top of page

Viagem de férias: 3 lugares calmos para viajar na alta temporada

O litoral baiano é dividido por partes de acordo com as características de cada região: Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento e Costa das Baleias. Em pedaço desse longo litoral estão situados alguns destinos incríveis, sendo que alguns se preservam tranquilos e com pouco movimento, mesmo na alta temporada. 

E para facilitar a sua viagem de férias, filtramos 3 destinos do litoral baiano que se mantém com as características de menor movimento de pessoas, praias paradisíacas e muito sossego.


a praia paradisiaca da ponta dos castelhanos em boipeba
A praia paradisíaca da Ponta dos Castelhanos em Boipeba

  1. Praia de Mangue Seco na Costa dos Coqueiros

  2. Ilha dos Frades em Salvador

  3. Ilha de Boipeba na Costa do Dendê

Viagem de férias

A viagem dos sonhos pode ser a próxima! Já comece a se organizar pois após este artigo, com certeza, você encontrará o que está buscando para suas próximas férias, vamos lá?

1 - Praia de Mangue Seco na Costa dos Coqueiros

A praia de Mangue Seco já esteve no topo das praias badaladas no início da década de 90, época em que foi filmada a novela “Tieta do Agreste” por lá. A grande exposição na mídia gerou um “boom” de movimento durante alguns anos, mas logo o local voltou ao esquecimento do grande público.

passeio de buggy em mangue seco
Passeio de buggy em Mangue Seco

Hoje em dia, o movimento para essa praia encantadora é gerado, principalmente, por operadoras de passeios em estilo bate-volta a partir de Salvador, mas o local oferece boas acomodações para quem desejar passar as férias por lá.

O que fazer

prainha paradisiaca no rio real em mangue seco
Prainha paradisíaca no rio Real em Mangue Seco
  • Prainhas do rio Real - O que é importante saber é que a vila de Mangue Seco fica virada para o braço de mar do rio Real, que encontra sua foz na região, fazendo com que este trecho do rio sofra grande influência das marés e forme prainhas paradisíacas. 

restaurante na praia de mangue seco
Restaurante na praia de Mangue Seco
  • Praia e dunas de Mangue Seco - Mas a distância entre a vila e a praia de Mangue Seco é de apenas 1,5 km e no percurso se encontram as maravilhosas dunas onde são feitos passeios de buggy. Na praia se encontram alguns restaurantes com o melhor da gastronomia baiana e frutos do mar, lugar ideal para comer um peixinho na beira da praia.

Onde se hospedar

Toda a infraestrutura turística está na vila de Mangue Seco, onde estão algumas pousadas e casas de aluguel, confira:

Como chegar

É possível chegar em Mangue Seco viajando de ônibus intermunicipais, mas a viagem não é das mais agradáveis pela sua complexidade. O melhor mesmo é contratar um transfer que estará à sua espera no Aeroporto de Salvador e te levará direto até o povoado de Pontal, de onde saem lanchas que atravessam o rio Real para Mangue Seco.

2 - Ilha dos Frades em Salvador

praias de agua cristalina na ilha dos frades
Praias de água cristalina na Ilha dos Frades

Mais um destino baiano que costuma receber passeios em estilo bate-volta, mas que oferece boa infraestrutura para quem desejar passar as férias por lá. A Ilha dos Frades é distrito de Salvador e está localizada na Baía de Todos os Santos, sendo uma das mais exuberantes dentre as 56 que compõem a grande Baía. 

A sua praia principal é a de Nossa Senhora de Guadalupe, que é certificada com a Bandeira Azul pela Foundation for Environmental Education (FEE), pela qualidade das suas águas, gestão e conservação ambiental.

antiga igreja de nossa senhora de guadalupe na ilha dos frades
Antiga Igreja de Nª Sª de Guadalupe na Ilha dos Frades

O que pouca gente sabe é que a Ilha dos Frades possui alguns povoados, sendo a melhor opção em termos de infraestrutura turística a vila de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, que oferece ótimas pousadas e restaurantes em meio a exuberante Mata Atlântica. 

