A vida marinha em Boipeba é extremamente rica e vibrante, com diversas espécies vivendo nos abundantes recifes de corais que cercam a ilha. Entre elas, existem 2 tipos de lagosta em Boipeba que são constantemente pescadas e servidas em vários restaurantes da região.
Neste artigo, citaremos todas as informações necessárias sobre cada uma dessas lagostas em Boipeba, para que você saiba qual delas escolher nos restaurantes visitados!

1. Lagosta Sapateira em Boipeba
Com o nome científico Scyllarides brasiliensis, a Lagosta Sapateira, também conhecida como Cavaco, é nativa do Atlântico Ocidental, sendo encontrada do Caribe ao Brasil. Ela é noturna, alimenta-se primariamente de moluscos bivalves e vive em profundidades de 20 a 40 metros, em meio a pedras, substratos arenosos, algas calcáreas, cascalho e lama.
A lagosta pode atingir até 20 centímetros de comprimento total e entre 7.5 e 10 centímetros de comprimento de carapaça. Cada uma pode chegar a 100 gramas, e sua carne é delicada, suculenta e deliciosa.
Ela é uma das lagostas encontradas em Boipeba, sendo servida em diversos restaurantes da ilha.
2. Lagosta Vermelha em Boipeba

A Panulirus argus, conhecida como Lagosta Vermelha ou Lagosta Espinhosa, é nativa do Oceano Atlântico e comumente encontrada desde o Caribe até o sudeste do Brasil. Habita o solo marinho longe da costa, em até 90 metros de profundidade, e costuma se esconder em fendas entre os recifes durante o dia e sair à noite para caçar.
Ela possui um exoesqueleto repleto de espinhos, por isso é chamada de Lagosta Espinhosa, e pode atingir até 60 centímetros de comprimento total entre os machos, e 30 centímetros entre as fêmeas. A cor avermelhada é resultado do pigmento astaxantina, que fica escondida entre as proteínas da casca, e é liberado com o cozimento dessas proteínas.
Sua carne é branca, fina e firme, mas não dura, além de possuir pouca gordura, o que resulta em um sabor delicioso.
A Lagosta Vermelha é uma das mais pescadas e vendidas do Oceano Atlântico e também tem grande importância na economia de Boipeba, assim como de todas as regiões onde é comercializada.
Mergulho em Boipeba

A água cristalina do mar e os recifes de corais repletos de espécies marinhas tornam a ilha de Boipeba um destino perfeito para a prática do mergulho. É possível contratar passeios locais que oferecem diferentes tipos de mergulho e aproveitar a natureza diversa e preservada da região.
O mergulho é uma ótima oportunidade para observar as lagostas em Boipeba, tanto a Lagosta Sapateira como a Lagosta Vermelha, e assistir a seus comportamentos reprodutores, de caça ou descanso, a depender do horário que for mergulhar.
Esta é uma oportunidade única para avistar o que há de mais belo no fundo do mar, um mundo a parte do nosso que oferece muita diversidade!
Agora que falamos dos tipos de Lagosta em Boipeba, confira os restaurantes na ilha que servem essas iguarias. Assim, você poderá vivenciar o melhor de Boipeba, aproveitando as praias, os passeios e saboreando com a gastronomia espetacular da ilha!
Comments