O Hiking é uma das atividades mais populares entre amantes da natureza, além de uma oportunidade perfeita para praticar o turismo sustentável. Seus benefícios são inúmeros e serão listados neste texto!
Continue lendo para descobrir tudo sobre hiking e os melhores destinos do Brasil para esta prática!
O que é Hiking
Hiking é uma palavra do inglês que significa “caminhada” e refere-se a uma atividade ao ar livre realizada em trilhas naturais que percorrem florestas, vales ou áreas montanhosas.
Ao contrário de caminhadas comuns, o hiking é comumente praticado em terrenos irregulares que muitas vezes incluem elevações. Por isso, é uma atividade que requer um certo preparo físico para ter a melhor experiência possível.
O hiking varia em dificuldade, dependendo do trajeto escolhido. É possível percorrer trilhas mais curtas e fáceis, tal qual percursos mais longos e desafiadores, alguns até mesmo exigindo equipamentos especializados e habilidades de navegação.
Benefícios do Hiking
Os benefícios do hiking são diversos, não só para a saúde física como também a mental, já que a conexão com a natureza é essencial no combate à depressão, ansiedade e o estresse.
Entre os benefícios para a saúde física estão:
aumento do preparo físico;
fortalecimento dos músculos;
queima de calorias;
combate ao colesterol ruim;
estímulo da circulação sanguínea;
controle do diabetes e da hipertensão;
entre muitos outros.
Já para a saúde mental podem ser citados:
combate à depressão e ansiedade;
combate à insônia;
descanso mental;
relaxamento.
Hiking X Trekking
Hiking é uma palavra com origem estadunidense, enquanto trekking é o termo que se usa no resto do mundo para referir-se a fazer caminhadas e trilhas. Porém, estes termos acabaram se distanciando um pouco um do outro, e então adquirindo algumas sutis diferenças.
O Hiking consiste em trilhas curtas e próprias para a caminhada, comumente feitas em apenas algumas horas, embora também seja habitual que as pessoas viajem por dias, mas façam trilhas curtas e muitas paradas entre uma e outra.
Já o trekking tende a ser mais praticado na natureza intocada, em trilhas de percursos muito mais difíceis e cansativos. Além disso, também são trajetos mais longos que necessitam acampar à noite e caminhar durante todos os dias, até chegar ao destino.
Além dessas diferenças, o hiking também consiste em caminhadas bate e volta, sempre retornando pelo mesmo caminho da ida. Já o caminho de volta do trekking tende a ser por um lugar diferente.
4 destinos do Brasil para a prática do hiking
Que o Brasil é repleto de paisagens naturais deslumbrantes e lugares paradisíacos, nós já sabemos. Mas quando se trata de hiking, existem muitos lugares surpreendentes. Então, vamos conferir alguns destinos com as melhores trilhas do país!
1. Chapada Diamantina - BA
A Chapada Diamantina é uma região mágica que parece ter saído diretamente de um mundo de fantasia como “O Senhor dos Anéis”, sendo o destino ideal para uma imersão completa em meio à natureza.
Seus cânions imponentes, cachoeiras vigorosas, grutas misteriosas, poços de água cristalina e paisagens esplêndidas convidam a viver algumas das maiores aventuras da vida.
A região possui uma gama de trilhas de diferentes dificuldades, entre elas: a trilha Cachoeira do Mosquito, a trilha Cachoeira da Roncadeira e a trilha Pico do Barbado.
Cachoeira do Mosquito
A Cachoeira do Mosquito fica a 40 km de Lençóis, sendo necessário percorrer uma parte do caminho de carro até chegar ao Complexo Turístico Santo Antônio. O caminho de ida até o ponto mais alto dura 25 minutos, sendo então uma trilha leve.
Cachoeira Roncadeira
É preciso sair de Itaetê e caminhar por 4 km para chegar até a Cachoeira Roncadeira, que possui aproximadamente 80 km de queda d’água. O percurso passa por trechos na beira do rio, o que o torna mais cansativo, então esta é uma trilha de nível moderado.
Pico do Barbado
O Pico do Barbado está localizado na região de Rio de Contas, tendo sido apontado como a área mais alta do Nordeste. Seus 2.033 metros de altitude tornam o percurso de 12 km e 6 horas de duração (ida e volta) bem desafiador, portanto uma trilha de nível difícil.