O que fazer

praias praticamente desertas na ilha dos frades
Praias praticamente desertas na Ilha dos Frades
  • Trilhas, cachoeiras e praias desertas - A ilha inteira é uma reserva de Mata Atlântica e caminhar por suas trilhas é algo que poucos baianos conhecem, menos ainda que por lá existem cachoeiras intocadas. Muitas das trilhas terminam em prainhas paradisíacas de um mar tão verde e cristalino que chega a ofuscar as vistas.

  • Passeios de barco - Uma ótima pedida é combinar com algum pescador ou barqueiro um passeio pelas ilhas vizinhas, que possuem praias intocadas e pouco acessadas pelo grande turismo, como a Ilha das Vacas, por exemplo.

Onde se hospedar

A vila de Nossa Senhora de Guadalupe possui algumas opções de hospedagem, confira:

Como chegar

Do Terminal Turístico Náutico da Bahia, localizado em frente ao Mercado Modelo em Salvador, saem barcos que levam até a ilha dos Frades. A viagem dura cerca de 1 hora e as embarcações vão direto para a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Uma boa opção é contratar um transfer do Aeroporto de Salvador até o Terminal Turístico Náutico da Bahia.

3 - Ilha de Boipeba na Costa do Dendê

A Ilha de Boipeba é a queridinha da Bahia e por que não dizer do Brasil? Repleta de recifes de corais, piscinas naturais de água cristalina, praias praticamente intocadas e emolduradas por uma linda vegetação de coqueiros, a ilha é o refúgio perfeito para quem busca por férias tranquilas no paraíso.

praia do outeiro em boipeba
Praia do Outeiro em Boipeba

O que fazer

Dentre tantas opções do que fazer em Boipeba, selecionamos alguns dos mais importantes passeios que você pode realizar por lá, confira:

  • Caminhar pelas praias - é a primeira coisa que você deve fazer em Boipeba, afinal de contas, existe maneira melhor de conhecer um lugar senão caminhando? Se prepare pois é uma das trilhas praianas mais bonitas do Brasil;


passeio de lancha volta a ilha de boipeba
Alegria no passeio de lancha "Volta à Ilha" de Boipeba
  • Passeio de lancha “Volta à Ilha” - uma ótima maneira de conhecer o litoral da ilha inteira em um único dia, parando nas belíssimas piscinas naturais de Moreré e também na paradisíaca e intocada praia da Ponta dos Castelhanos;

  • Mergulho em Boipeba - A ilha apresenta águas das mais cristalinas do país e com excelente visibilidade para o mergulho. Portanto, acrescente essa possibilidade nas suas férias.

Onde se hospedar

Importante saber que além da vila Velha Boipeba, existem outras praias mais afastadas que oferecem ótimas opções de hospedagem, pouco movimento e muita tranquilidade, como Moreré e Tassimirim. 

Mas há também opções de pousadas em meio a Mata Atlântica, com vistas maravilhosas para a geografia da região. Melhor mesmo é que você escolha com carinho a sua, dentre as diversas opções de hospedagem que a ilha oferece.

Como chegar

Chegar em Boipeba não é uma tarefa fácil, mas a Bahia Terra Turismo facilita oferecendo diversas opções de transfer até lá, tornando sua viagem mais segura e muito mais confortável.

O Blog da Ilha

Se você curtiu este artigo, saiba que o Blog da Ilha é o mais completo sobre Boipeba, nele você encontra centenas de posts sobre os mais diversos assuntos que vão desde a história da ilha, cultura, curiosidades, geografia, cotidiano, além de passeios, hospedagens e gastronomia.

Conheça Boipeba com a Bahia Terra Turismo!

23 visualizações0 comentário

Comments


23 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Viagem de férias: 3 lugares calmos para viajar na alta temporada

16/01/24

bottom of page