top of page

Banho de água doce: por que é tão importante após o banho de mar

É comum que muitas pessoas fiquem em dúvida na hora de escolher entre o banho de água doce ou água salgada. Acontece que, quando estamos tirando férias, por exemplo, muitos destinos podem apresentar ambas possibilidades, especialmente os roteiros que trazem possibilidades de um turismo sustentável.

Por isso, quando o tema é decidir entre uma das duas, podemos dizer que nenhuma deveria anular a outra.

Pense da seguinte forma: após um delicioso banho de mar, nada melhor do que um bom mergulho em uma cachoeira ou rio!

Isso porque a água doce traz diversos benefícios, podendo servir também para aumentar o relaxamento do nosso corpo após um dia cansativo. Dito isso, abaixo você conhecerá uma série de motivos que te farão incluir o banho de água doce após seus mergulhos na praia. Vamos conferir?


Pontal do Morere Boipeba
Pontal do Moreré - Boipeba

Benefícios do banho de água doce após o banho de mar

Bom, como muitos sabem, diversos roteiros turísticos do litoral oferecem possibilidades que incluem o banho de água doce ou água salgada.

Isso porque, além das hospedagens mais estruturadas que tem piscina, também podemos citar a presença das cachoeiras, rios e lagos, sendo estas águas que não têm nenhum tratamento químico.

Nesse caso, para quem tem perfil aventureiro e deseja apreciar muito mais que as paisagens comuns que ficam na orla da praia, vale muito a pena escolher opções nesse estilo. Até porque, como você verá nos tópicos seguintes, mergulhar em águas doces também tem seus atrativos. Entenda em detalhes:

Banho de água doce diminui os riscos de infecções

Sabemos que, infelizmente, nem sempre as águas do mar são totalmente limpas. Afinal, existem questões que estão ligadas à preservação do local, como os próprios hábitos humanos ou as situações que envolvem embarcações, por exemplo.

Obviamente os riscos podem ser diminuídos de forma notável quando nos atentamos à praia escolhida para os dias de férias. Mas, em todo o caso, vale dizer que o banho de água doce diminui as chances de infecção, tratando a pele.

A escolha diminui o risco de queimaduras

Após um dia de sol na praia, é comum que a pele fique mais resseca. O conjunto do calor aliado a água salgada, pode favorecer o aparecimento de queimaduras.

Por isso, devemos dizer que o mergulho nas águas doces tem o potencial de aliviar o ressecamento, retirando também os resíduos de sal que ficam em nosso corpo.

O momento energiza beneficamente o corpo

Agora, falando de uma forma geral, não é segredo que o contato com a natureza pode ser benéfico para o corpo, não é mesmo? Por exemplo, em um rio, o simples momento de paz, associado a paisagem e as águas que correm, pode ser um remédio para questões ligadas à nossa saúde mental.

Então, já sabe… após um dia cansativo na praia, vale a pena tirar alguns momentos do seu tempo para uma reflexão consigo mesmo!


Banho nas piscinas
Banho nas piscinas naturais de Moreré

Lugares propícios para viver essa experiência

Por fim, entre tantos locais que existem no Brasil, não poderíamos deixar de mencionar que Boipeba é perfeito para ter essa experiência de forma simples.

Isso porque no destino existem alguns rios que cortam o local, como o Rio do Inferno ou o Rio Catu.

Para finalizar, te convidamos a ler o próximo artigo, onde você poderá conhecer um pouco mais da nossa ilha, vendo 8 fotos de alguns dos pontos mais representativos de Boipeba.

Até a próxima!


42 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

42 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Banho de água doce: por que é tão importante após o banho de mar

15/08/22

bottom of page