top of page

Itaparica: um destino incrível na rota em direção a Boipeba

Itaparica está entre os destinos mais buscados da Bahia e, para a felicidade de milhares de turistas que vêm para a região do baixo sul anualmente, também faz parte do trajeto rumo à Ilha de Boipeba.

É a oportunidade perfeita de conhecer duas ilhas incríveis em uma única viagem. Mas o que, afinal, Itaparica oferece? Será que realmente vale a pena ficar ao menos um dia por lá?

As respostas estão no conteúdo a seguir!

As características de Itaparica

Itaparica é o principal município da Ilha de Itaparica, que é reconhecida como a maior ilha marítima do país e tem, aproximadamente, 36 quilômetros de comprimento.

Não é raro, por sinal, encontrar pessoas e relatos que utilizam somente o nome Itaparica para se referir à ilha como um todo. E isso, de certa forma, faz sentido, uma vez que o pequeno município guarda grande parte das belezas e dos atrativos da ilha propriamente dita.


Itaparica praia
Itaparica

Um destino preparado para receber os turistas

E de belezas e atrativos, Itaparica entende!

Esse destino, como explicaremos logo mais, é estrategicamente preparado para receber os turistas que querem seguir em direção à Ilha de Boipeba. Mas está preparado, também, para receber quem deseja ficar por ali por um tempinho, a fim de descansar, aproveitar o que o local tem a oferecer e depois seguir, ou não, viagem para outro lugar.

Restaurantes e hospedagens de qualidade, por exemplo, somados às belíssimas paisagens, convencem qualquer pessoa a ficar.

Conheça os atrativos turísticos de Itaparica

E agora, para que você se convença de vez a fazer uma pausa mais longa em Itaparica, quando estiver vindo para Boipeba, é hora de conferir alguns dos principais atrativos desse destino.

Há opções para todos os gostos, sempre atrelado ao charme baiano e às gratas surpresas que se encontram nessa parte do estado. Desde praias, até edifícios históricos que merecem ser conhecidos.

Confira!


praia do forte sao lourenco itaparica
Forte São Lourenço - Itaparica

Forte de São Lourenço

Patrimônio histórico e artístico nacional, o Forte de São Lourenço data de 1647, e é o tipo de parada que você precisa fazer, se aprecia construções históricas.

Além do quesito histórico, intrínseco a ele, esse forte também é um ótimo lugar para fazer fotos incríveis.



Igreja de Baiacu

Só o fato de essa ser a terceira igreja erguida no Brasil já deveria ser motivo para querer visitá-la.

Mas junte a esse, outro fato tão interessante quanto: atualmente, a igreja se encontra de pé por causa de uma árvore que cresceu em seu interior. É isso mesmo: com o passar dos anos, a grande árvore cresceu no interior do edifício, e hoje suas raízes, suas folhas e seus galhos se confundem com a ruína da Igreja de Nosso Senhor de Vera Cruz, também chamada de Baiacu.

Uma imagem bem inusitada, que você precisa ver de perto.


Centro Historico itaparica
Centro Histórico Itaparica

Centro Histórico

Você já deve ter notado que todo bom destino baiano tem, como atrativo turístico, um Centro Histórico realmente interessante. E com Itaparica não seria diferente.

O Forte de São Lourenço faz parte dele, bem como outras construções impactantes. Como a Igreja Matriz, o Casarão Tenente João das Botas e, também, a Casa de João Ubaldo Ribeiro, grande nome da literatura brasileira.


Praia de Cacha Pregos itaparica
Praia de Cacha Pregos - Itaparica

Praia de Cacha Pregos

Você pretende realmente conhecer Itaparica, em todas as suas nuances?

Se sim, a dica é que visite a Praia de Cacha Pregos que, além de ter um mar calmo, perfeito para quem viaja com crianças, faz parte de uma vila de pescadores.

E, quando se trata de uma viagem para essa região da Bahia, nada melhor do que uma visita a uma vila desse tipo, para conhecer por completo o destino visitado.


Fonte da Bica itaparica
Fonte da Bica - Itaparica

Fonte da Bica

Um dos atrativos mais simples e inusitados de Itaparica, a Fonte da Bica ficou famosa por conta de sua água, e assim se mantém até hoje.

Acredita-se que ela possua propriedades que ajudam qualquer pessoa a se manter saudável, não sendo à toa que tantos turistas passem por ali para encher suas garrafinhas. Não deixa, também, de ser uma ótima iniciativa para se refrescar durante as caminhadas pelo município.


Praia Barra do Gil itaparica
Praia Barra do Gil - Itaparica

Praia Barra do Gil

Outro exemplo de praia para curtir em Itaparica é a Praia Barra do Gil.

A depender de onde você estiver, na areia, terá a sensação de estar numa praia paradisíaca, com coqueiros de um lado, e um mar cristalino do outro. Mas, não se engane: por ali existem quiosques prontos para te atender, tornando seu passeio ainda mais delicioso.

Como chegar na llha de Itaparica, partindo de Salvador

O trajeto para conhecer todos os atrativos acima, e muitos outros, não poderia ser mais fácil.

Chegando na Bahia pelo Aeroporto de Salvador, basta que você utilize um dos meios de ir até o ponto de partida do ferry boat. Uma vez estando nesse ponto de interesse, precisará apenas comprar sua passagem, embarcar e, após aproximadamente 1 hora, desembarcar no terminal de Bom Despacho, já em Itaparica.

As formas de sair do aeroporto incluem:

  • táxis;

  • metrô;

  • ônibus executivo;

Optando por essa última forma de locomoção, sua ida de um ponto a outro será ainda mais simples.

Um motorista estará te esperando, com uma plaquinha na qual seu nome estará devidamente escrito, e você poderá encontrá-lo logo ao desembarcar. A partir desse momento, só será preciso acompanhá-lo até um veículo que também estará à sua espera, para te levar de forma segura, rápida, confortável e livre do calor de Salvador até o ferry boat.

Depois de Itaparica, Boipeba!

Após curtir tudo o que Itaparica tem para oferecer, continue sua viagem para a Ilha de Boipeba.

Para isso, utilize o ônibus com destino a Valença e, ao chegar em Valença, venha de lancha rápida até Boipeba.

Caso tenha dúvidas sobre o que ver, fazer e comer por aqui, visite o Blog da Ilha e conheça as melhores dicas preparadas especialmente para os turistas que nos visitam.

Confira alguns exemplos e comece a leitura deles agora mesmo:

665 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

665 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Itaparica: um destino incrível na rota em direção a Boipeba

13/04/22

bottom of page