top of page

Casa da Farinha: conheça mais sobre a vida em Boipeba

Uma visita à Casa da Farinha é o tipo de coisa que definitivamente precisa estar na lista de coisas para fazer em Boipeba, principalmente se você for o tipo de turista que busca se conectar de verdade com o destino visitado, ao invés de focar somente nos pontos turísticos de mais destaque.

A casinha, que ainda hoje se mantém preservada, é um verdadeiro ícone da história da ilha, não sendo à toa que os moradores, e até mesmo muitos turistas, se esforcem tanto para manter seu legado vivo.

Saiba mais sobre o local na leitura a seguir.


Casa de Farinha Ilha de Boipeba
Casa de Farinha na Ilha de Boipeba

O que é a Casa da Farinha de Boipeba

A Casa da Farinha é, literalmente, o local oficial da produção de farinha de mandioca em Boipeba, embora a produção, propriamente dita, seja encerrada sempre que há falta de plantio desta raiz na ilha.

Ela existe há mais de seis décadas, e sempre no mesmo endereço do bairro Areal: uma construção extremamente simples e rústica, que antigamente ajudava no sustento de todos os moradores daqui.

Afinal, muito antes de ter um comércio fortalecido e conseguir destaque no mercado do turismo por causa de seus atrativos, como as piscinas naturais de Moreré e o Naufrágio Madre de Dios, por exemplo, Boipeba sobrevivia basicamente de três pilares: da pesca, do plantio e da produção da farinha propriamente dita.

O local também ganhou fama por causa dos deliciosos beijus produzidos.

Funcionava basicamente como uma pequena fábrica, na qual tudo era feito de forma extremamente artesanal.

Lembrando que toda a estrutura da Casa da Farinha ainda está intacta, e à disposição da visita dos turistas.


fabricacao artesanal de farinha na ilha de boipeba
Fabricação artesanal de farinha

Como funciona a visitação

Visite o restaurante do Guido da Lagosta, compareça à feirinha de artesanato no centro e faça qualquer outro passeio que julgar necessário. Mas não deixe, também, de visitar a Casa da Farinha quando estiver em Boipeba.

Vale reforçar, inclusive, que a visitação pode tanto ser feita por conta própria, quanto sendo parte integrante de um passeio maior, contratado com agências especializadas, como a Bahia Terra Turismo.

E, uma vez estando no local, será como se transportar para outras décadas, quando esta casa funcionava “a pleno vapor” e era ainda mais essencial para a ilha.

Para complementar o impacto visual, por sinal, sempre há alguém para fazer demonstrações sobre a produção da farinha de mandioca e contar um pouco da história deste lugar tão único.

Um roteiro pensado exclusivamente para a sua viagem

Ao visitar a Ilha de Boipeba, portanto, você pode tanto se aventurar por conta própria, quanto escolher criar um roteiro que seja a sua cara e atenda suas necessidades durante a viagem.

E, nesse quesito, nada melhor do que pensar na criação de um roteiro que seja de fato exclusivo, e que inclua tanto a Casa da Farinha quando outros pontos turísticos que são do seu interesse e dificilmente estariam juntos em um roteiro mais comercial.

Que tal começar a planejar isso o quanto antes?

Fale com a Bahia Terra Turismo e obtenha toda a ajuda que precisar para criar um roteiro impecável!

144 visualizações0 comentário

144 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Casa da Farinha: conheça mais sobre a vida em Boipeba

24/05/23

bottom of page