top of page

3 artistas em Boipeba que mostram como a ilha é inspiradora

Muitos turistas não sabem, mas existem artistas em Boipeba que não só representam toda a rica cultura da ilha, mas também ajudam a demonstrar o quanto ela é inspiradora.

Aliás: vale frisar que, nesse contexto, entram não só os artistas que são nascidos na Ilha de Boipeba, mas também aqueles que, em uma passagem por aqui, se apaixonaram por esse destino e o adotaram como fonte de inspiração para suas obras.

Na leitura a seguir, conheça mais sobre 3 deles e os trabalhos que vêm desenvolvendo.

Artistas em Boipeba, e além dela, que têm a ilha como inspiração

Não é exagero afirmar que a arte em Boipeba está nas pessoas e nas paisagens incríveis que temos.

Para onde quer que olhe, o artista encontra a inspiração que precisa para criar pinturas, esculturas e artesanatos encantadores.

E entre os artistas que já vivenciaram isso, podemos citar:

1. Augusto Toshe

Augusto Toshe é um artista que nasceu em Boipeba e sempre teve ampla vivência com os nativos e com os turistas do mundo todo que por aqui passaram, além de ser um nato apreciador da nossa fauna e da nossa flora.

Em suas esculturas, representa alguns animais da ilha, como a tartaruga, e explora os formatos das rochas encontradas nas praias.

2. Cruz

Nascido na Ilha de Itaparica, não muito distante daqui, Cruz se considera um verdadeiro “cidadão do mundo” que, depois de visitar tantos lugares, se conectou fortemente com Boipeba.

Os objetos encontrados no dia a dia fazem parte das esculturas e pinturas que cria, não sendo à toa que, aqui na ilha, o artista encontrou tanta inspiração: os coqueiros tombados e tudo o que é trazido pelo mar, incluindo lixos, se transformam em arte em suas mãos.

3. Beatriz Chachamovits

Hoje vivendo em Miami, mas sendo natural de São Paulo, Beatriz Chachamovits é uma das artistas que, em Boipeba, encontraram novas formas de se inspirar e potencializar seus talentos.

Em uma viagem para a ilha, enquanto desenhava algas, um nativo a convidou para conhecer nossos corais e, aceitando a experiência, sua veia artística foi mudada para sempre. E hoje, por sinal, grande parte de sua obra é inspirada nos corais e na sua conservação.

Outras personalidades ligadas a Boipeba que você precisa conhecer

Você encontrará artistas em Boipeba, sem dúvidas. E também encontrará artistas que estão fora da ilha, mas que realizam um trabalho inspirado nela.

Mas, estando por aqui, inevitavelmente você conhecerá, ainda, outras personalidades que ajudam a fortalecer nossa fama de destino único.

É o caso, por exemplo, do Guido da Lagosta, que possui um dos restaurantes mais importantes de Boipeba, localizado na Praia da Cueira. Ainda no quesito “comida”, temos a irreverente Danny do Acarajé, que vende seus deliciosos pratos com nomes ousados e leva ainda mais alegria para os moradores e turistas diariamente.

Já no quesito mais artístico, temos o Tavinho, também conhecido como Mr. Cabeludo. Ele pode facilmente ser considerado um dos artistas que em Boipeba vivem, por conta do trabalho que desempenha em seu Museu de Ossos.

Está planejando uma viagem para cá?

Então não deixe de clicar aqui para saber mais sobre as personalidades da ilha, com as quais você pode se deparar na sua visita.

5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


5 visualizações

0 curtidas

0 comentário

3 artistas em Boipeba que mostram como a ilha é inspiradora

02/03/23

bottom of page