top of page

10 visualizações

0 curtidas

0 comentário

9 atividades de ecoturismo para sua próxima viagem

06/03/25

9 atividades de ecoturismo para sua próxima viagem

As atividades de ecoturismo oferecem aventura, contato com a natureza e consciência ambiental, sendo uma das formas principais de preservação dos ecossistemas e respeito às comunidades locais. 

Atividades como trilhas, passeios em áreas protegidas e esportes ao ar livre permitem que os visitantes desfrutem das belezas naturais sem causar impactos negativos. Dessa forma, o turismo sustentável garante que as experiências dos visitantes sejam responsáveis e beneficiem os moradores locais economicamente.

Chapada Diamantina destino clássico ecoturismo Bahia
A Chapada Diamantina é um destino clássico do ecoturismo baiano

Por isso, separamos 9 atividades de ecoturismo para sua próxima viagem e falaremos sobre cada uma delas a seguir:

1. Ciclismo: uma das atividades de ecoturismo mais sustentáveis

Além de proporcionar aventura e contato com a natureza, o ciclismo é uma das atividades mais sustentáveis do planeta, por ser um meio de transporte limpo capaz de substituir os automóveis, grandes responsáveis pela poluição. 

Ciclismo ecoturismo Bahia
O montain bike é muito praticado no ecoturismo

Trilhas sustentáveis surgem por todo o mundo como um incentivo às atividades de ecoturismo, ajudando a preservar a natureza e a promover um estilo de vida mais ativo e saudável.

Além disso, o uso de bicicletas também reduz congestionamentos e a poluição sonora das cidades, melhorando a qualidade de vida dos moradores de centros urbanos. Sendo assim, muitas cidades oferecem ciclovias e programas de compartilhamento de bicicletas para incentivar a população a práticas sustentáveis.

2. Canoagem: aventura e conexão com as águas

A canoagem é uma das atividades de ecoturismo e também um dos principais esportes olímpicos. Pode ser praticada de caiaque ou canoa e por profissionais ou pessoas comuns que desejam viver essa experiência. Há várias modalidades dessa atividade, alguns exemplos são a Canoagem Oceânica, o Caiaque-Pólo e o Freestyle.

A canoagem proporciona uma relação próxima entre seres humanos e mares, lagos e rios, de forma respeitosa e sustentável, assim como um bom exercício físico e muita aventura.

3. Trekking: a atividade de ecoturismo por excelência 

Trekking ecoturismo Chapada Diamantina Bahia
O trekking e o hiking são as atividades mais praticadas no ecoturismo

O trekking, palavra com origem sul-africana que significa “trilhar”, é uma atividade caracterizada por caminhadas a pé de média a longa distância, percorridas por trilhas ecológicas em meio à natureza. 

O que o difere da caminhada comum é que ele é praticado ao ar livre, em florestas, montanhas e cachoeiras, apresentando também maior nível de dificuldade.

Esta prática, assim como o hiking que percorre trechos mais curtos, proporciona profunda conexão com a natureza, incentivando a consciência ambiental e o respeito às belezas naturais do mundo.

4. Observação de aves: o encanto do birdwatching

A observação de aves, ou birdwatching, é uma atividade de ecoturismo com o objetivo de assistir diferentes espécies de aves em seu habitat natural, sem interferir com o meio ambiente. Além de comportamentos de caça e reprodução, as aves ainda participam da polinização, dispersão de sementes e controle de pragas.

O Brasil possui 18% das espécies mundiais de aves, tendo um potencial muito grande para se tornar uma das sedes mundiais para os mais de 100 milhões de observadores de pássaros que existem atualmente no mundo. 

A atividade é sustentável, respeita a natureza e não interfere na vida dos animais, além de movimentar a economia, com mais de 90 bilhões de dólares investidos no mundo anualmente.

5. Mergulho em recifes de corais: explorando a vida marinha

Mergulho snorkel ecoturismo bahia
O mergulho é uma prática fundamental para quem curte o ecoturismo

Mergulhar entre recifes de corais e observar a vida marinha colorida e vibrante é uma das atividades de ecoturismo mais procuradas.

Com os equipamentos necessários, é possível nadar entre peixes coloridos, tartarugas e outras espécies marinhas, assim como chegar a profundidades que proporcionam cenários de outro mundo.

O mergulho é uma atividade sustentável que além de diversos benefícios, possibilita a exploração de ecossistemas marinhos e incentiva a conscientização ambiental, promovendo o respeito e a preservação dos ambientes subaquáticos e das espécies marinhas.

6. Arvorismo: atividade de ecoturismo cheio de adrenalina

O arvorismo consiste em passeios por trilhas instaladas em árvores por meio de equipamentos fixos, que podem ser atravessadas de forma competitiva ou turística. É considerado um esporte radical, já que os percursos, além de serem nas alturas, possuem obstáculos como pontes suspensas, escadas e tirolesas. 

É considerado uma atividade de ecoturismo por não interferir negativamente no meio ambiente e ainda promover uma conexão com a natureza, incentivando a consciência ambiental e a preservação da fauna e da flora.

7. Campings em áreas preservadas: imersão total na natureza 

Acampar é outra opção para turismo de baixo impacto, que proporciona uma oportunidade incrível de se conectar profundamente com a natureza, respirar ar puro e se aventurar entre as árvores. Existem diversos destinos para campings sustentáveis com a infraestrutura necessária para abrigar turistas e permitir que se divirtam de forma responsável.

Além de achar o camping ideal, também é importante seguir as regras locais e, especialmente, não deixar lixo espalhado, tomando cuidado com a vegetação local e animais selvagens. 

8. Rapel: uma das atividades de ecoturismo mais radicais

O rapel é uma atividade derivada do alpinismo e consiste em técnicas de descida vertical com corda. Alguns exemplos dessas técnicas são o rapel inclinado e o rapel vertical, praticados em paredes com inclinação de até 90 graus, e o rapel de frente inclinada, que segue um formato semelhante, porém em ângulos ainda mais íngremes.

Além da adrenalina, o rapel também oferece uma experiência incrível de conexão com a natureza. 

Durante a atividade, é possível observar a paisagem completa de árvores e pedras, aprendendo a valorizar as belezas naturais e se interessando mais em preservá-las. A atividade também incorpora elementos educativos como incentivo à preservação do meio ambiente.

9. Parapente e Asa-delta: ecoturismo nas alturas

Parapente ecoturismo bahia
Voar de parapente permite ângulos inusitados na prática do ecoturismo

O parapente e a asa-delta são dois esportes radicais de voo livre com algumas características diferentes e outras em comum. 

A asa-delta recebeu esse nome por causa da palavra grega delta, que assim como sua aeronave, possui o formato de um triângulo. Sua prática consiste em usar correntes de vento para voar por quilômetros pelo céu, o que proporciona uma vista espetacular e profunda conexão com a natureza. 

Já o parapente tem um voo mais dinâmico, com o piloto controlando a altura e velocidade da aeronave, que pode se manter no ar por mais tempo.

Gostou de conhecer essas 9 incríveis atividades de ecoturismo? Então, confira agora destinos preservados no Brasil para praticá-las em grande estilo!

 
 
 

Comments


bottom of page