Não é segredo para ninguém que em Boipeba não entram automóveis, não é mesmo? Com isso, para se locomover na ilha é preciso contar com o auxílio de transportes alternativos disponíveis ou optar por fazer alguns passeios através de caminhadas.
E para chegar até as praias da ilha não é diferente, fazendo da locomoção à pé uma das melhores maneiras de se chegar e conhecer todas elas. Portanto, neste artigo falaremos com exclusividade sobre a caminhada entre as lindas praias da Boca da Barra e Moreré, que passa por algumas das paisagens mais bonitas do Brasil!
E este roteiro pode ser realizado independentemente de estar hospedado em Moreré ou na Velha Boipeba, ficando o ponto de partida à sua escolha.
Afinal, com disposição e espírito aventureiro é possível chegar no local e contemplar paisagens incríveis durante o trajeto.
Dito isso, vamos aprender como é feito essa caminhada de Boca da Barra até Moreré?
Trilha de Boca da Barra até Moreré
O primeiro passo para quem quer ir além dos passeios de barco e dos transportes exclusivos da ilha, e caminhar da Boca da Barra a Moreré a pé é verificar a tábua de marés. Afinal, o percurso se torna mais seguro e tranquilo quando a maré ainda está baixa.
A trilha se inicia no fim da praia do Outeiro, que é a continuação da Boca da Barra e fica bem próximo a Velha Boipeba. Ao chegar lá, você verá uma escadaria de pedras que dá início à trilha que leva até a Praia de Tassimirim.
Logo depois de mais algum tempo de caminhada, você chegará à praia de Cueira e no final dela, será necessário atravessar o Rio Oritibe. Lembrando que quanto mais longe do mar, mais raso e estreito o rio estará. Mas, como falamos acima, é muito importante verificar a tábua de marés para certificar-se que tudo ocorrerá tranquilamente.
Após cruzar o rio, começa uma linda trilha em meio a uma fazenda repleta de lindos coqueiros centenários que conduz finalmente a uma das mais lindas praias do Brasil, Moreré.
A princípio, é impossível estipular um tempo exato de caminhada da Boca da Barra até Moreré. Entretanto, a maioria das pessoas leva em média 1h30 a 2h30, dependendo do estilo de caminhada do viajante e das paradinhas que fizer.
Condições ideais para o passeio
Como mencionamos acima, a primeira condição que deve ser verificada para acessar a trilha é a tábua de marés. Neste caso, quando a maré estiver alta, também é possível chegar até Moreré indo por dentro da ilha e suas trilhas de trator e quadriciclo, evitando o caminho próximo às praias.
Mas é necessário frisar que esse trajeto demanda mais tempo. Além disso, existem outras opções de transportes, como os barcos, tratores e quadriciclos.
Em todo o caso, Moreré é imperdível. Por isso, independente do meio escolhido para acessar a região, vale a pena incluir a caminhada pelas praias no roteiro da viagem.
Vale a pena ir de boca da barra até Moreré a pé?
Agora que você já sabe como ir de Boca da Barra até Moreré caminhando, devemos finalmente falar algumas considerações.
Em primeiro lugar, é preciso mencionar que a caminhada é muito tranquila, sendo importante apenas considerar as condições climáticas e a saúde de forma geral.
Em suma, vale muito a pena caminhar pela ilha, afinal de contas, essa é uma forma de conhecer outras praias durante o percurso, contemplando também a paisagem natural.
Caso você realmente tenha espírito aventureiro, pode esticar ainda mais sua caminhada e conhecer Bainema, voltando para o ponto de partida através do trator ou quadriciclo que parte de Moreré, por exemplo.
Enfim, te convidamos a ler o próximo artigo, onde serão mencionadas outras opções de passeios para considerar em seu roteiro. Até a próxima!
Comments