top of page

Manual do turista consciente em Boipeba: 3 dicas valiosas

Buscar ser um turista consciente em Boipeba, durante sua estadia na ilha, é imprescindível. E, inclusive, essa iniciativa está diretamente relacionada ao tão necessário turismo sustentável, que tanto prezamos por aqui.

Mas, afinal: o que é ser uma pessoa que viaja de forma consciente, e quais são as melhores práticas, nesse sentido, que você pode adotar ao vir para Boipeba?

Confira as respostas a seguir.

O que é ser um viajante consciente, afinal

Muitas pessoas não sabem, mas o termo turista consciente, ou mesmo viajante consciente, é amplamente reconhecido pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, que o relaciona a quem viaja considerando os impactos que poderá causar no destino escolhido.

Trata-se daquela pessoa que compreende que cada uma das suas ações poderá, de imediato ou no futuro, impactar a economia, o meio ambiente e a comunidade local de modo geral, e faz o possível para que esse impacto seja positivo.

Como ser um turista consciente em Boipeba

Especificamente aqui na ilha (e justamente por ser uma ilha) existe um verdadeiro manual do turista consciente que você pode seguir, de modo a deixar somente marcas positivas durante sua passagem por esse paraíso.

E estas são algumas das dicas mais valiosas do manual em questão:

1. Controle a sua produção de lixo

Se tratando de uma ilha, quanto menor for a produção de lixo, mais fácil se torna para a administração local lidar com ela de forma eficaz. Então, faça sua parte e gere o menor número possível de resíduos.

Lembrando que os resíduos gerados devem ser descartados nos locais adequados, como nas lixeiras instaladas nas trilhas para as praias.

2. Valorize a economia local

Ou, em outras palavras: prefira adquirir produtos de quem produz aqui.

Ao invés de comprar lanches industrializados, por exemplo, tente fazer suas refeições nos diversos restaurantes que existem em Boipeba.

E na hora de comprar lembrancinhas de viagem, escolha os produtos artesanais da feirinha que acontece na principal praça da ilha.

3. Tenha sempre um pensamento focado na sustentabilidade

Além das dicas acima, outra dica certeira que você deve seguir para ser um turista consciente em Boipeba é simplesmente manter a sustentabilidade em mente o tempo todo.

Além da questão do lixo e da ajuda no fortalecimento da economia local, você também pode adotar práticas como:

  • Evitar banhos muito demorados;

  • Desligar o ar-condicionado do seu quarto na pousada, sempre que sair para os passeios;

  • Escolher fazer esses passeios com agências que também prezam por práticas sustentáveis na ilha, como a Bahia Terra Turismo.

Viu como é fácil conhecer Boipeba de forma consciente e sustentável?

É preciso muito pouco para ser feliz neste paraíso da Bahia

Por meio de poucas atitudes você já estará deixando sua marca positiva por aqui. E isso apenas reforça que estamos falando de um destino que não exige muito do viajante.

Inclusive, agora que já sabe como ser um turista consciente em Boipeba, você também gostará de saber que existem coisas que você não precisa trazer para a ilha: confira cada uma delas e surpreenda-se com a leveza que sua estadia terá.

24 visualizações0 comentário

Comments


24 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Manual do turista consciente em Boipeba: 3 dicas valiosas

23/05/24

bottom of page