top of page

Como chegar na Ponta dos Castelhanos em Boipeba?

Boipeba é um destino extraordinário, uma ilha composta por geografia recortada e praias deslumbrantes, com morros, Mata Atlântica, belos coqueirais, águas calmas, fozes de rios e riachos, e muitas piscinas naturais com as águas mais cristalinas do litoral baiano.

Todo esse cenário guarda praias preservadas em função de ainda fazerem parte de fazendas de coqueiros. A Ponta dos Castelhanos é uma das praias mais bonitas do Brasil, sem dúvida alguma, um reduto de belezas naturais sensíveis, composto por uma diversidade incrível de paisagens.

Por lá você encontrará a foz do rio Catu, coqueirais e resquícios de Mata Atlântica, pequenas ilhas de mangue no meio do mar, além de águas azul-esverdeadas e muitas piscinas naturais incríveis que se formam na maré baixa. Então se você vai para Boipeba, não deixe de conhecê-la, abaixo descubra como chegar na Ponta dos Castelhanos!

Listamos maneiras de como chegar na praia da Ponta dos Castelhanos a partir da vila Velha Boipeba

  • Caminhando pelas praias

  • De trator até Moreré e caminhando

  • De trator até Cova da Onça e caminhando

  • De quadriciclo até Moreré e caminhando

  • De quadriciclo até a Ponta dos Castelhanos

  • Passeio de lancha com mergulho

  • Passeio de lancha Ponta dos Castelhanos

  • O Blog da Ilha

  • Conheça Boipeba com a Bahia Terra Turismo

Caminhando pelas praias

Essa dica é para os que curtem trilhas e caminhadas longas. Trata-se de uma das trilhas praianas mais bonitas do Brasil, apresentando uma infinidade de paisagens incríveis.

Chegar à Ponta dos Castelhanos caminhando a partir da praia da Boca da Barra em Boipeba é a maneira mais completa de conhecer todas as praias da ilha: praias do Outeiro, Tassimirim, Cueira, Moreré, Bainema e a Ponta dos Castelhanos.

Mas lembre-se de fazer contato com algum guia nativo para a caminhada no manguezal a partir do Pontal de Bainema, o que inclui também uma canoa para a travessia do rio Catu até a Ponta dos Castelhanos.

A caminhada pelas praias é de aproximadamente 14 km e se você não quiser retornar caminhando, poderá combinar com um quadriciclo para te buscar em horário combinado. Procure caminhar na maré baixa, alguns trechos ficam inviáveis na maré cheia. Assista ao vídeo Desafio Boipeba e conheça mais sobre essa linda trilha!

De trator até Moreré e caminhando

Será necessário se deslocar até o ponto de trator em Boipeba e seguir em um deles até a vila de Moreré, onde terá início a caminhada.

Essa opção lhe economizará aproximadamente 7 km, mas lembre-se que também significa deixar de conhecer todo esse percurso economizado. O guia para a travessia entre Bainema e a Ponta dos Castelhanos também será necessário aqui. Para saber mais sobre a caminhada entre Moreré e a Ponta dos Castelhanos, clique aqui!

De trator até Cova da Onça e caminhando

A grande vantagem em ir de trator até Cova da Onça e seguir caminhando por trilha até a Ponta dos Castelhanos é que não precisará de guia, nem mesmo de canoa. Ao chegar em Cova da Onça, é só pedir informação para alguém da comunidade sobre onde inicia a trilha para a Ponta dos Castelhanos, que possui aproximadamente 7 km de extensão.

Essa é a forma mais econômica para chegar na Ponta dos Castelhanos, já que poderá retornar pelo mesmo caminho utilizando o trator mais uma vez, o veículo mais barato da ilha.

De quadriciclo até Moreré e caminhando

É o mesmo percurso que indicamos acima com o uso do trator até Moreré. A diferença é que o quadriciclo encurta bastante o tempo de viagem, já que basta chegar no ponto, sentar no quadriciclo e sair. Com o trator, é preciso esperar pela lotação mínima, e isso pode demorar bastante a depender do fluxo de turistas e do período do ano.

De quadriciclo até a Ponta dos Castelhanos

Essa é a opção ideal para quem não curte caminhar muito ou para quem não pode por alguma razão de saúde. Com o quadriciclo, você poderá escolher entre fazer os passeios, com roteiros pré-definidos, ou o simples transporte de ida e volta para a Ponta dos Castelhanos, te oportunizando mais tempo de permanência nessa praia que é a mais exótica de Boipeba.

Passeio de lancha com mergulho

Esse roteiro é específico para quem está a fim de um mergulho em Boipeba, ou mesmo fazer o “batismo”. A lancha sai da praia de Moreré, sendo o passeio ideal para quem está hospedado por lá! Saiba mais sobre o passeio de lancha com mergulho para a Ponta dos Castelhanos, clicando aqui!

Passeio de lancha Ponta dos Castelhanos

Agora, se você busca um passeio relaxante e sem esforço algum, avistando todas as praias da ilha, parando nas fantásticas piscinas naturais de Moreré para banho e mergulho entre peixinhos coloridos, e uma chegada triunfal na praia da Ponta dos Castelhanos, essa é a melhor opção!

Você poderá curtir com calma nas barraquinhas de madeira e palha que estão instaladas na foz do rio Catu e que servem maravilhosos pastéis de frutos do mar, como lagosta, aratu, siri, dentre outros. Elas também servem bebidas e drinks famosos de frutas tropicais da região, como o cacau e a mangaba, por exemplo.

O longo tempo de permanência na praia da Ponta dos Castelhanos também permite que você possa fazer uma caminhada lindíssima por toda a sua extensão, descobrindo piscinas naturais maravilhosas e exclusivas, que se formam na maré baixa. Clique aqui e saiba tudo sobre esse passeio!

O Blog da Ilha

Curtiu este artigo? Pois então continue conosco, o Blog da Ilha é o mais completo sobre a Boipeba e é escrito por quem realmente conhece e vive o dia a dia da ilha. São dezenas de textos como este publicados mensalmente com o objetivo de lhe informar sobre tudo o que você precisa saber para organizar sua viagem.

Conheça Boipeba com a Bahia Terra Turismo

Somos uma agência nativa da ilha de Boipeba e atuamos em todo o território do estado da Bahia. Desde 2006, levamos milhares de turistas aos mais diversos destinos baianos, incluindo Boipeba e Morro de São Paulo. Portanto, conheça Boipeba como uma agência especialista!


384 visualizações0 comentário

Comments


384 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Como chegar na Ponta dos Castelhanos em Boipeba?

05/10/23

bottom of page