O que levar para fazer trilha: 8 acessórios imprescindíveis

Se você está pensando em fazer uma trilha e não sabe quais são os itens indispensáveis para se jogar nessa aventura, continue lendo e confira todas as nossas dicas sobre o que levar para fazer trilha.

Seja em uma praia, como Boipeba, ou nas montanhas, é fundamental se preparar com antecedência para evitar surpresas desagradáveis no percurso.

Para que tudo ocorra bem, é importante se atentar a cada detalhe e levar os itens necessários de acordo com o tipo de trilha a ser percorrida para garantir a segurança de todos e assim, aproveitar muito bem o trajeto.

Veja a seguir alguns acessórios para trilha que vão tornar a sua experiência bem melhor e livre de riscos.


O que levar para fazer trilha
O que levar para fazer trilha

8 acessórios imprescindíveis para fazer trilha

1. Mochila

O primeiro dos acessórios para trilha que indicamos é uma mochila. O ideal é optar por uma mochila específica para trilha, de preferência impermeável (para não molhar os seus pertences em caso de chuva) e com vários bolsos (para deixar todos os itens bem separados).

Outra sugestão é escolher mochilas com alças acolchoadas que garantem maior conforto e evitam possíveis dores.

Praticamente todos os itens que citaremos nessa lista você precisará levar dentro de uma mochila, por isso esse é um item importante.

2. Kit de primeiros socorros e itens de higiene

Um kit de primeiros socorros de itens de higiene é indispensável para garantir a segurança de qualquer trilheiro.

Dores podem surgir e até mesmo acidentes indesejáveis podem ocorrer, por isso, ter em mãos alguns remédios e curativos é essencial. Além disso, leve itens de higiene para você e não se esqueça de trazer o seu lixo para volta!

Confira alguns itens básicos para levar:

  • Band-aid;

  • gaze;

  • pomada antialérgica;

  • remédio para dor no corpo;

  • antisséptico;

  • papel higiênico;

  • álcool em Gel;

  • lenço umedecido;

  • sacos de lixo.

3. Protetor solar e repelente

Dois itens que precisam estar na sua lista sobre o que levar para fazer trilha é o protetor solar e o repelente. Ambos são importantes para proteger você durante toda a aventura.

Para que você fique protegido dos raios UVA e UVB, é preciso levar com você o protetor solar para aplicar na pele a cada duas horas.

Se estiver na praia, por exemplo, dê preferência para protetores com FPS alto com um fator de 50 ou mais.

A maioria das trilhas são em meio à natureza e insetos podem picar você. Portanto, leve repelente para evitar que eles peguem você durante o trajeto.

4. Garrafa com água

Ao fazer uma atividade física, como uma trilha, é imprescindível que você mantenha uma hidratação constante. Portanto, um item que não pode faltar no seu checklist do que levar para fazer trilha é uma garrafa com água.

A quantidade a ser levada, dependerá do nível da trilha e da quantidade de horas que vai demorar para ser realizada. Sugerimos levar, pelo menos, 1 litro de água congelada, dessa forma ela ficará gelada por mais tempo.

5. Óculos de sol

Certamente você irá fazer uma trilha em um dia com sol e pode ser que a luz solar incomode seus olhos. Portanto, mesmo que o tempo esteja nublado quando sair de casa, leve com você óculos de sol para evitar incômodos e proteger a saúde dos seus olhos.

6. Boné ou chapéu

Mais um item que não pode faltar na sua lista sobre o que levar para fazer trilha é um boné ou chapéu para se proteger do sol.

O nosso rosto é a parte mais sensível aos raios solares, por isso, capriche no protetor solar e use um boné ou chapéu para manter o seu rosto protegido.

7. Lanchinhos leves

Se você for fazer mais de uma hora de trilha é super importante levar lanchinhos leves. Durante a trilha você gastará energia, e em algum momento, a fome vai bater e ninguém gosta de ficar com o estômago roncando, né?! Por isso, leve lanchinhos leves e simples de comer.

Algumas sugestões do que levar são:

  • barrinhas de cereal ou proteína;

  • frutas;

  • biscoitos;

  • paçoquinha;

  • frutas secas;

  • sementes;

  • sanduíches naturais.

Esses alimentos são ideais, pois além de não serem pesados para levar na mochila, não irão te deixar com uma sensação de estufamento depois de comer.

Ah, e não se esqueça de tomar um café da manhã bem reforçado antes de fazer a trilha! Você vai precisar de energia.

8. Lanterna

Se você for realizar a trilha no período noturno ou começar pela madrugada, a lanterna é um dos acessórios para trilhas indispensáveis para iluminar o caminho a ser percorrido.

Não se esqueça de verificar a bateria ou a pilha da sua lanterna antes de sair de casa.


Trilhas na ilha de Boipeba
Trilhas na ilha

Trilhas na ilha de Boipeba - Bahia

Por falar em trilha, você sabia que Boipeba tem várias para fazer? Cada uma tem um nível de dificuldade e, certamente, você encontrará alguma que te agrade.

Confira algumas delas para incluir no seu roteiro de trilhas em Boipeba.

  • Trilha de Moreré até Ponta de Castelhanos: essa trilha possui um nível alto de dificuldade e é indicada para ser realizada com guia, pois é preciso passar por manguezais e você corre o risco de se perder. Mas vale a pena! As paisagens pelo caminho são maravilhosas.

  • Trilha Praia dos Outeiros e Praia das Pedrinhas: essa é uma trilha de nível fácil e se inicia na praia após a Praia da Boca da Barra. Você verá umas escadas que entram na mata no final da praia que é só seguir. Se continuar pela trilha sem entrar na praia das Pedrinhas, você chega à Praia de Tassimirim.

  • Trilha para o Mirante Quebra Cu: mais uma trilha de nível muito fácil para fazer em Boipeba. Você precisará subir cerca de 15 minutos até chegar no topo do mirante para admirar um belo pôr do sol.

  • Trilha Praia da Cueira: para chegar até essa praia você poderá passar pela areia saindo da praia da Boca da Barra se a maré estiver baixa, ou pela trilha que leva a Tassimirim. Depois é só seguir por toda a praia até chegar a Cueira.

  • Trilha para a Praia de Bainema: saindo de Moreré você precisará fazer uma caminhada leve pela areia e continuar por uma trilha com vegetação nativa, coqueiros e árvores frutais e florais, até chegar à paradisíaca praia de Bainema.

Agora você já sabe o que levar para fazer trilha e teve um gostinho sobre as trilhas que pode percorrer para conhecer a Ilha de Boipeba, conheça mais um pouco sobre as melhores trilhas em Boipeba e se maravilhe com esse fabuloso destino.


16 visualizações0 comentário

16 visualizações

0 curtidas

0 comentário

O que levar para fazer trilha: 8 acessórios imprescindíveis

01/06/22