top of page

4 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Calendário Verão 2026 Boipeba: eventos culturais da região

27/01/26

Calendário Verão 2026 Boipeba: eventos culturais da região

  • Foto do escritor: Márcio Torres
    Márcio Torres
  • há 5 horas
  • 4 min de leitura

O calendário de verão em Boipeba marca o período mais animado do ano na ilha, mas também, o mais bonito em se tratando de natureza, já que o sol brilha forte e tudo por lá fica mais colorido. 

Durante os meses de janeiro, fevereiro e março, acontecem diversas festas populares que juntam moradores e turistas em encontros ao ar livre, repletos de música e dança.

O verão também traz mais movimento às ruas, praias e praças com a quantidade de turistas que chegam para aproveitar a época do ano mais ensolarada. 

A seguir, descubra a programação da alta temporada de 2026!

Foto aérea Coqueiral mar cristalino Boipeba
O sol do verão realçando as cores da Ilha de Boipeba

Calendário Verão em Boipeba

O verão é o período com maior concentração de manifestações culturais no ano. É quando a programação local aumenta, reunindo rituais religiosos, cortejos, música e eventos comunitários.

Além disso, é a época mais bela da ilha, com a luz do sol tão intensa que satura o verde da vegetação e o azul esverdeado do mar, criando um cenário paradisíaco.

Junto a isso, o fluxo maior de visitantes também significa dias mais agitados, com praias mais frequentadas, e noites mais animadas, especialmente na Praça Santo Antônio e nas pousadas que oferecem programações noturnas.

Janeiro em Boipeba e região: eventos culturais e religiosos

Janeiro abre o verão em Boipeba com uma sequência de celebrações tradicionais espalhadas pela ilha e pelas comunidades vizinhas, confira:

06 e 07 de janeiro: Festa de Reis

A Festa de Reis é uma data católica e popular na ilha de Boipeba, bem como em todo o Brasil. Acontece sempre no Dia dos Reis, 6 de janeiro, e celebra a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus.

É o encerramento do ciclo Natalino, já que a visita dos reis aconteceu com o intuito de conhecerem Jesus após o seu nascimento. 

A festa leva moradores e visitantes cantando de casa em casa, muitos vestidos a caráter. A música ecoa pelas ruas até chegar na Praça Santo Antônio, onde a celebração ganha ainda mais animação com danças e trocas sinceras.

10 e 11 de janeiro: Reinado de São Benedito

Convento em Cairu
Reinado de São Benedito em frente a Igreja e Convento de Santo Antônio em Cairu - Reprodução / Prefeitura de Cairu

O evento reúne apresentações musicais na praça principal da cidade de Cairu, sede da ilha e do arquipélago-município de mesmo nome. Sua origem data do Brasil colônia, quando os escravizados se vestiam de reis para celebrar o São Benedito, patrono negro da região.

No dia 11, a culminância acontece com a Missa Solene, o Cortejo do Reinado, os Congos, as Cheganças e a Filarmônica Cairuense. 

A festa representa bem o sincretismo religioso da Bahia, já que é uma mescla perfeita do catolicismo com a fé afro-brasileira.

18 e 20 de janeiro: Festa de São Sebastião

Um dos destaques dessa festa é a Romaria Marítima de São Sebastião, que transforma as ruas e o mar de Cova da Onça, uma vila ao sul da ilha de Boipeba, em cenários de fé e devoção. No dia 20, a Missa Festiva celebra o padroeiro da comunidade, o santo que nomeia a data.

A Festa de São Sebastião acontece em Cova da Onça a mais de 400 anos, trazida de Portugal e incorporada na cultura pelas comunidades locais

25 de janeiro: Festa de São Francisco de Assis

A procissão de São Francisco de Assis acontece em Garapuá, povoado localizado na ilha de Tinharé, com procissões, missas, novenas e festividades celebrando o padroeiro dos animais e da natureza com muita música e alegria.

Fevereiro: festas populares e carnaval

O ritmo do verão continua intenso em Boipeba no mês de fevereiro, trazendo uma programação diversa e recheada de manifestações culturais, principalmente festas de carnaval em diversos locais da região.

02 de fevereiro: Festa de Yemanjá

Em Boipeba, a Festa de Yemanjá consiste em rituais simbólicos ligados ao mar e organizados pela comunidade. As oferendas para Yemanjá são entregues no mar da Praia da Boca da Barra e em Moreré durante a procissão marítima, que consiste em lanchas e outros barcos cheios de presentes para a Rainha do Mar. Entre esses objetos, têm flores, espelhos, pentes e outros, para agradar Yemanjá.

A festa também acontece em diversos outros povoados do Arquipélago de Cairu, como Morro de São Paulo, Garapuá e Gamboa.

07 e 08 de fevereiro: Pré-CarnaGamboa

Os primeiros dias do Pré-CarnaGamboa iniciam o clima carnavalesco na Praia da Gamboa, situada na Ilha de Tinharé, preparando os moradores e visitantes para os dias seguintes.

Carnaval Gamboa
Foto aérea do CarnaGamboa - Reprodução / Prefeitura de Cairu

As festas envolvem atrações musicais, ensaios de blocos e festas temáticas.

14 a 17 de fevereiro: CarnaGamboa 

Com minitrio e bloquinhos, o carnaval da Gamboa é animado e acessível, ideal para quem procura diversão e simplicidade. Acontece no povoado Gamboa, localizado ao lado de Morro de São Paulo, na ilha de Tinharé.

14 e 15 de fevereiro: Bloquinho in Morro

Morro de São Paulo organiza blocos que movimentam as ruas e atraem turistas de várias partes do Brasil, como o Na Batida do Morro. Por lá também acontecem festas noturnas em bares da Segunda Praia e próximas à Praça Aureliano Lima.

14 a 17 de fevereiro: Carnaval Cultural de Boipeba 

O Carnaval de Boipeba prioriza expressões culturais e conexão entre a comunidade, reforçando a identidade dos eventos de verão em Boipeba. Acontece primariamente em Velha Boipeba, com desfiles percorrendo as ruas, danças típicas e manifestações tradicionais preenchendo a praça de alegria.

Março em Boipeba: encerramento do verão

Exposição de artesanato em Boipeba
Exposição de artesanato em Boipeba

Em março, o verão possui uma proposta mais cultural e tranquila. A agitação do carnaval acalma e abre espaço para a valorização da arte local, dando visibilidade para empreendedores e artistas de pequeno porte.

19 de março: Dia do Artesão (Boipeba e Morro de São Paulo)

A exposição de artesanato e cultura expõe o trabalho de artistas locais, oferecendo aos visitantes contato direto com técnicas, histórias e produções regionais. 

O evento encerra o calendário de verão para 2026 em Boipeba com estilo, além de proporcionar uma conexão única entre moradores e turistas.

Se o calendário de verão em Boipeba te interessou, confira os melhores passeios em Boipeba e monte um roteiro completo, com experiências que combinam natureza, mar cristalino e momentos inesquecíveis. Confira as opções e comece a planejar sua viagem agora mesmo!

 
 
 

Comentários


bottom of page