top of page

8 ótimos lugares para organizar um retiro espiritual

O Brasil é um país realmente capaz de surpreender quando o assunto são destinos tropicais, paradisíacos e naturais. No caso, lugares para organizar um retiro espiritual não faltam, já que muitos estados oferecem cidades incríveis para o momento de conexão interior e paz.

É importante mencionar que não existem regras para a fé. Por isso, para organizar um bom retiro espiritual, você precisará apenas definir qual é o seu objetivo, visto que existem opções para quem quer buscar o autoconhecimento ou para quem deseja superar uma situação difícil, por exemplo.

Independente de qual seja a sua preferência, muitas cidades do Brasil apresentam opções de ecoturismo, onde se deve praticar o turismo sustentável, um conhecimento que tem como objetivo o foco na preservação do meio ambiente, como também o auxílio à comunidade local.

Em todo caso, o mais indicado é que o turista saiba sobre esse tema, a fim de garantir que sua passagem por locais pouco tocados pelos homens continue preservados e intactos.

Afinal, muitos dos destinos que mencionaremos nessa lista possuem história e muita beleza natural, sendo de nossa responsabilidade manter a boa estrutura ali presente.

Dito isso, vamos conhecer sugestões para o próximo retiro espiritual? Fique conosco e se inspire!

Melhores lugares para organizar um retiro espiritual

Não existe um único lugar específico que atende a todas as necessidades para um retiro espiritual. Por isso, é muito importante pesquisar a fundo o que você deseja, para só então reunir os melhores roteiros.

Vale lembrar que muitos hotéis e templos oferecem uma programação adequada com a região. Mas, isso é indicado somente para as pessoas que desejam ter uma experiência unificada com a hospedagem.

Abaixo iremos citar destinos que podem ser ótimas sugestões de onde fazer um retiro espiritual, já que são ambientes de paz e tranquilidade. Confira:

1. Ilha de Boipeba — Bahia

A Ilha de Boipeba, no estado da Bahia, apresenta uma tranquilidade e paisagens naturais que facilitam a conexão com o nosso verdadeiro eu. Além disso, o local é seguro para que os viajantes que estão sozinhos se sintam à vontade para meditar na praia, praticar yoga e fazer trilhas, por exemplo.

Todas essas questões somadas à estrutura completa que a ilha oferece, torna o retiro espiritual muito proveitoso em Boipeba, o que favorece o bom andamento de todas as atividades estipuladas. Lembrando que Boipeba também tem muitas opções de ecoturismo e passeios agradáveis para dias inesquecíveis.

2. Aldeia dos Krahôs — Tocantins

Visitar uma Aldeia Indígena é uma oportunidade perfeita para buscar o autoconhecimento, aprimorando a sua conexão com a ancestralidade. Obviamente é preciso ter apoio profissional para fazer tal passeio, já que isso garante tranquilidade e segurança a todos os envolvidos.

Por isso, aqui citamos a Aldeia dos Krahôs, no Tocantins. Existem muitas empresas que oferecem uma vivência completa na área, com transporte e alimentação, além de outras atividades fora da Aldeia.

3. São Thomé das Letras — Minas Gerais

São Thomé das Letras é conhecido por apresentar diversas atividades de ecoturismo, como trilhas diversas, cachoeiras e grutas. Toda essa vivência permite que o viajante possa explorar seu lado aventureiro, conhecendo também paisagens de tirar o fôlego em meio a natureza.

Inclusive, alguns ambientes lá são conhecidos por apresentar uma energia diferente, como a ladeira em que os carros sobem sozinhos, por exemplo, conhecida como Ladeira do Amendoim.

4. Aparecida do Norte — São Paulo

Aparecida, em São Paulo, é conhecida pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora. Para quem tem fé católica ou se sente conectado ao assunto, vale muito a pena fazer uma visita e sentir a energia local.

Lá é possível contemplar a nova Basílica de Aparecida, totalmente reformada, como também a Passarela da Fé e outras igrejas que mostram a história local que une a religião e a fé.

5. Templo Budista Zu Lai — São Paulo

O Templo Budista Zu Lai fica na região de Cotia, em São Paulo. Lá é possível conhecer toda a história que envolve a religião, como também buscar formas de se conectar e garantir uma experiência espiritual.

No próprio site oficial é possível consultar as informações sobre retiros, sendo que a maioria envolve meditações, práticas do silêncio, entre outros conhecimentos do budismo.

6. Paraty — Rio de Janeiro

Paraty é uma pequena cidade do Rio de Janeiro, conhecida por apresentar belíssimas praias, atrações históricas e muita beleza natural. Muitos passeios oferecidos por empresas locais são perfeitos para atividades que envolvem tranquilidade e conexão interior.

Por isso, esse é um dos lugares para organizar um retiro espiritual e vivenciar dias curtindo o ecoturismo.

7. Chapada dos Veadeiros — Goiás

A Chapada dos Veadeiros é uma região que engloba oito municípios. Ou seja, isso permite que você realmente escolha uma cidade que seja adequada aos seus planos de viagem.

Por se tratar de um roteiro tranquilo, você poderá ter muito tempo para fazer atividades consigo mesmo, curtindo a sua própria companhia. Além disso, em geral, é possível aproveitar o máximo contato com a natureza, explorando trilhas, cachoeiras e grutas.

8. Serra do Roncador — Mato Grosso

A Serra do Roncador fica entre o Rio das Mortes e o Rio Araguaia, iniciando no município de Barra do Garças, indo até a Serra do Cachimbo, no Pará. No geral, o visitante pode fazer diversas trilhas e admirar belas paisagens, sendo este um bom local de onde fazer um retiro espiritual para colocar os pensamentos em ordem.

Para garantir a segurança, o indicado é que se contrate um guia para passeios que incluem trilhas de difícil acesso.

Saiba onde fazer um retiro espiritual

Agora que você já conhece as 8 opções que apresentamos neste texto, você poderá refletir com muito mais clareza sobre quais destinos se adéquam a sua necessidade. Muitos lugares para organizar um retiro espiritual unem diversos requisitos para oferecer também uma experiência turística, o que pode favorecer quando o objetivo é o relaxamento ou o contato com a natureza, por exemplo.

Além do mais, em muitas dessas cidades existem programações fechadas de retiros diversos. Você pode optar por uma possibilidade neste estilo, ou fazer a sua própria programação, inserindo as atividades que mais lhe agradam quando o assunto é a fé individual.

Por fim, a dica é pesquisar hospedagens, custo e clima local de cada destino do seu interesse. Isso garante que sua escolha será segura e agradável para a sua estadia.

Te convidamos, agora, a ler o próximo artigo, onde você poderá conhecer 5 locais paradisíacos para conhecer sem sair do Brasil!


1.517 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1517 visualizações

0 curtidas

0 comentário

8 ótimos lugares para organizar um retiro espiritual

23/08/22

bottom of page