top of page

Os 6 melhores destinos para mochileiros

Conhecer alguns dos melhores destinos para mochileiros é a primeira coisa que você deve fazer antes de encher a mochila com itens essenciais e partir em busca da sua viagem dos sonhos.

E, eis a notícia mais animadora: existem dezenas de lugares que se encaixam perfeitamente nesse destino, sendo que muitos deles estão no Brasil e na América do Sul como um todo.

Ou seja: definitivamente não é preciso ir muito longe para viver algo memorável.

Confira mais detalhes sobre esse assunto (incluindo os destinos a serem explorados) no decorrer dos próximos parágrafos.

Relembrando o que é ser um mochileiro

Mas, atenção!

mochileiros na montanha
Mochileiros apreciando a vista

Antes de conhecer alguns dos principais destinos para mochileiros que temos por perto, é válido relembrar o que de fato é mochilar.

Afinal, embora o significado desse ato possa variar, de acordo com quem o explique, o mais comum é encontrar definições que alegam que o mochileiro é aquele viajante que possui literalmente apenas uma mochila como bagagem, e busca sempre pelos serviços mais econômicos por onde quer que passe.

Então, nada impede que você faça uma viagem de férias usando apenas esse tipo de bagagem. Mas, “via de regra”, ela também é usada como forma de economia, uma vez que o foco de cada estadia não é ostentar e gastar dinheiro, mas sim economizar, se divertir, viver aventuras e ganhar conhecimentos diversos.

E cada um dos destinos listados abaixo possibilita tudo isso.

Os melhores destinos para mochileiros que devem estar em sua programação

Então, indo direto ao assunto, estes são alguns dos melhores destinos para mochileiros que você poderá conhecer, no Brasil e na América Latina como um todo:


Cachoeira do Palmital
Cachoeira do Palmital - Chapada Diamantina

1. Chapada Diamantina (Bahia)

Todo bom mochileiro não raramente também é um bom adepto das práticas do ecoturismo. E, se esse é o seu caso, coloque a Chapada Diamantina na sua lista de lugares para conhecer um dia.

Ali existem várias opções de atrações de acesso gratuito que permitem um contato direto com a natureza (embora a presença de um guia seja indispensável), além de contar com muitas hospedagens baratas.

2. Buenos Aires (Argentina)

Para muitas pessoas, a ideia de mochilar está atrelada a escolher uma hospedagem em meio à natureza e resumir as atividades do roteiro a esse tipo de ambiente, fazendo muitas trilhas, por exemplo.

E a capital argentina prova que mesmo quem vai na contramão disso e escolhe ficar em uma grande cidade tem tudo para viver experiências incríveis, tendo apenas a mochila nas costas. Isso sem citar a vantagem de estar pertinho do Brasil.

3. Florianópolis (Santa Catarina)

Não podendo ficar de fora da lista de lugares para viajar no Brasil (ou próximo a ele) como mochileiro, Florianópolis é tão especial que recebeu até mesmo o apelido de Ilha da Magia.

Você pode explorá-la de ponta a ponta, mas se quiser viver algo que combine ainda mais com o estilo de viagem adotado, prefira ficar na região da Lagoa da Conceição, sendo ali que boa parte dos viajantes do mundo todo costuma se hospedar e curtir a noite.

4. Cusco (Peru)

Falar dos melhores destinos para mochileiros sem citar Cusco chega a ser um grande erro. Esta cidade tem tudo que muitos viajantes que compõem esse contexto gostam de explorar, incluindo muitos passeios que podem ser feitos caminhando.

O mais radical deles é o Camino Inca, que inclui uma caminhada de 4 dias até chegar a Machu Picchu, um dos locais mais icônicos do planeta!


aguas cristalinas na ilha de boipeba
Praia do Tassimirim - Ilha de Boipeba

5. Ilha de Boipeba (Bahia)

Por fim, outro destino para mochileiros que não poderíamos deixar de fora dessa lista é a Ilha de Boipeba: trata-se literalmente de uma ilha que pode ser conhecida a pé, e que contém opções gastronômicas e de hospedagem para todos os gostos e bolsos, além dos passeios diversificados.

Ou seja: mesmo viajando com maior foco em economia, você conseguirá aproveitar muito!

Vale citar, ainda, que ela está ao lado da Ilha de Tinharé, onde está Morro de São Paulo, que também faz imenso sucesso na região e atende bem aos mais diversos perfis de viajantes.

É a sua chance de conhecer dois lugares incríveis em uma única viagem!

Dicas que todo bom mochileiro deve seguir

Todos os destinos apresentados acima são especiais às suas maneiras, devendo estar no radar de qualquer mochileiro.

Mas, antes de começar a preencher sua mochila com os itens mais necessários para sua viagem, lembre-se que existem algumas dicas que, quando seguidas, deixam o ato de viajar com pouca bagagem muito mais prático e proveitoso.

É o caso, por exemplo, de refletir a respeito do orçamento disponível e, também, de pesquisar com calma como poderá se locomover no destino escolhido, bem como descobrir quais são as melhores áreas para se hospedar sem gastar muito.

Obviamente, há também a importante dica de pesquisar bastante sobre o destino em questão, de modo geral, a fim de descobrir se ele realmente irá atender suas expectativas.

E que tal dar o primeiro passo fazendo essa pesquisa tendo em mente uma viagem para a Ilha de Boipeba?

Afinal, trata-se de um local paradisíaco que atrai pessoas do mundo todo e no qual você pode, entre outras coisas:

Isso, claro, considerando que para você o ato de mochilar realmente esteja atrelado à economia. Mas, lembrando: independentemente do seu orçamento para a viagem, sendo ele mais curto ou não, a ilha sempre terá ótimas opções para te atender, em todos os sentidos.

Então, já sabendo que ela está entre os melhores destinos para mochileiros, dê o próximo passo e conheça mais sobre as experiências que devem ser vividas em Boipeba: temos certeza de que elas te deixarão com ainda mais vontade de viajar! 

6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


6 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Os 6 melhores destinos para mochileiros

11/06/24

bottom of page