top of page

Rio da Piã em Boipeba: confira algumas atividades de lazer

O rio da Piã em Boipeba é um dos afluentes do rio do Inferno, um braço de mar repleto de bancos de areia, água salobra e belíssimos manguezais. Já a algum tempo o rio da Piã tem sido utilizado para passeios de barco, canoa tupinambá, caiaque e SUP, maneiras incríveis de explorar suas paisagens, biodiversidade e tranquilidade.

Lembrando que o rio possui esse nome em função dos muitos bancos de areia que aparecem na maré baixa, sendo portanto a maré cheia o melhor momento para os passeios.

Passeios no Rio da Piã em Boipeba

Passeio de canoa tupinambá

O passeio de canoa tupinambá em Boipeba tem muita alma e resgata a navegação dos habitantes originários da ilha, o povo tupinambá. A canoa utilizada é esculpida em um tronco só de árvores como o vinhático, por exemplo.

O guia é nativo da ilha e profundo conhecedor das veredas e manguezais do rio da Piã. Com agilidade e destreza leva os turistas aos mais belos recantos de manguezais da ilha de Boipeba.

Três tipos de mangue são encontrados na região, o branco, de vegetação rasteira, o vermelho, com raízes altas, e a Siriba, com galhos longos e grossos como se fossem árvores.

Pouco a pouco a biodiversidade vai aparecendo, com aratus vermelhos, mariscos, ostras, siris, caranguejos, guaiamuns e muitos pássaros, que fazem verdadeiras revoadas ao final das tardes. O silêncio e a paz da natureza dão a tônica da viagem, uma verdadeira imersão nesta tradição ancestral.

Passeio de caiaque ou SUP manguezais

Outra maneira gostosa de curtir o rio da Piã é partir num passeio à remo, com caiaque ou prancha de Stand Up Paddle, à sua escolha. É uma verdadeira aventura ecológica mergulhada nos manguezais de Boipeba.

O passeio de caiaque ou SUP manguezais ainda oportuniza banhos maravilhosos em prainhas intocadas, sendo guiado por um oceanógrafo e permitindo um entendimento mais amplo acerca da vida presente.

Passeio caiaque ou SUP pôr do sol

O grande diferencial dessa modalidade de passeio é o pôr do sol e todo o colorido que ele proporciona, transformando completamente o ambiente do rio Piã. Suas águas negras se tornam espelhos dourados magníficos e a paisagem surreal.

O passeio caiaque ou SUP pôr do sol é simplesmente encantador!

Passeio caiaque noturno com bioluminescência

Adrenalina é a palavra de ordem nesse passeio que explora o rio da Piã à noite! Com tempo bom e lua grande é incrível, mas também sem lua, quando as estrelas se tornam mais explícitas no firmamento.

O passeio caiaque noturno também oportuniza visualizar a bioluminescência, fenômeno causado pelo fitoplâncton na água do rio, um espetáculo que acontece em poucos lugares do mundo.

O Blog da Ilha

Curtiu este artigo? Pois saiba que no Blog da Ilha tem muito mais! São dezenas de textos publicados mensalmente, com todas as informações que você precisa saber sobre a ilha de Boipeba antes de organizar sua viagem, confira!

Conheça a ilha de Boipeba com a Bahia Terra Turismo, desde 2006 levamos milhares de turistas aos mais diversos destinos baianos, sempre primando por conforto, segurança e pontualidade!

5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

5 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Rio da Piã em Boipeba: confira algumas atividades de lazer

03/10/23

bottom of page