top of page

6 tipos de moqueca que você pode desfrutar em Boipeba

A fusão das três culturas que originaram os atuais boipebanos deixou um legado extraordinário no campo da gastronomia, principalmente dos africanos escravizados e dos tupinambás que viviam na ilha antes da chegada dos portugueses.

São temperos, frutas, verduras, frutos do mar e um modo genuíno de preparar os alimentos, originando alguns dos pratos mais famosos da ilha, a exemplo das moquecas, que misturam azeite de dendê com manteiga, leite de coco e frutos do mar que a ilha oferece fartamente.

Boipeba possui alguns restaurantes premiados e conhecidos internacionalmente. Quer saber os tipos de moqueca que são servidas por lá e onde comê-las com excelência? Continue conosco e descubra os sabores da ilha!

Conheça abaixo os tipos de moqueca em Boipeba

  • Moqueca de polvo

  • Moqueca de camarão

  • Moqueca de camarão com banana da terra

  • Moqueca de aratu

  • Moqueca de siri

  • Moqueca de banana da terra

  • Outros pratos famosos da ilha

  • O Blog da Ilha

Moqueca de polvo

O polvo é um molusco que para ficar saboroso precisa ser bem preparado. O mais comum é ver pessoas reclamando que sua carne é borrachuda, mas isso depende da forma como é preparado.

O Varanda Cantina e Restaurante faz uma moqueca de polvo de virar os olhos, com todos os ingredientes muito bem dosados, e o mais importante: a carne do polvo macia e com textura maravilhosa!

Moqueca de camarão

A moqueca mais famosa da Bahia também é cultuada magnificamente na ilha de Boipeba. A região da Costa do Dendê é rica nesse pequeno crustáceo, seja o camarão de água doce, seja o marinho, oferecendo camarões de todo tipo e tamanhos.

Além de diversos pratos genuínos à base de lagosta, o Restaurante Guido da Lagosta, localizado na praia da Cueira, também serve uma maravilhosa moqueca de camarão. O detalhe são os ingredientes bem típicos de Boipeba que dão sabor único aos frutos do mar!

Outro lugar que serve uma deliciosa moqueca de camarão é o Restaurante Jorge Som, com ótimo custo-benefício e opção de jantar, já que o restaurante funciona à noite.

Moqueca de camarão com banana da terra

A presença da banana da terra na moqueca é algo típico da ilha, que a utiliza em diversos pratos e receitas como faziam os ancestrais tupinambás. A moqueca de camarão com banana da terra é uma verdadeira iguaria, prato de sabor extremamente exótico e delicioso.

O Restaurante Brisa Mar é especialista nesse prato maravilhoso e único de Boipeba, e o melhor, na beira da belíssima praia de Moreré.

Moqueca de Aratu

O aratu vermelho é um crustáceo típico do manguezal e possui sabor muito especial. Em Boipeba os aratus são catados, quando separam a carne das casca, e o filé é utilizado para a produção da moqueca. Um manjar dos deuses!

O Restaurante Jorge Som costuma servir uma excelente moqueca de aratu, que é possível de ser encontrada também em outros restaurantes da ilha.

Moqueca de siri

O siri é mais um crustáceo muito comum na ilha de Boipeba, tanto o que vive em água doce como o que é encontrado no mar. Assim como o aratu, sua carne é catada e separada da casca, para então ser utilizada na produção de diversos pratos, dentre eles a moqueca.

Um ótimo lugar para comer a moqueca de siri em Boipeba é o Restaurante Toca do Lobo na praia da Boca da Barra, que possui uma das melhores infraestruturas da ilha, além de cardápio variadíssimo de pratos e bebidas.

Moqueca de banana da terra

É uma ótima opção para os veganos apreciarem os maravilhosos temperos da ilha. A moqueca de banana da terra não leva proteína animal alguma, somente os temperos de origem vegetal e a própria banana da terra bem madurinha.

Em geral, os restaurantes que costumam preparar moquecas de frutos do mar com banana da terra podem retirar os frutos do mar da receita. Uma sugestão é o Restaurante Guido da Lagosta, pela larga experiência em utilizar a banana em quase todos os pratos do seu cardápio.

Outros pratos famosos da ilha

A moqueca é apenas uma maneira de comer os deliciosos frutos do mar abundantes em Boipeba, mas existem outras formas, vamos conhecê-las?

Mariscada grelhada

Pense num prato saboroso que reúne uma ampla variedade de mariscos como o sururu, a ostra e a lambreta, temperos verdes, azeite de oliva e tudo isso grelhado na chapa! O já citado Restaurante Toca do Lobo é especialista em frutos do mar grelhados, confira!

Lagosta no Mel

Imagine a maravilhosa lagosta servida em molho agridoce à base de mel, alimento muito consumido pelos tupinambás, ancestrais da ilha. Como seu nome já diz, o Restaurante Guido da Lagosta é especialista em lagostas, e o único na ilha a servir esse prato genuíno!

Peixe grelhado ou fritos com farofa

Comer um peixinho grelhado ou frito na beira da praia é um espetáculo, não é mesmo? Em Boipeba qualquer restaurante à beira mar serve peixes grelhados ou fritos, com uma farofinha de manteiga especial.

O polvo à vinagrete ou alho e óleo

Essa maravilha da culinária boipebana só é encontrada em um lugar: na Barraca Tassimirim, localizada na praia do mesmo nome. Ainda há um outro grande diferencial além da exclusividade no prato, por lá tudo é feito em fogão à lenha!

O Blog da Ilha

Escrever sobre a ilha de Boipeba é nossa preferência, fazemos com o amor que um filho tem pela sua terra natal! O Blog da Ilha é o mais completo do mundo em se tratando de Boipeba, possui centenas de textos já publicados e são postados dezenas de artigos como este mensalmente, sempre com o intuito de informar sobre o que existe de melhor na ilha.

Se você quer realmente saber detalhes sobre Boipeba antes de organizar sua viagem, continue conosco e aproveite cada palavra! O grande desafio será segurar a ansiedade de chegar logo no paraíso!

A Bahia Terra Turismo

Somos uma agência nativa da ilha de Boipeba e por isso falamos com tanta propriedade sobre esse lugar mágico e encantador! Quer saber a melhor maneira de como chegar na ilha? Fique conosco! Quer saber sobre o que fazer por lá? Continue por aqui!

Conheça Boipeba com a Bahia Terra Turismo!

148 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


148 visualizações

0 curtidas

0 comentário

6 tipos de moqueca que você pode desfrutar em Boipeba

03/10/23

bottom of page