top of page

7 rios de Boipeba que você verá na sua visita

Boipeba é de fato um lugar composto por natureza mágica e encantadora. Além de ser banhada pelo Oceano Atlântico e oferecer praias emolduradas por recifes de corais, piscinas naturais cristalinas e vegetação preservada, a ilha possui uma hidrografia composta de rios, riachos e nascentes que desafiam a lógica geográfica. Como pode uma porção de terra insular tão pequena possuir tanta água doce em seu interior?

De um lado praias paradisíacas, do outro uma contra costa repleta de manguezais, um verdadeiro berçário que reproduz toda a vida marinha necessária para o equilíbrio do seu fantástico ecossistema. Perfeito, não é mesmo?

arco-iris completo no rio da pia
Arco-íris completo no rio da Piã

Um destino maravilhosamente complexo, não à toa a ilha de Boipeba foi eleita a segunda mais bonita da América do Sul, atrás apenas da ilha de Páscoa, no Chile, em uma pesquisa promovida pela TripAdvisor em 2013.

Agora que você já entendeu a sua dimensão, vamos conhecer os cursos d’água que compõem a incrível hidrografia da ilha de Boipeba.

Rios de Boipeba

paisagem rios de boipeba
Paisagem típica dos rios de Boipeba

Além do rio do Inferno e do rio Carvalho, cujas fozes principais se apresentam ao norte e ao sul de Boipeba, separando-a da ilha de Tinharé e do continente respectivamente, outros rios e riachos se apresentam na ilha como artérias e veias, se entrelaçando num labirinto de manguezais de rara beleza, são eles:


  1. Rio do Inferno

  2. Riacho de Tassimirim 

  3. Rio da Piã 

  4. Rio do Oritibe

  5. Rio do Jacaraí (na chegada de Bainema)

  6. Rio do Catú (Ponta dos Castelhanos)

  7. Rio da Barra do Carvalho (Cova da Onça). 



1 - Rio do Inferno

O mais famoso rio da ilha de Boipeba foi batizado pelos portugueses como rio do Inferno. Até então, nenhum documento escrito pelos colonizadores ibéricos que explique a razão do seu nome foi encontrado, mas imagina-se que pelo fato de sua foz ser rasa e perigosa para navegação, não adentrando embarcações de grande porte e calado fundo. 

rio do inferno emboipeba
O temível rio do Inferno

Além disso, todo o curso do rio na contra costa da ilha é raso, recheado de bancos de areia e pedra, principalmente quando a maré baixa.

Some esses fatores à presença dos bravos aimorés, que guerreavam do lado continental, e também dos tupinambás que viviam na ilha, e pode-se imaginar a razão do seu nome de batismo.

O rio do Inferno é o principal da ilha, sendo por ele que os turistas navegam até contornarem a extremidade sul da ilha de São Miguel e chegarem ao Terminal Marítimo de Boipeba.

2 - Riacho de Tassimirim

Trata-se de um riacho que deságua na praia de Tassimirim, e muito provavelmente é oriundo de uma nascente localizada na própria ilha de Boipeba. Sua foz se apresenta pequenina na praia que surge após a trilha de mata no sentido Boca da Barra para a praia da Cueira.

3 - Rio da Piã

rio da pia foz do rio do inferno em boipeba
De baixo pra cima: rios da Piã e do Inferno, ilha de Tinharé à esquerda e a ilha de Boipeba à direita

O rio da Piã é o que segue o curso do Terminal Marítimo de Boipeba sentido interior da ilha e faz dueto com o rio do Inferno, contornando por inteiro a pequena e vizinha ilha de São Miguel. É por ele que acontecem os passeios de caiaque ou SUP pelos manguezais de Boipeba e o passeio de canoa tupinambá que adentra em pequenos braços do rio observando a rica biodiversidade dos mangues. É também no rio da Piã onde ocorre o fenômeno da bioluminescência, quando pequenos organismos vivos produzem uma luz fria nas águas do rio.

4 - Rio Oritibe

rio oritibe praia da cueira boipeba
O lindíssimo rio Oritibe na praia da Cueira

A foz do rio Oritibe é uma das mais belas de todo o arquipélago de Cairu e se dá na extremidade sul da praia da Cueira. Na mesma paisagem se encontram a ponta de coqueiros da Cueira, manguezais que fazem parte do curso do rio para o interior da ilha e o morro de coqueiros e rochas vulcânicas que segue emoldurando o mar até a praia de Moreré

Sem dúvida, um dos lugares mais bonitos da ilha de Boipeba, onde funcionam pequenas barraquinhas de nativos que servem bebidas e petiscos de frutos do mar. Na maré cheia, o mar adentra no rio esverdeando suas águas, tornando o cenário ainda mais espetacular.

5 - Rio do Jacaraí

rio do jacarai mapa google earth
Rio do Jacaraí pelo mapa do Google Earth

Chegando à praia de Bainema pela trilha de fazenda a partir de Moreré, você vai se deparar com a foz do rio do Jacaraí, onde se encontra uma pontezinha por onde atravessam os pedestres para a praia. Olhando pelo Google Earth, o riozinho se perde na imensidão da Mata Atlântica, mas provavelmente sua origem também se dê de mais uma nascente da ilha. 

6 - Rio Catu

foz rio catu e praia ponta dos castelhanos
Paisagem surreal composta pela foz do rio Catu e praia da Ponta dos Castelhanos

O rio Catu é o terceiro maior da ilha de Boipeba e sua foz acontece na incrível praia da Ponta dos Castelhanos. Trata-se de um rio que adentra profundamente no interior da ilha, afilando a um ponto onde some em meio à vegetação. A paisagem formada pelo complexo geográfico que contém a praia da Ponta dos Castelhanos e a foz do rio Catu é um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro.

7 - Rio do Carvalho

O local onde o rio do Carvalho encontra a sua foz é conhecido como Barra do Carvalho, que por sua vez se encontra ao sul da ilha de Boipeba, separando-a do continente. Pode ser acessado pelo povoado de Cova da Onça, que fica frente a frente com a Barra do Carvalho. 

O Blog da Ilha

Curtiu este post? Se sim, saiba que no Blog da Ilha há muito mais! São centenas de artigos como este já publicados e dezenas de textos escritos e atualizados mensalmente, com tudo o que você precisa saber sobre Boipeba antes de elaborar seu roteiro de viagem. Nele você encontra informações sobre a história da ilha, a cultura com suas festas tradicionais e religiosas, onde comer, como chegar, o que fazer, as melhores praias e passeios, enfim, todas as informações estão disponíveis para você aproveitar ao máximo um dos lugares mais incríveis do Brasil.

A Bahia Terra Turismo

Somos uma agência nascida na ilha de Boipeba e prestamos serviços turísticos em todo o Estado da Bahia. Desde 2006, levamos milhares de turistas anualmente aos mais diversos destinos baianos, sempre primando por conforto e segurança.

Conheça Boipeba com a Bahia Terra Turismo!

20 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

20 visualizações

0 curtidas

0 comentário

7 rios de Boipeba que você verá na sua visita

16/01/24

bottom of page