top of page

Piscinas naturais de Castelhanos: confira esse paraíso

Existe um lugar na Bahia que nos lembra as descrições eclesiásticas medievais do Jardim do Éden, que ainda guarda grande parte do maior tesouro da humanidade, a sua essência natural, sua natureza. Esse lugar misterioso, a começar pelo seu nome Ponta dos Castelhanos, possui uma sensibilidade e delicadeza como poucos no mundo.

Dentre tantos detalhes belíssimos que poderíamos narrar sobre a Ponta dos Castelhanos, vamos focar neste artigo nas suas encantadoras e pouco conhecidas piscinas naturais. Elas se formam na maré de vazante, nos baixios ao sul da ilha de Boipeba, os mesmos arrecifes que causaram a 01 de maio de 1535, o naufrágio da nau castelhana Madre de Dios, hoje encantam os que se aventuram por lá.

Localização e características das piscinas naturais na Ponta dos Castelhanos

Como já dito, elas se formam exatamente na extremidade sul da ilha de Boipeba, na ponta da praia que ficou famosa pelo naufrágio castelhano. A praia inteira é protegida por uma longa bancada de corais, uma verdadeira lagoa de águas cristalinas, que na maré baixa revela um belíssimo degradê entre os tons de azul e verde.

Como chegar até as piscinas

Primeiro precisamos pensar sobre como chegar à praia da Ponta dos Castelhanos, a mais isolada da ilha de Boipeba, e depois às suas piscinas naturais. Elencamos aqui algumas possibilidades:

  • Caminhando pelas praias - Se você é um tipo de pessoa aventureira e acostumada a longas caminhadas, essa é uma ótima alternativa. E se souber nadar bem e estiver acostumado a fazer mergulhos livres com snorkel, levando seu próprio equipamento, poderá acessar as piscinas mergulhando a partir da praia.

  • Mergulho com cilindro - Existe em Boipeba um fantástico passeio de lancha, que une mergulho de cilindro com permanência livre na praia dos Castelhanos, além de ser também uma maneira super prática de chegar lá e aproveitar o paraíso por um dia inteiro.

  • Passeio de lancha “volta à ilha” - Nesta opção, você conhecerá a ilha inteira num único dia, incluindo a praia dos Castelhanos e suas piscinas naturais.

  • Passeio de Quadriciclo - Aqui você encontra duas opções: fazer o passeio seguindo um dos roteiros oferecidos ou combinar que te levem direto ao paraíso numa viagem rápida que te proporcionará ficar mais tempo por lá.

Combine direitinho o horário do retorno e o quadriciclo estará lá te aguardando no local combinado. Mas lembre-se: precisa levar seu equipamento de mergulho pois não encontra por lá. Será necessário também que domine a atividade do mergulho livre para ir mergulhando até as piscinas naturais, que ficam a aproximadamente 400 metros da praia.

Desvende Boipeba com a Bahia Terra Turismo

Tudo o que você precisa saber sobre a ilha de Boipeba está acessível diretamente neste site. O blog possui uma grande diversidade de artigos que vão te ajudar a entender sobre a história, cultura e geografia da ilha e seus lugares mais bonitos a serem visitados. Além disso, indicam e dão dicas muito especiais sobre como organizar e planejar sua viagem.

Somos uma agência nascida na ilha de Boipeba, e oferecemos o que conhecemos com profundidade. Aqui também você poderá conhecer todas as formas que existem de chegar na ilha além do que fazer e os melhores passeios que existem por lá.

241 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

241 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Piscinas naturais de Castelhanos: confira esse paraíso

19/05/23

bottom of page