8 benefícios do banho de mar que farão você querer ir à praia

Quando pensamos em viagens, automaticamente também pensamos em algumas paisagens paradisíacas em destinos litorâneos. O que poucos sabem é que além do passeio ser memorável, os benefícios do banho de mar também podem ser uma ótima razão para ir à praia regularmente.

Por isso, hoje falaremos em detalhes como a atividade pode ajudar a manter o bem-estar de turistas e moradores de destinos litorâneos.

Os melhores benefícios do banho de mar

A água do mar faz bem para qualquer tipo de pessoa, visto que o ambiente pode realmente auxiliar em nossa saúde mental. No entanto, além desse fato incontestável, os benefícios do banho de mar também podem ser notáveis por algumas razões específicas ligadas ao corpo físico. Confira:


banho de mar
Banho de mar

1. Auxilia na hidratação da pele

Ao contrário do que muitos podem pensar, a água do mar tem o potencial de hidratar a nossa pele. Devido à presença de minerais importantes, a camada da nossa pele tende a ficar protegida, o que reduz a perda de água natural.

Mas, até mesmo esse benefício não tira a necessidade do uso de hidratante corporal, visto que a exposição solar tende a causar o efeito contrário que um delicioso banho de mar.

2. Ajuda no tratamento de feridas

Outro benefício muito significativo é que a água do mar tem propriedades cicatrizantes. Esse fator permite que algumas doenças, como dermatites, por exemplo, possam ser tratadas com maior facilidade.

Porém, é preciso mencionar que isso não substitui a necessidade de medicações. Nesse caso, os benefícios do banho de mar trazem diferenças notáveis quando este é feito de forma regular. A ação cicatrizante pode facilitar a recuperação da camada da pele, promovendo alívio de desconfortos.

3. Pode melhorar o sistema imunológico

As células do nosso organismo ficam ainda mais fortes quando o nosso corpo está em contato com a água do mar. As substâncias benéficas que estão presentes na área, podem aumentar o número de glóbulos vermelhos em nosso organismo, o que é um ponto positivo muito importante para as pessoas que sofrem com doenças do sistema imunológico ou anemias.

4. Promove mais saúde

De fato, os benefícios do banho de mar também podem ser conhecidos quando se trata da nossa saúde de forma geral. Isso porque, consequentemente, com os movimentos naturais que fazemos durante o mergulho, o nosso corpo fica mais ativo.

Essa atividade pode ser, inclusive, um ótimo exercício físico para afastar o sedentarismo.

Além disso, o banho de mar tem o potencial de reduzir a pressão arterial, devido à melhora na circulação sanguínea. Isso faz grande diferença em nossa saúde cardiovascular.

Por último, mas não menos importante, também devemos mencionar que os minerais absorvidos previnem o acúmulo de gordura nas artérias, sendo este um grande benefício que merece destaque.

5. Tem propriedades esfoliantes

Você já deve saber que a água do mar contém uma quantidade significativa de sal. Nesse caso, o nosso corpo poderá usufruir de uma ação esfoliante.

Isso promove a renovação das células da nossa pele, o que consequentemente causa um efeito muito benéfico, deixando o toque macio e a aparência mais bonita.

6. Diminui os sintomas de alergias

Se você está sofrendo com alergias que se manifestam diretamente em sua pele, o banho de mar tem o potencial de diminuir vermelhidão, inchaço e coceira.

Isso se torna muito significativo quando a causa do sintoma também é tratada com base em medicações eficazes.

7. Melhora a circulação das pernas

Devido ao movimento das ondas do mar, nossos vasos sanguíneos têm aumento na oxigenação dos tecidos. Basicamente, o efeito é semelhante a uma massagem relaxante, na que é feito movimentos específicos que facilitam a circulação sanguínea, promovendo também o desinchaço, principalmente das pernas, o local que fica em maior contato com o mar.

Além disso, o fato de caminhar e fazer movimentos na água, faz com que a nossa musculatura fique mais forte, auxiliando a manter a área tonificada.

8. Alivia os sintomas da depressão e da ansiedade

Quem nunca relaxou tomando um banho de mar, não é mesmo? Em uma praia calma, como as de Boipeba, isso fica ainda mais nítido.

Ao entrarmos no mar, podemos notar que o som da água promove uma ação revigorante, afastando sentimentos e pensamentos negativos.

Também devemos mencionar que, por ser considerada uma atividade física, o mergulho também pode ser aconselhado para pessoas que procuram opções para ter uma rotina mais saudável, na forma física e mental.

Todo esse efeito pode ser muito benéfico para as pessoas que estão em algum tipo de tratamento, já que o ambiente de calmaria pode garantir momentos de paz, longe do estresse e das preocupações do dia a dia.

9. Atua como antienvelhecimento

A água do mar também conta com ação antioxidante. Por isso, quando tomamos banho de mar regularmente, podemos sentir que a nossa pele tende a apresentar os sinais de envelhecimento de forma mais discreta.

No entanto, para que isso realmente possa acontecer, é preciso mencionar que se proteger do sol é fundamental, pois este causa o efeito contrário à afirmação acima.

Então, lembre-se sempre de usar protetor solar antes e após o banho de mar, independente do horário em que você está se expondo.

Além disso, lembre-se também que até mesmo em tempo nublado o uso do produto é indispensável.


banho de mar
Banho de mar com crianças

Entenda por que a água do mar faz bem

Agora que você já conferiu todos os benefícios do banho de mar, iremos explicar de forma mais detalhada quais são as propriedades dessa água. Como mencionamos acima, os minerais presentes são muito importantes para a nossa saúde, principalmente quando se trata da nossa pele.

A presença do magnésio, cálcio, potássio, selênio, zinco, entre outros minerais, pode favorecer a atividade das células do nosso organismo, causando uma melhora considerável em nosso metabolismo.

Inclusive, devemos dizer que todos esses minerais que citamos acima estão presentes em suplementos vitamínicos, o que pode te auxiliar a entender a relevância de cada substância.

Em suma, o banho de mar irá promover a absorção desses componentes, gerando todos os benefícios que citamos acima.

Agora que você já conhece os benefícios do banho de mar, te convidamos a ler o próximo artigo, onde iremos apresentar 5 esportes que você pode praticar na areia e contribuir ainda mais com a sua saúde.


8 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

8 visualizações

0 curtidas

0 comentário

8 benefícios do banho de mar que farão você querer ir à praia

01/06/22