top of page

6 destinos mais preservados no Brasil

O Brasil conta com paraísos quase intocados e muito bem preservados. As opções variam desde destinos com águas salgadas até águas doces, sendo que cada um deles oferece uma beleza única e o que eles têm em comum é a pegada da sustentabilidade, inclusive no turismo.

Continue lendo e conheça os destinos mais preservados no Brasil para visitar nas suas próximas férias, e valorar ainda mais as riquezas do nosso meio ambiente!

Diferenciais dos destinos mais preservados

O Brasil é o quinto maior país e oferece incontáveis riquezas naturais que devem ser preservadas. Por isso, muitos destinos têm regras e normas próprias a fim de preservar o meio ambiente ao máximo, mantendo cada pedacinho o mais conservado possível.

Por exemplo, em muitos locais não é permitido descartar lixo em qualquer local, carros não podem circular, o corte de mudas é proibido e várias outras regras precisam ser respeitadas ao visitar aquele destino.

Além das belezas naturais, você irá se encantar com a culinária, a história e a cultura de cada destino. Cabe ressaltar que a visitação consciente gera renda, traz benefícios para a preservação das áreas protegidas e também para a população local. Ou seja, todo mundo sai ganhando, principalmente o meio ambiente.

Confira a seguir quais os principais lugares preservados do Brasil que precisam estar na sua lista de destinos para conhecer.

6 destinos preservados no Brasil

1. Bonito, Mato Grosso do Sul

A cidade de Bonito é conhecida por seu turismo sustentável e inclusive já ganhou o prêmio World Responsible Tourism Awards em 2013. O prêmio reconhece os destinos turísticos mais responsáveis do mundo, sendo nesse ano a vez de um dos lugares preservados do nosso Brasil.

Entre as atrações de Bonito destacam-se as belíssimas cachoeiras, mergulhos, flutuação, trilhas, boia cross, rapel e as grutas e piscinas naturais de águas azuis cristalinas.

Por ser uma região que prioriza a preservação ambiental, todas as visitas precisam ser realizadas obrigatoriamente com guias e monitores para evitar qualquer prática que atente contra o meio ambiente.

2. Fernando de Noronha, Pernambuco

Fernando de Noronha é uma das 20 ilhas do belíssimo Arquipélago de mesmo nome e é um dos destinos mais preservados no Brasil.

Com uma beleza fora do comum, é preciso inclusive pagar uma taxa para visitar algumas praias da região que ficam localizadas no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Todo o valor é revertido na preservação deste paraíso.

Para se ter ideia, a paradisíaca Baía dos Porcos foi eleita como a mais bonita do mundo e é um excelente local para fazer mergulho devido a sua rica vida marinha.

Outra atividade comum na região são as trilhas, são mais de 14 trilhas oficiais onde é possível ter uma visão privilegiada de Noronha. As mais procuradas são a Trilha do Atalaia e a Capim Açu.

Durante sua visita, não deixe de apreciar o pôr do sol no Forte de Nossa Senhora dos Remédios e conhecer a Praia do Sancho.

3. Lençóis Maranhenses, Maranhão

Os Lençóis Maranhenses ficam localizados dentro de um parque de mesmo nome, em uma área protegida na costa norte do Brasil. A região é conhecida por suas belíssimas paisagens com dunas de areias brancas, lagoas azuis formadas por água da chuva e um pôr do sol de tirar o fôlego.

As melhores formas de fazer os passeios na região é por meio de carros 4x4 e quadriciclos. As cidades mais próximas para curtir as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

Ah, quando for, não deixe de provar a deliciosa culinária do Maranhão e experimentar o típico Guaraná Jesus, é muito saboroso e único!

4. Jalapão, Tocantins

Jalapão fica localizado no estado do Tocantins e é o destino perfeito para os fãs do ecoturismo. As suas dunas douradas, os famosos fervedouros, as cachoeiras e as belas paisagens garantem à região o título de um dos destinos mais preservados no Brasil.

Localizado no meio do cerrado ao norte do país, o Parque Nacional do Jalapão reserva muitas belezas escondidas, com águas que variam em tons de azul a verde, os fervedouros onde você terá uma sensação única e indescritível e com um pôr do sol nas dunas que é digno de aplausos.

5. Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um dos destinos mais preservados no Brasil por ficar em uma região de serras protegidas. Localizada na Bahia, a Chapada contempla 24 cidades e cada local possui uma beleza única.

Para quem é amante do ecoturismo, esse é um dos melhores lugares do Brasil, pois conta com montanhas e vales incríveis para fazer trilhas, além de várias cavernas, desfiladeiros, rios, nascentes, grutas, cachoeiras e incríveis piscinas naturais.

O local conta com uma alta conservação ambiental graças à intensa fiscalização e às normas de visitação. Até mesmo a população é consciente da importância da preservação do meio ambiente.

5. Ilha de Boipeba, Bahia

Boipeba finaliza a nossa lista de destinos mais preservados no Brasil. Bem diferente da badalada vizinha, Morro de São Paulo, a Ilha de Boipeba apresenta praias quase desertas, perfeitas para relaxar e ter uma conexão com a natureza.

A ilha está situada em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e por lá não é permitido a circulação de carros. Por isso, ela mantém um ar mais rústico e é um refúgio de tranquilidade.

Você pode conhecer durante a sua visita à belíssima Praia de Moreré, dona de uma beleza encantadora e onde se formam piscinas naturais incríveis na maré baixa. Outra sugestão é a Praia de Bainema que conta com centenas de coqueiros, tornando o cenário ainda mais bonito.

Gostou de conhecer os destinos mais preservados do Brasil? Que tal saber mais sobre a Ilha de Boipeba? Confira 8 fotos que vão te convencer a conhecer esse paraíso já!

207 visualizações0 comentário

Comments


207 visualizações

0 curtidas

0 comentário

6 destinos mais preservados no Brasil

27/09/22

bottom of page