top of page

De Boca da Barra até Moreré: saiba como é a caminhada

Não é segredo para ninguém que em Boipeba não entram automóveis, não é mesmo? Com isso, para se locomover na ilha é preciso contar com o auxílio dos transportes disponíveis ou optar por fazer alguns passeios através das caminhadas.

A princípio, para chegar até as praias isso não seria diferente. Em suma, entre um paraíso e outro há muito espaço para a natureza. Então, abaixo iremos falar com exclusividade da caminhada para quem quer ir de Boca da Barra até Moreré.


De fato, a região é muito atrativa para os turistas. Além disso, muitas pessoas realmente ficam em dúvida na hora de escolher a hospedagem entre Velha Boipeba e Moreré. Mas, caso você realmente tenha dado preferência a outras opções, nada te impede de conhecer umas das praias mais bonitas do Brasil.

Afinal, com disposição e espírito aventureiro é possível chegar no local e contemplar a paisagem durante o trajeto.

Dito isso, vamos aprender como é feito essa caminhada de Boca da Barra até Moreré?


Parte da trilha da boca da barra
Parte da trilha da boca da barra até Morere

Trilha de Boca da Barra até Moreré

Além dos passeios de barco e dos transportes exclusivos da ilha, você também pode chegar de Boca da Barra a Moreré a pé.

O primeiro passo para quem quer fazer a aventura é verificar a tábua de marés. Afinal, o percurso se torna mais seguro e tranquilo quando a maré ainda está baixa.

A trilha se inicia no fim da praia do Outeiro, que é a continuação de Boca da Barra, e fica bem próximo a Velha Boipeba.

Ao chegar você verá uma escadaria de pedras que dá início à trilha que levará você à Praia de Tassimirim.

Logo depois de mais algum tempo de caminhada, você chegará à praia de Cueira. No final dela será necessário atravessar o Rio Oritibe. Lembrando que, quanto mais longe do mar, mais raso e estreito o rio estará. Mas, como falamos acima, é muito importante verificar a tábua de marés para certificar-se que tudo ocorrerá tranquilamente.

Após cruzar o rio, começa a trilha para Moreré, você vai andar até chegar a uma trilha de coqueirais, para finalmente acessar a uma porteira que leva para a praia tão aguardada.

A princípio, é impossível estipular um tempo exato de caminhada de Boca da Barra até Moreré. Entretanto, normalmente a maioria das pessoas leva em média 1h30 a 2h30, dependendo do estilo do viajante e as paradinhas que fizer.


Praia Boca da barra
Praia Boca da barra vista de cima

Condições ideais para o passeio

Como mencionamos acima, a primeira condição que deve ser verificada para acessar a trilha é a tábua de marés. Neste caso, quando a maré estiver alta, também é possível chegar até Moreré indo pela ilha por dentro, evitando o caminho próximo às praias.

Mas, é necessário frisar que esse trajeto demanda mais tempo. Além disso, existem outras opções de transportes, como os barcos, tratores e quadriciclos.

Em todo o caso, Moreré é imperdível. Por isso, independente do meio escolhido para acessar a região, vale a pena incluir o passeio no roteiro da viagem.


Caminhada - Praia do Morere
Caminhada - Praia do Morere

Vale a pena ir de boca da barra até Moreré a pé?

Agora que você já sabe como ir de Boca da Barra até Moreré, devemos finalmente falar algumas considerações.

Em primeiro lugar, é preciso mencionar que a caminhada é muito tranquila, sendo importante apenas considerar as condições climáticas e a saúde de forma geral.

Em suma, vale muito a pena ir a pé até a região. Afinal de contas, essa é uma forma de conhecer outras praias durante o percurso, contemplando também a paisagem natural.

Caso você realmente tenha espírito aventureiro, pode ainda ir até Bainema a pé, voltando para o ponto de partida através do trator ou quadriciclo que parte de Moreré, por exemplo.

Enfim, te convidamos a ler o próximo artigo, onde serão mencionadas outras opções de passeios para considerar em seu roteiro. Até a próxima!

511 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

511 visualizações

0 curtidas

0 comentário

De Boca da Barra até Moreré: saiba como é a caminhada

07/03/22

bottom of page