top of page

Terno de Reis em Boipeba: a tradição está de volta!

A realização do Terno de Reis em Boipeba é uma grande demonstração da forte cultura da ilha.

Trata-se de uma manifestação cultural que remonta à época da formação cultural do Brasil como um todo e que, ainda hoje, se mantém como parte do folclore de inúmeras regiões e estados, incluindo a belíssima Bahia.

Apreciada principalmente pelos cristãos, por conta de seu significado, essa tradição está de volta à ilha. Por meio da leitura dos próximos tópicos, você poderá saber tudo sobre ela. Não deixe de ler até o final!

O que é o Terno de Reis

O Terno de Reis, em Boipeba ou em qualquer outro lugar do Brasil, é uma manifestação cultural que está intimamente ligada ao Natal e ao final do período natalino.

Ocorre que, para muitos cristãos, esse período só termina no dia 06 de janeiro, conhecido como Dia de Reis (ou Dia dos Reis Magos), sendo até mesmo esse o dia que muitas pessoas escolhem para desmontar a árvore de Natal, por exemplo.

E é justamente essa a data em que o Terno de Reis sai às ruas, passando por todas as casas e anunciando a vinda de Cristo ao mundo.

Orações, músicas e danças fazem parte de toda a passagem do Terno, sendo muito bem feitas por pessoas devidamente caracterizadas e que fazem questão de manter viva essa tradição tão importante.

O que esperar da volta do Terno de Reis em Boipeba

Foi no século 19, aproximadamente, que o Terno de Reis em Boipeba se fez presente, até o século 20, quando deixou de ir às ruas.

Foram, ao todo, quatro décadas sem as cores, as músicas e todo o encantamento que essa manifestação representa. Mas agora, em 2023, ela estará de volta, como uma forma de mostrar o quanto a população local preza pelo resgate de suas raízes e pela manutenção de tudo que se faz importante para a comunidade.

Dia 06 de janeiro, como não poderia deixar de ser, e mais especificamente às 21h00, moradores e turistas poderão ver novamente o desfile do Terno de Reis em Boipeba, levando um pouco mais do espírito natalino por todas as ruas em que passar.


Outros festejos tradicionais da Ilha de Boipeba

No que depender da comunidade local, o Terno de Reis em Boipeba voltará a ser uma tradição anual, da qual todos podem participar.

E, no que diz respeito aos nossos festejos e manifestações tradicionais, há muitos outros que você poderá ver de perto, a depender da época em que vier para a ilha.

A Festa do Divino Espírito Santo, por exemplo, reúne pescadores, baianas e a população como um todo nas celebrações para Santo Antônio, enquanto as famosas Festas Juninas deixam a Praça Santo Antônio repleta de barraquinhas e de muita música.

A Festa de Iemanjá, no início do ano (2 de fevereiro, especificamente), também representa um pouco da religiosidade da ilha, convidando turistas e moradores a levarem suas oferendas para a Rainha do Mar.

63 visualizações0 comentário

Comments


63 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Terno de Reis em Boipeba: a tradição está de volta!

02/03/23

bottom of page