Praias do Nordeste: 8 belezas pouco conhecidas para você explorar

Não é segredo que as praias do Nordeste estão entre as melhores do Brasil, você concorda? O que poucos sabem é que existem também as opções pouco conhecidas, que garantem passeios mais tranquilos e privativos.

Nesse caso, é importante que o visitante tenha conhecimento sobre as práticas de turismo sustentável, para garantir que sua presença na região não se torne degradante para o meio ambiente e a cultura local.

Afinal, até o menor impacto negativo pode ser o suficiente para influenciar na paisagem a longo prazo, principalmente quando falamos sobre as praias.

Agora que você já sabe disso, confira uma lista completa de praias no Nordeste que pode garantir férias ainda mais sossegadas. Vamos acompanhar?

As melhores praias do Nordeste para você explorar

É extremamente difícil citar as melhores praias do Nordeste, já que a região realmente é muito ampla, apresentando possibilidades para variados estilos de viajantes.

No entanto, para facilitar a sua escolha, neste texto iremos apresentar apenas as opções menos conhecidas, o que garante experiências diferentes do que os destinos mais cobiçados. Entenda a seguir:


Praia de Bainema - Bahia
Praia de Bainema - Bahia

1. Praia de Bainema - Bahia

A Praia de Bainema fica localizada em uma ilha, mais especificamente a ilha de Boipeba. O trajeto para chegar até lá, assim como em outras opções dessa lista, pode não ser dos mais simples. No entanto, com o planejamento correto, o passeio torna-se a garantia do seu descanso.

A Praia de Bainema tem cerca de 3km de extensão, águas cristalinas e piscinas naturais. Embora algumas praias de Boipeba sejam muito conhecidas, esta opção nem sempre é visitada devido a sua distância das primeiras praias da ilha, como a Boca da Barra. No local existe apenas uma barraca que serve deliciosos petiscos, drinks e uma boa estrutura.


Ponta dos Castelhanos - Bahia
Ponta dos Castelhanos - Bahia

2. Ponta dos Castelhanos - Bahia

A Ponta dos Castelhanos fica localizada na mesma ilha que citamos acima. No entanto, a praia é a última da região, o que a torna bem afastada.

Nesse caso, poucos turistas planejam-se para conhecer o local, sendo este um grande erro. Afinal, a paisagem da Ponta dos Castelhanos é incrivelmente linda.

Existem duas maneiras de chegar até o local. No caso, o turista pode optar por passeios de barco ou trajetos por terra através das trilhas, que deverão ser feitas com um guia, já que é muito fácil se perder no local.


Praia da Baleia - Ceara
Praia da Baleia - Ceará

3. Praia da Baleia - Ceará

O Ceará é um estado bem reconhecido quando o assunto são as belezas naturais. E se falarmos sobre as melhores praias do Nordeste, a Praia da Baleia não pode ficar de fora da lista.

O local fica em uma pequena cidade chamada Itapipoca. As águas normalmente são claras e calmas, o que garante realmente um dia de muito sossego.

Devido à vila de pescadores presente na região, a maioria dos restaurantes locais cobram um preço acessível por pratos típicos que contém frutos-do-mar. Isso se torna um grande ponto benéfico que deve ser levado em consideração.

No geral, o cenário é rústico, porém, é muito aconchegante, ficando a cerca de 154 km da rodoviária de Fortaleza.


Praia Pontal de Coruripe - Alagoas
Praia Pontal de Coruripe - Alagoas

4. Praia Pontal de Coruripe - Alagoas

O município de Coruripe fica a cerca de 85 km de Maceió, sendo um local que merece a sua visita. A praia, propriamente dita, tem águas claras, oferecendo ao turista um ambiente tranquilo.

Existe um estacionamento próximo ao Farol para quem está de carro. Contudo, a estrutura ainda não é completa, contando apenas com algumas barracas de alimentos típicos e bebidas, como água de coco.

O pôr do sol na região é muito elogiado, garantindo memórias incríveis somados a dias no paraíso, sem aglomerações e grandes movimentos de turistas, principalmente na baixa temporada.


Praia da Caueira - Sergipe
Praia da Caueira - Sergipe

5. Praia da Caueira - Sergipe

Embora o local fique próximo à Aracaju, essa praia fica em uma cidade bem pequena e sossegada, sendo ela chamada de Itaporanga d'Ajuda.

A Praia da Caueira tem uma faixa de areia extensa, ondas fortes e poucos comércios nas redondezas, o que garante um ambiente ainda mais tranquilo.


Praia do Patacho - Alagoas
Praia do Patacho - Alagoas

6. Praia do Patacho - Alagoas

Que tal aproveitar as areias claras, águas cristalinas e uma paisagem de belíssimos coqueirais? Isso é o que você vai encontrar na Praia do Patacho, no município Porto de Pedras, em Alagoas.

Embora o local tenha uma paisagem digna de cartões postais, a Praia do Patacho é pouco conhecida, o que garante férias tranquilas. Aliás, falando sobre isso, é importante mencionar que, inclusive, na região da praia normalmente você não poderá contar com a presença de vendedores.

Por isso, caso você planeje passar o dia neste paraíso, é essencial levar seu próprio lanche e bebidas.

No mais, para chegar até a região é preciso percorrer uma distância de cerca de 10 km partindo de São Miguel dos Milagres, em uma estrada que não é sinalizada e nem asfaltada. Por isso, tenha especial cuidado nos períodos de chuvas.


Praia de Camaratuba - Paraiba
Praia de Camaratuba - Paraíba

7. Praia de Camaratuba - Paraíba

A Praia de Camaratuba também é conhecida como Barra de Camaratuba. O local é realmente especial para quem deseja aproveitar a natureza, já que na região pode-se encontrar dunas de areias, rios e outras praias além da que citamos acima.

O mar geralmente é um pouco agitado na praia principal, o que permite a prática de esportes como surf, por exemplo.

Para chegar até lá é preciso percorrer cerca de 116 km partindo de Natal, local muito conhecido no Brasil.


Praia do Tamandare - Pernambuco
Praia do Tamandaré - Pernambuco

8. Praia do Tamandaré - Pernambuco

Tamandaré é uma cidade pequena, porém, muito indicada quando o assunto são as paisagens naturais.

Se você procura uma região pouco conhecida para aproveitar as férias, sem abrir mão da estrutura do local, como também dos passeios turísticos, essa é uma boa opção.

Isso porque, além da Praia de Tamandaré que, diga-se de passagem, tem águas claras e calmas, a cidade também oferece outras atrações históricas.

Escolha um desses destinos paradisíacos e planeje suas férias

Agora que você já conhece as praias do Nordeste mais bonitas e desertas, aposto que você já sabe qual destino será o mais indicado para a próxima férias.

Como você pôde notar ao decorrer da leitura, existem praias com algumas estruturas e outras totalmente privativas.

Inclusive, a dica é: caso você queira realmente curtir um ambiente tranquilo, a baixa temporada atrai um número ainda menor de visitantes, o que pode ser um ponto benéfico para quem deseja aproveitar plenamente a paz.

E se você ainda estiver na dúvida em quais praias do Nordeste visitar, confira algumas fotos do que você pode encontrar na Ilha de Boipeba, além de Bainema e Ponta dos Castelhanos.


9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

9 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Praias do Nordeste: 8 belezas pouco conhecidas para você explorar

08/06/22