top of page

5 melhores lugares para mergulhar no Brasil

Se você é praticante do turismo sustentável, provavelmente não abre mão de atividades que te coloquem em contato com a natureza, como o mergulho. Conhecer os melhores lugares para mergulhar no Brasil, por sinal, é uma ótima iniciativa para desbravar alguns destinos brasileiros sem deixar a sustentabilidade de lado.

Continue a leitura até o final para saber onde poderá ser seu próximo mergulho e, claro, sua próxima viagem.

Mergulhos, e destinos, para todos os gostos

Antes de listarmos os melhores lugares para mergulhar no Brasil, vale a pena reforçar que nosso país de fato é repleto de locais nos quais se pode praticar todos os tipos de mergulho.

Aliás: você sabia que existe mais de um tipo de mergulho?

Veja, abaixo, quais são eles:

Mergulho com snorkel

Integrante de uma categoria chamada de mergulho livre, o mergulho com snorkel é aquele no qual o praticante se mantém praticamente na superfície, usando uma espécie de tudo para respirar.

Nesta prática, também é comum o uso de uma máscara nos olhos, e nadadeiras.

Mergulho em apneia

Também considerado um mergulho livre, o mergulho em apneia dispensa o uso de qualquer equipamento.

O único “item”, indispensável, é o pulmão cheio de ar. É só nadar pela superfície, prendendo a respiração enquanto observa as belezas abaixo de você, e pronto: você já estará praticando o mergulho em apneia.

Mergulho profissional

O mergulho profissional é voltado para pessoas que contam com ampla experiência mergulhando.

Os pontos de mergulho, nesse caso, envolvem águas profundas, uma vez que os profissionais mergulham para realizarem pesquisas e outros trabalhos específicos.

Mergulho autônomo

Por fim, há o mergulho autônomo, quase se assemelha ao mergulho profissional.

Afinal, ele também exige o uso de equipamentos mais robustos, como cilindro de ar e manômetro. O diferente, porém, está no fato de que o mergulhador autônomo não desce até grandes profundidades, embora possa explorar naufrágios e cavernas.


Melhores lugares para mergulhar
Melhores lugares para mergulhar

Os melhores lugares para mergulhar no Brasil

Agora, vamos à lista dos melhores lugares nos quais você pode mergulhar, sem sair do Brasil:

1. Petrolândia (Pernambuco)

Apelidada de Atlântida Brasileira, a cidade de Petrolândia atrai mergulhadores justamente por ter parte de seu território debaixo d’água.

Ali você viverá a experiência única de visitar uma cidade submersa, podendo ver construções diversas, como igrejas e a própria usina que foi inundada no final da década de 1980.

De fato, um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil, e também um dos mais surpreendentes.

2. Abrolhos (Bahia)

Abrolhos é, na verdade, um arquipélago: e é ao redor de suas 5 ilhas que os mergulhadores buscam se aventurar, seja para apreciar naufrágios ou mesmo ver de perto a fauna e a flora marinha.

Nesse último quesito, o local se destaca por atrair baleias Jubarte, que podem ser observadas pelos amantes do mergulho, e também por ser o único local do Brasil a abrigar os chamados Chapeirões.

Imagine mergulhar ao lado de uma imensa coluna de corais ou mesmo entrar em uma dessas estruturas e se sentir em outro planeta... É essa a experiência que os Chapeirões proporcionam!

3. Ilhabela (São Paulo)

Ilhabela, no litoral de São Paulo, chama a atenção por sua beleza única. Mas poucas pessoas sabem que, debaixo daquelas águas, o espetáculo visual continua.

A flora marítima, e principalmente a fauna, são exuberantes, uma vez que a preservação das espécies é levada a sério pelos locais. E, além de se cercar de peixes de todos os tipos, quem mergulha ali também pode apreciar inúmeras embarcações naufragadas.

4. Arraial do Cabo (Rio de Janeiro)

Quem nunca ouviu falar das águas azuis e transparentes de Arraial do Cabo, não é mesmo?

E é debaixo dessas águas que se encontram parte dos atrativos locais. Atrativos, porém, que só são conhecidos por quem mergulha. E são os mergulhadores, também, que têm mais chance de avistar baleias e outros animais, até mesmo pinguins, que passam por ali durante alguns meses.

5. Ilha de Boipeba (Bahia)

Também no Estado da Bahia, assim como Abrolhos, a Ilha de Boipeba se destaca entre os melhores lugares para mergulhar no Brasil, por conta de sua biodiversidade marinha e outros atrativos que os mergulhadores buscam.

Aqui, também é possível praticar mais de um tipo de mergulho, e viver experiências subaquáticas que ficarão em sua memória para sempre.

Saiba mais detalhes desse fabuloso destino no tópico a seguir.


Mergulho com snorkel na Ilha de Boipeba
Mergulho com snorkel na Ilha de Boipeba

Boipeba, um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil

Você ainda não tem experiência mergulhando com equipamentos, mas gostaria de mergulhar com cilindro? Pois aqui, na Ilha de Boipeba, encontrará instrutores capacitados, para fazer um mergulho de batismo.

Já possui experiência, e quer se aventurar em nossas águas?

Pois saiba que viverá algo realmente incrível: a fauna e a flora locais não decepcionam e, para os que não abrem mão de conhecer naufrágios, temos o surpreendente Madre de Dios à espera, na Ponta dos Castelhanos.

Você prefere algo mais calmo, seja por escolher viajar com crianças, ou mesmo por querer ficar mais próximo da superfície?

Boipeba é a escolha ideal também nesse contexto! Afina aqui, principalmente em nossas piscinas naturais, como as de Moreré, o mergulho com snorkel e o mergulho em apneia podem ser praticados livremente.

Um paraíso para ser conhecido dentro e fora da água

Além de ser um dos melhores destinos de mergulho, a Ilha de Boipeba é, também, um dos destinos mais paradisíacos da Bahia e do Brasil.

Por isso, antes ou depois de mergulhar, não deixe de aproveitar nossos outros atrativos.

Visite nossos vilarejos, se delicie com a culinária local (nesse quesito, não deixe de ir ao Restaurante do Guido), faça trilhas e viva cada momento sem pressa, deixando-se surpreender a cada passo que der em nossas ruas rústicas e calmas.

Se possível, marque sua viagem para o período de observação de baleias Jubarte, para ter uma experiência ainda mais rica.

Tem dúvidas sobre o que te espera em Boipeba? Confira o artigo Ilha de Boipeba: 8 fotos que te mostrarão o que esperar da ilha, e apaixone-se por esse lugar.

114 visualizações0 comentário

114 visualizações

0 curtidas

0 comentário

5 melhores lugares para mergulhar no Brasil

08/09/22

bottom of page