top of page

Costa do Cacau e do dendê: 7 destinos incríveis

O litoral do estado da Bahia é o maior do Brasil, apresentando cerca de 1100 km de extensão. Ou seja, é impossível falarmos sobre todas as regiões do local sem antes dividirmos essa extensão em territórios menores.

Entre todas as praias, podemos citar as 5 costas litorâneas do estado, sendo elas a Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa das Baleias, Costa dos Coqueiros e Costa do Descobrimento.

Existem muitas praias lindíssimas na Bahia, isso não é novidade e no litoral sul você pode encontrar grande parte delas com opções para todos os gostos e orçamentos.

E hoje você vai conhecer um pouco mais sobre as duas primeiras opções que citamos acima: Costa do Cacau e Costa do Dendê.

Se você não sabe qual dessas regiões combina mais com seu estilo de turismo, confira as informações abaixo e fique por dentro desse assunto.

Quais são os melhores locais para visitar na Costa do Cacau e do dendê?

De fato, todos os locais têm suas vantagens e características belíssimas. Mas, nossa lista definiu exatamente os melhores destinos com base na estrutura e nas opções turísticas.

A seguir, você poderá ter uma noção mais detalhada sobre cada possibilidade, então, acompanhe!


Forte do Morro de São Paulo
Forte do Morro de São Paulo

1. Morro de São Paulo

Morro de São Paulo fica localizado na Costa do Dendê, no distrito de Cairu, em Tinharé. A princípio, o destino é perfeito para as pessoas que buscam um meio-termo entre a tranquilidade e as opções badaladas.

Isso porque, no local, pode-se encontrar praias tranquilas e afastadas, assim como praias com vida noturna que promovem eventos e luaus.

As águas são calmas na maior parte das praias, sendo também cristalinas e além de tudo, também pode-se aproveitar as atrações históricas da região.


Praia do Tassimirim em Boipeba
Praia do Tassimirim em Boipeba

2. Ilha de Boipeba

A Ilha de Boipeba fica próxima ao destino mencionado anteriormente, também na Costa do Dendê. Assim, caso você tenha maior disponibilidade de tempo, uma boa ideia é separar alguns dias para conhecer ambos os roteiros em uma única viagem.

Diferentemente de Morro de São Paulo, Boipeba é mais tranquila. Porém, ainda assim, pode-se curtir um centro agradável à noite, aproveitando, inclusive, uma feira de artesanato próximo à praça principal do local.

As praias ganham muito destaque, já que são locais lindíssimos de fácil acesso. Em baixa temporada algumas delas ficam desertas.


Barra Grande - Maraú
Barra Grande - Maraú

3. Maraú

Maraú também faz parte da Costa do Dendê, ficando a cerca de 270 km de Salvador, capital da Bahia. A região já oferece uma ótima estrutura aos turistas, o que permite que o visitante tenha boas opções para se hospedar, se alimentar e fazer passeios.

Em Barra Grande, a região central da península de Maraú, pode-se aproveitar bares e restaurantes, sendo ótimas opções, inclusive, para as pessoas que procuram noites um pouco mais agitadas.

No geral, também pode-se contemplar as águas claras e verdes. O destino oferece cachoeiras e outras opções naturais para os turistas que possuem perfil aventureiro.


Ilhéus - Bahia
Ilhéus - Bahia

4. Ilhéus

Ilhéus fica localizada na Costa do Cacau, sendo também conhecida como uma cidade histórica.

Para quem gosta de contemplar paisagens arquitetônicas coloniais, o destino garante ótimas experiências.

Além disso, por ter fácil acesso, é uma ótima opção para quem não deseja gastar muito com transportes, por exemplo. Na região, é possível curtir praias para todos os gostos, inclusive possibilidades para os surfistas, como a Vila de Olivença.


Praia da Ribeira - Itacaré
Praia da Ribeira - Itacaré

5. Itacaré

Itacaré fica na Costa do Cacau, sendo uma cidade equilibrada, com opções badaladas e atrações tranquilas. Atualmente, os surfistas aproveitam as ondas das praias da região para garantir a diversão.

Em baixa temporada é possível aproveitar algumas horas nas praias mais distantes, já que nessa época existem locais quase desertos para a alegria dos turistas que procuram descanso.

Ao todo, a cidade conta com cerca de 13 praias, sendo algumas delas acessadas somente através de trilhas ou barcos. Além disso, as cachoeiras também marcam presença na região, o que garante um roteiro completo para os amantes da natureza.


Canavieiras
Canavieiras na Bahia

6. Canavieiras

Canavieiras fica na Costa do Cacau, a cerca de 120 km de Ilhéus. Para quem realmente procura um destino para descansar, Canavieiras é uma ótima opção.

Pode-se notar que a região ainda não apresenta uma estrutura totalmente completa. Contudo, as praias paradisíacas, com águas claras e mornas estão por todo o lado.

A princípio, esse destino na Bahia pode ser ideal para quem quer fugir de opções mais badaladas. E é uma ótima possibilidade para os casais que buscam locais românticos para curtir as férias.

Entre todas as suas praias, pode-se encontrar locais para surfistas, como também pescadores, além de locais específicos para famílias com crianças.

Cabe destacar que centro histórico apresenta opções de restaurantes e bares, sendo um dos pontos mais indicados para procurar hospedagens.


Serra Grande - Uruçuca
Serra Grande - Uruçuca

7. Uruçuca

Por fim, iremos citar Uruçuca, uma região da Costa do Cacau.

Esse local, basicamente, ainda não recebe toda a atenção do setor turístico. Mas, isso não significa que Uruçuca não possa oferecer passeios incríveis e uma estadia agradável.

O município é bem pequeno, sendo uma ótima opção para pessoas que realmente desejam fazer uma imersão em meio à natureza. Portanto, a opção também é aconselhada para quem busca paisagens e atrações voltadas ao ecoturismo.

Entre seus atrativos podemos citar a Fazenda São Tomé, cachoeiras e as praias, como a do Pompilho e a do Pé da Serra. Devemos mencionar que as águas de Uruçuca não são tão claras como a de outros destinos da lista. Todavia, ainda assim é um local belíssimo para curtir nas férias.

Planeje-se para visitar uma dessas regiões encantadoras

Como você pode notar, existem opções de fácil acesso na Costa do Cacau e na Costa do Dendê, assim como outras mais distantes. Porém, todas elas valem a pena.

Por exemplo, as praias de Boipeba podem chamar muita atenção. Porém, a vida noturna de Morro de São Paulo pode ser mais atrativa para alguns, assim como as ondas de Itacaré são especiais para outros.

Em suma, o mais importante é verificar com antecedência qual dessas possibilidades mais se enquadra em seu orçamento e perfil.

Agora, te convidamos a ler o próximo artigo, onde você poderá conhecer dicas que tornarão as suas viagens mais econômicas.

672 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

672 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Costa do Cacau e do dendê: 7 destinos incríveis

30/03/22

bottom of page