Zambiapunga... Você já ouviu ou viu essa palavra antes? Ela está ligada a um dos festejos mais importantes da Bahia e, também, do Brasil, uma vez que representa tão bem a cultura baiana formada a partir da cultura africana.
Na leitura a seguir, aprenda mais sobre o assunto e descubra onde, e quando, apreciar de perto essa tradição.
O que são os festejos de Zambiapunga
De origem africana, o Zambiapunga é um festejo que, inicialmente, restringia-se ao município de Nilo Peçanha (Bahia), e consistia em uma espécie de desfile, no qual homens de máscara vestidos com tecidos e papéis de seda coloridos saiam às ruas, de madrugada, para acordar os moradores.
A véspera do Dia de Finados era a data oficial dessa tradição, que incluía, também, o uso de búzios gigantes e ferramentas agrícolas, como enxadas, como uma espécie de instrumentos tocados ao longo do percurso percorrido.
Em que consiste essa tradição
A tradição do Zambiapunga consiste em manifestar a cultura popular da Bahia, celebrando os aspectos culturais herdados da África, e tinha como foco a ancestralidade. Não sendo à toa que o Dia de Finados era tido como referência para a celebração.
Atualmente, porém, além de estar presente em outros municípios, embora ainda restrito à Bahia, o festejo de Zambiapunga se faz presente em outras festas.
Zambiapunga em Boipeba
A Ilha de Boipeba é um dos poucos destinos baianos que guarda a tradição do Zambiapunga.
E, por aqui, ela se faz presente em festas específicas, sendo elas:
Festa de Reis;
Carnaval;
Festa do Divino Espírito Santo.
Durante o Carnaval, é comum que o grupo de Zambiapunga da ilha se apresente para moradores e turistas, reforçando o aspecto cultural da data e criando uma comemoração única, assim como é feito pelo grupo de Bumba Meu Boi.
Ao contrário de como ocorria há algumas décadas, as apresentações não são feitas de madrugada. Assim, todos os espectadores podem vivenciar a tradição com mais disposição.
A Festa do Divino Espírito Santo, por sua vez, também tem o Zambiapunga como parte de sua comemoração, além da tradicional lavagem da igreja, missas e procissões.
Vivencie de perto essa tradição, na Ilha de Boipeba!
E então: agora que você já sabe do que se trata o Zambiapunga e conhece sua importância histórica e cultural, que tal se planejar para vivenciar a experiência dessa tradição?
Uma viagem para a Ilha de Boipeba, como foi possível notar, é extremamente rica em cultura, cabendo a cada turista saber aproveitar os festejos e tradições que preservamos até hoje. E a Bahia Terra Turismo é especialista em ajudar os viajantes também nesse sentido!
Em nosso blog, o Blog da Ilha, disponibilizamos dezenas de dicas que tornarão sua viagem única e, em uma conversa pelo WhatsApp, conseguimos transmitir ainda mais a experiência de vivenciar Boipeba em sua totalidade.
Entre em contato com a nossa equipe para conhecer mais detalhes de como planejar sua viagem e comece o seu planejamento o quanto antes.
Nossa cultura, e nossas paisagens incríveis, esperam por você!
Comments