top of page

Zambiapunga: saiba mais dessa tradição e quando acontece em Boipeba

Zambiapunga... Você já ouviu ou viu essa palavra antes? Ela está ligada a um dos festejos mais importantes da Bahia e, também, do Brasil, uma vez que representa tão bem a cultura baiana formada a partir da cultura africana.

Na leitura a seguir, aprenda mais sobre o assunto e descubra onde, e quando, apreciar de perto essa tradição.

O que são os festejos de Zambiapunga

De origem africana, o Zambiapunga é um festejo que, inicialmente, restringia-se ao município de Nilo Peçanha (Bahia), e consistia em uma espécie de desfile, no qual homens de máscara vestidos com tecidos e papéis de seda coloridos saiam às ruas, de madrugada, para acordar os moradores.

A véspera do Dia de Finados era a data oficial dessa tradição, que incluía, também, o uso de búzios gigantes e ferramentas agrícolas, como enxadas, como uma espécie de instrumentos tocados ao longo do percurso percorrido.


zabiapunga ilha de boipeba
Zabiapunga Ilha de Boipeba

Em que consiste essa tradição

A tradição do Zambiapunga consiste em manifestar a cultura popular da Bahia, celebrando os aspectos culturais herdados da África, e tinha como foco a ancestralidade. Não sendo à toa que o Dia de Finados era tido como referência para a celebração.

Atualmente, porém, além de estar presente em outros municípios, embora ainda restrito à Bahia, o festejo de Zambiapunga se faz presente em outras festas.

Zambiapunga em Boipeba

A Ilha de Boipeba é um dos poucos destinos baianos que guarda a tradição do Zambiapunga.

E, por aqui, ela se faz presente em festas específicas, sendo elas:

  • Festa de Reis;

  • Carnaval;

  • Festa do Divino Espírito Santo.

Durante o Carnaval, é comum que o grupo de Zambiapunga da ilha se apresente para moradores e turistas, reforçando o aspecto cultural da data e criando uma comemoração única, assim como é feito pelo grupo de Bumba Meu Boi.

Ao contrário de como ocorria há algumas décadas, as apresentações não são feitas de madrugada. Assim, todos os espectadores podem vivenciar a tradição com mais disposição.

A Festa do Divino Espírito Santo, por sua vez, também tem o Zambiapunga como parte de sua comemoração, além da tradicional lavagem da igreja, missas e procissões.


Festa Cultural Boipeba
Festa Cultural - Boipeba

Vivencie de perto essa tradição, na Ilha de Boipeba!

E então: agora que você já sabe do que se trata o Zambiapunga e conhece sua importância histórica e cultural, que tal se planejar para vivenciar a experiência dessa tradição?

Uma viagem para a Ilha de Boipeba, como foi possível notar, é extremamente rica em cultura, cabendo a cada turista saber aproveitar os festejos e tradições que preservamos até hoje. E a Bahia Terra Turismo é especialista em ajudar os viajantes também nesse sentido!

Em nosso blog, o Blog da Ilha, disponibilizamos dezenas de dicas que tornarão sua viagem única e, em uma conversa pelo WhatsApp, conseguimos transmitir ainda mais a experiência de vivenciar Boipeba em sua totalidade.

Nossa cultura, e nossas paisagens incríveis, esperam por você!


1.123 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1123 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Zambiapunga: saiba mais dessa tradição e quando acontece em Boipeba

28/04/22

bottom of page