top of page

Manguezais em Boipeba: mais uma experiência na ilha

A região do Baixo Sul da Bahia é em grande parte composta por manguezais, sendo um dos maiores celeiros desse ecossistema no Brasil. E aí estão incluídos o Arquipélago de Cairu e suas 26 ilhas, dentre elas Cairu, Boipeba e Tinharé, além da grande Baía de Camamu na Península de Maraú.

Em Boipeba, os manguezais se fazem presentes nas praias banhadas pelo Oceano Atlântico, principalmente nas fozes de rios e riachos, mas é a partir do povoado de Cova da Onça e em toda a sua contra costa que os mangues se evidenciam em maior escala.

A praia da Boca da Barra é o principal ponto de partida para quem quer conhecer as maravilhas dos manguezais boipebanos, já que é nela que está a foz do rio do Inferno. É o principal rio da ilha e recebe diversos afluentes, verdadeiros corredores de manguezais que proporcionam experiências inesquecíveis aos que vão ao seu encontro.

Passeios nos manguezais em Boipeba

Os passeios pelos manguezais em Boipeba são incríveis e proporcionam momentos de rara beleza, como o colorido da biodiversidade e dos espelhos d’água, principalmente nos finais de tarde, quando o pôr do sol apresenta uma explosão de cores e o céu dourado colore as águas do rio.

  • Passeio de caiaque ou SUP manguezais - você escolhe se quer remar em caiaque ou numa prancha de Stand Up Paddle. O passeio é guiado por um oceanógrafo, que explica sobre a biodiversidade existente no mangue.

  • Passeio caiaque ou SUP pôr do sol - da mesma maneira, você escolhe o equipamento, mergulhando pelos túneis de mangue dourados pelo magnífico pôr do sol de Boipeba. O passeio, que também é guiado por oceanógrafo, ainda realiza paradas em prainhas de areia no rio, proporcionando banhos maravilhosos e momentos de integração únicos em meio à natureza.

  • Passeio de caiaque noturno com bioluminescência - uma experiência incrível visitar os mangues à noite e admirar o fenômeno da bioluminescência nas águas dos rios. O passeio também é guiado por oceanógrafo.

  • Passeio de canoa nos manguezais - adentrar nos mangues à bordo de uma canoa tradicional tupinambá é uma experiência ancestral! O passeio é guiado por remadores nativos da ilha de Boipeba, que levam grupos para locais onde os mangues são banhados por águas cristalinas, já pensou?.

Outros passeios

A ilha de Boipeba é um destino que merece ser visitado muitas vezes, e isso em função da grande amplitude de opções de passeios e lugares encantadores. Dificilmente você conseguirá explorar toda a ilha numa única viagem. Para outras dicas de passeios e o que fazer na ilha, clique aqui!

Quer saber tudo sobre Boipeba?

O Blog da Ilha é o mais completo sobre a ilha de Boipeba no Brasil, são dezenas de textos publicados mensalmente, acumulando um vasto conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre esse destino maravilhoso, e que também te auxiliarão na organização da sua próxima viagem, continue conosco!

115 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


115 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Manguezais em Boipeba: mais uma experiência na ilha

05/10/23

bottom of page