2. Ilhabela - SP
Ilhabela está situada no litoral norte de São Paulo, sendo considerada uma das maiores ilhas do litoral brasileiro. A maior parte de seu território é pura mata atlântica preservada, tornando-a um local especialmente belo e repleto de trilhas. Entre elas, podemos citar a trilha da Praia do Bonete e a trilha Mirante Buraco do Cação.
Trilha para a Praia do Bonete
A trilha tem 13,56 km de percurso e duração de 4-5 horas, além de passar por 2 cachoeiras incríveis para banho: a Cachoeira da Laje e a Cachoeira Areado. O roteiro comum é fazer a trilha e dormir em alguma hospedagem ou camping por lá, e voltar de barco no outro dia.
Trilha para o Buraco do Cação
O Buraco do Cação é uma rachadura causada pelas ondas do mar batendo em um paredão de rocha com aproximadamente 80 metros de altura, localizado entre a Ponta de Sepituba e a Praia do Bonete. A trilha para avistá-lo dura 30 minutos e é de nível fácil, exigindo apenas um pouco de preparo físico devido a algumas subidas.
3. Chapada dos Veadeiros - GO
Localizado no nordeste do estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui a beleza mística e única do cerrado brasileiro, sendo repleto de trilhas, cachoeiras e cânions espetaculares.
Vale da Lua
Fica próximo a São Jorge, do lado oposto ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A trilha é bem fácil e com poucos quilômetros de percurso, permitindo a apreciação da bela cadeia de montanhas ao fundo que torna o local ainda mais diferenciado.
As rochas do Vale da Lua possuem tonalidades prateadas e diversas crateras que as assemelham ao solo lunar, por isso o nome do local. A queda d’água da cachoeira e a mata vibrantemente verde ao redor adicionam ainda mais beleza a esta região, tornando-a um local perfeito para o hiking.
Cachoeira Santa Bárbara
A cachoeira Santa Bárbara é a mais encantadora da Chapada dos Veadeiros, pois apresenta uma lagoa de águas azuis e cristalinas cercada por rochas altas e natureza verde vibrante.
Localizada na comunidade quilombola Kalunga, a 120 km de Alto Paraíso. A trilha é um hiking bem fácil, sendo apenas 1 km, e é bem recompensada pela cachoeira mais linda que você conhecerá por lá.
4. Boipeba - BA
A Ilha de Boipeba é um refúgio paradisíaco repleto de belezas naturais, praias deliciosas e trilhas incríveis. Está localizada no município de Cairu, sul do estado da Bahia, próximo à Ilha de Tinharé.
Trilha de Moreré à Ponta dos Castelhanos
A trilha dura aproximadamente 2 horas e é uma aventura cheia de surpresas e paisagens maravilhosas. Os coqueiros e amendoeiras debruçados sobre o mar verde cristalino enriquecem o percurso, tal qual o corredor de árvores frutíferas e floridas no caminho para a Praia de Bainema.
A beleza do mangue também está presente, com muitas raízes expostas e caranguejos se movendo rapidamente. E, finalmente, na beira do rio, é preciso pegar um barco para chegar ao destino final, a encantadora Praia da Ponta dos Castelhanos.
Trilha para a Praia de Tassimirim
A trilha para a Praia de Tassimirim começa na Praia do Outeiro, com sua extensa faixa de areia branca e fofinha que leva até a Praia das Pedrinhas, onde várias pedrinhas espalham-se pela areia sob a sombra de grandes e lindas amendoeiras.
De lá, você segue por um percurso belíssimo entre coqueiros e Mata Atlântica bem verdinha até chegar à Praia de Tassimirim, onde coqueiros e amendoeiras se debruçam sobre o mar e encantadoras piscinas naturais se formam durante a maré baixa.
Sem dúvida, a ilha de Boipeba é um ótimo lugar para a prática do hiking, pois reúne todos os requisitos para fazer dessa prática, uma experiência completa e perfeita.
Agora que sabe o necessário sobre o hiking e conhece alguns destinos incríveis para praticar esta atividade, incluindo nossa ilha favorita, confira mais 8 experiências incríveis em Boipeba para já começar a planejar a sua viagem! Algumas delas são o Passeio Volta à Ilha e as Piscinas Naturais de Moreré, que certamente, tornarão seus dias na ilha ainda mais felizes e inesquecíveis!
Comentários