top of page

Rio Oritibe: 3 cuidados que vc deve ter ao atravessá-lo

A foz do pequeno rio Oritibe é um cantinho especial da ilha de Boipeba. Ela fica na praia da Cueira, mais especificamente em sua extremidade sul.

Atravessá-lo é uma constante para os turistas que vão lá, tanto quando estão a caminho da belíssima praia de Moreré, quanto para explorar a linda prainha que existe do outro lado. Ela possui cenário cinematográfico, com morro e coqueiros debruçados sobre o mar e natureza praticamente intocada, transmitindo uma sensação de paraíso perdido.

Mas o que você precisa saber é que o Oritibe é um rio na maré baixa e outro na maré cheia, momento em que oferece alguns perigos aos que não o conhecem. Assim sendo, leia com atenção as dicas sobre os cuidados necessários para atravessá-lo, que disponibilizamos logo abaixo:

1 - Travessia na maré baixa no Rio Oritibe

Essa dica é praticamente uma constante para todas as fozes de rios em que é possível atravessar caminhando pelas praias do nordeste brasileiro. A maré baixa é o momento em que o nível do mar possui menos volume, fazendo grande diferença nas travessias.

Quanto ao rio Oritibe, é possível atravessá-lo na maré baixa pela praia mesmo, quando ele se torna um riachinho inofensivo.

2 - Travessia de barco na maré cheia

Algumas marés do ano possuem grande volume de água nas cheias, é o caso dos períodos de Lua Cheia e Lua Nova. O rio Oritibe pode se tornar profundo nessas épocas, passando da altura da cabeça de uma pessoa.

O ideal é utilizar o serviço de pequenos barquinhos de pescadores que costumam ficar na praia atravessando as pessoas de um lado para o outro a um preço irrisório. Mais segurança, mais conforto, e você chegará do outro lado sem se molhar ou colocar em risco seus pertences.

3 - Travessia caminhando ou a nado na maré cheia

Se não houver barco e realmente você precisar realizar a travessia na maré cheia, saiba que é muito arriscado fazê-la com crianças, mulheres grávidas ou idosos. É importante também que saiba nadar, caso a profundidade do rio esteja acima da sua cabeça.

Neste caso, o ideal é atravessá-lo na parte da praia, onde o fundo é de areia. Caso queira seguir pela parte mais estreita do rio e que fica mais adentro e à direita da praia, é importante que saiba da existência de pedras recheadas de ostras cortantes, sendo necessário utilizar calçados adequados.

Caminhar pelas praias de Boipeba

É uma das melhores atividades a se realizar na ilha, já que a variedade de cenários oferecidos por uma geografia amplamente recortada e de natureza preservada, oportuniza aos visitantes momentos mágicos e inesquecíveis.

Em lugares como Boipeba, caminhar pelas praias é quase que uma obrigação para os que têm saúde para isso. Mas lembre sempre de fazê-lo na maré baixa, existem trechos em que só é possível passar caminhando nesse momento da maré. Aproveite!

Quer saber mais sobre a ilha de Boipeba? O Blog da Ilha possui diversos artigos e é atualizado com dezenas de textos mensalmente, tudo o que você precisa para organizar os detalhes da sua viagem a este paraíso baiano.

Conheça também os diversos passeios que existem na ilha de Boipeba, e se tiver dúvidas, fale com um dos nossos colaboradores no WhatsApp da Central de Reservas Bahia Terra Turismo.

138 visualizações0 comentário

Comments


138 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Rio Oritibe: 3 cuidados que vc deve ter ao atravessá-lo

03/10/23

bottom of page