada mais é do que a vertente do turismo que foca as suas práticas no contato com a natureza, buscando sempre criar uma maior consciência ambiental. Inclusive podemos acrescentar que a prática busca a preservação de todos os locais que se enquadram nesse contexto, como praias e áreas de mata.

E o ecoturismo infantil, por sua vez, também possui essas mesmas características, com o diferencial de ter práticas e atividades que podem tranquilamente ser aproveitadas pelas crianças.

Benefícios do ecoturismo infantil

criancas curtindo ecoturismo
Crianças curtindo Ecoturismo

Vale frisar, também, que o ecoturismo com crianças, uma vez que as coloca diretamente na natureza, oferece diversos benefícios para esse público.

Os canais perceptivos ficam mais potentes, os sentidos são trabalhados, há melhora do desenvolvimento motor, a tomada de decisão é incentivada... E isso citando apenas alguns dos benefícios em questão.

Ou seja: se houver a chance de praticar ecoturismo com os pequenos, realmente vale a pena aproveitá-la ao máximo. E, acredite: no Brasil, não faltam destinos que se encaixam perfeitamente nessa finalidade, conforme apresentado no tópico abaixo.

7 destinos de ecoturismo infantil no Brasil que você precisa visitar

1. Foz do Iguaçu (Paraná)

As imponentes cataratas que são marca registrada da região Sul do Brasil impactam positivamente as pessoas de todas as idades, e com as crianças não seria diferente: além de se divertirem e se surpreenderem com a força da natureza, elas também passam a ter a consciência ecológica mais aflorada.

E, claro: nem só das cataratas vive esse destino, tendo ainda outros passeios, como o Parque das Aves, que garantem uma viagem divertida e cheia de aprendizados.

2. Bonito (Mato Grosso do Sul)

Se sua família é do tipo que não abre mão de um mergulho com snorkel em águas cristalinas, por exemplo, este destino pode ser escolhido sem medo!

Aliás...

Quando se fala em ecoturismo infantil no Brasil, Bonito nem sempre é considerado de imediato, mas tenha em mente o fato de que lá também existem cachoeiras menores e muitas belezas que até os filhos mais novos poderão curtir bastante.

3. Brotas (São Paulo)

E que tal fazer uma viagem para uma cidade que ofereça uma dose a mais de adrenalina para todas as idades?

Esta cidade é Brotas, no interior de São Paulo!

Ela é simplesmente referência e ecoturismo nesse estado, e garante muita diversão para adultos e crianças, dentro e fora da água: o arvorismo, por sinal, é um ótimo exemplo disso. Chega a ser mágico ver os pequenos testando seus próprios limites em cada atividade.

4. Campos do Jordão (São Paulo)

Segunda cidade paulista a compor esta lista, Campos do Jordão se consagrou como destino de inverno, mas não deixa de ter um lado ecológico que merece ser explorado.

Inclusive, se você gosta de fazer trilhas em família, não deixe de visitar o famoso Horto Florestal, onde é possível caminhar por nada menos que 12 quilômetros e fazer um delicioso piquenique junto à Mata Atlântica, entre outras atividades disponíveis.


Praticando ecoturismo
Praticando ecoturismo inserido na Mata Atlântica

5. Itacaré (Bahia)

Com tamanha beleza e inúmeras regiões nas quais a natureza se faz fortemente presente, a Bahia também compõe esta lista, sendo primeiramente representada por Itacaré, na parte sul do estado.

As praias deste destino, por si só, são fortes atrativos para qualquer viajante. Mas, junte a isso a forte presença da Mata Atlântica, as áreas de preservação e o constante cuidado que os moradores têm com a natureza, e rapidamente perceberá que este também é um lugar exemplar para visitar com crianças e praticar o ecoturismo infantil.

6. Serra da Canastra (Minas Gerais)

Trilhas, cachoeiras, a prainha do Rio São Francisco... Tudo isso aguarda a todos de braços abertos para um imenso contato com a natureza e, também, para a apreciação daquele que é o rio mais famoso do país!

Ou seja: além de uma viagem, acaba sendo uma verdadeira aula para as crianças, concorda?

Os mais pacientes também podem praticar a observação de pássaros, sendo esta uma atividade que atrai pessoas do mundo todo. E, claro: para repor as energias, nada melhor do que recorrer à típica comida mineira, amada também pelas crianças.

7. Ilha de Boipeba (Bahia)

E a Bahia volta a aparecer em nossa lista, desta vez tendo a belíssima Ilha de Boipeba como destino perfeito para que o ecoturismo infantil seja praticado.

Aqui, as piscinas naturais são apenas um exemplo de como a natureza é levada a sério e inserida tanto no modo de vida local quanto nos roteiros de quem vem nos visitar. E, lembra do turismo sustentável, mencionado no início deste conteúdo?

Pois, aqui, ele também é prioridade, principalmente por se tratar de um destino que, sendo uma ilha, merece cuidados mais específicos.

Na ilha, todas as idades são bem-vindas

criancas se preparando para tirolesa
Crianças se preparando para tirolesa e arborismo

Por fim, vale reforçar que, de modo geral, Boipeba é aquele tipo de destino que pode ser visitado o ano todo, por pessoas de todas as idades.

Então, não pense duas vezes antes de montar um grupo familiar de viagem, para deixar tudo mais divertido e criar memórias inesquecíveis para os pequenos enquanto estiverem por aqui.

E, claro: conte com a Bahia Terra Turismo para planejar cada detalhe, desde os passeios que serão feitos, até a escolha da hospedagem que esteja preparada para receber famílias e dos locais onde serão feitas as refeições em cada dia da estadia.

Inclusive, depois de saber mais sobre o ecoturismo infantil e saber que ele pode ser praticado aqui, conheça nossas dicas para aproveitar Boipeba com crianças: elas serão muito úteis em seu planejamento. 

16 visualizações0 comentário

Comments


16 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Ecoturismo infantil: benefícios e melhores destinos para visitar

17/06/24

bottom of page