top of page

Conecta Boipeba 2024: o festival de todas as tribos!

Atualizado: 20 de mai.

Se você está considerando viajar para Boipeba no meio do ano,  precisa conhecer o Conecta Boipeba, que vai acontecer por lá nos dias 31 de maio e 01 de junho. O evento é gratuito e costuma reunir pessoas de todas as tribos, já que recebe artistas de vários gêneros diferentes, além de atrações imperdíveis.


Leia o texto abaixo e descubra se o festival pode ser a atração que você procura para se divertir em Boipeba!


Saiba mais sobre Boipeba


Caso você ainda não conheça o destino, Boipeba é uma ilha baiana localizada no nordeste do Brasil e faz parte do arquipélago-município de Cairu, que inclui ainda outras lindas ilhas. Falando sobre Boipeba, podemos dizer que esta é considerada uma das mais belas ilhas do Brasil e atrai um número de turistas que aumenta a cada ano.


O local tem praias de areia branca, águas cristalinas e muita vegetação. Entre as atrações mais famosas de Boipeba estão a Praia de Moreré, a Praia de Tassimirim e a Praia de Bainema. Além disso, a ilha também tem uma vila de pescadores charmosa, com ruas estreitas, casas coloridas, bons restaurantes e hospedagens.


Por isso, além do evento Conecta Boipeba, este é um destino que, por si só, já vale a pena conhecer.


O que é o Conecta Boipeba


Agora, falando sobre o Conecta Boipeba, este é um projeto interessante e anual, idealizado por Targino Gondim e realizado pela Prefeitura de Cairu. Basicamente, o evento promoverá o encontro entre estilos musicais diferentes e muito apreciados, indo desde o famoso forró e axé, até o soul e o samba rock.


A programação conta com oficinas gratuitas de música, como também aulas de dança, palestras sobre a biodiversidade e discussão sobre ecologia, com o objetivo de promover a conscientização das pessoas sobre o meio ambiente.


Trata-se de uma opção completa para quem quer se divertir e aprender sobre a cultura local, sendo possível apreciar em todas as noites do evento os grandes shows de artistas muito talentosos, incluindo nomes locais e outros renomados em todo o Brasil.


Quanto a programação, o Festival Conecta Boipeba conta também com exposições de arte, performances de rua, intervenções urbanas e outras manifestações artísticas que celebram a diversidade cultural e estimulam a criatividade de modo geral.


Basicamente, a direção musical e concepção do Festival Conecta Boipeba possui como curador Targino Gondim, como mencionamos anteriormente. Este é um grande sanfoneiro, cantor e compositor, sendo hoje um dos maiores representantes do forró brasileiro. Um grande marco na sua carreira foi se tornar vencedor do Grammy Latino com a sua canção “Esperando Na Janela”, além de ter vencido o Troféu Caymmi, Prêmio da Música Brasileira.


Por fim, participou também de filmes, como: Eu,Tu, Eles, Gonzaga de Pai Pra Filho, Viva São João e a minissérie da Globo, Amores Roubados. Apresentou programas de TV para o Canal Futura: O Tom da Caatinga, Sou Forró, Sou São João e lançou belíssimos discos, tornando-se uma das maiores atrações das festas juninas de todo o Brasil, sendo um artista completo para o nosso país.


Qual a importância do Conecta Boipeba


Como você deve imaginar, o Festival Conecta Boipeba é muito importante para a sustentabilidade do destino, visto que este é de grande importância para o setor turístico, o que é capaz de trazer um número maior de visitantes ao local em um mês que pode ser considerado de baixa temporada.


Por isso, podemos dizer que o festival acaba incentivando a economia de Boipeba, pois permite que os comerciantes locais possam vender mais e, consequentemente, movimentar as finanças. Outro benefício do Conecta Boipeba é a propagação da cultura.


Em outras palavras, o festival permite que cada vez mais pessoas se aprofundem sobre a arte, algo que pode encantar os visitantes de todas as idades, religiões e estilos de vida. Com isso, a Prefeitura de Cairu apresenta oficinas que ensinam sobre temáticas importantes, incluindo o cuidado com a natureza.


A versão 2023 foi um sucesso e contou com a participação de grandes nomes da música brasileira, como Luiz Caldas e Targino Gondim, além da presença marcante de manifestações culturais locais como o Zambiapunga, o bumba meu boi e aulão e apresentação da Roda de Capoeira e Samba de Roda de Monte Alegre.


Como será o Conecta Boipeba em 2024


O Conecta Boipeba 2024, como explicado brevemente nos tópicos anteriores, acontecerá nos dias 31 de maio (sexta-feira) e 01 de junho (sábado). O evento traz nesta edição uma programação diversificada, incluindo aulas de forró com o grupo Cabrueira e arrastão com A Rural.


 Entre todas as atrações que vão acontecer durante a programação, podemos mencionar as mais relevantes:


  • Targino Gondim: este é um cantor e compositor, como foi explicado, tendo canções famosas em seu repertório, incluindo algumas canções juninas;

  • Sandra Sá: uma das grandes referências da música negra brasileira e dos ritmos soul e samba rock.

  • Armandinho Macêdo & Quinteto Sanfônico do Brasil: Armandinho é um instrumentista, cantor e compositor baiano, músico idealizador do trio elétrico e da guitarra baiana. 

  • Rennam Mendes: sanfoneiro nascido em Uauá na Bahia, é hoje conhecido nacionalmente pela sua habilidade e versatilidade;

  • Gel Barbosa: sanfoneiro, compositor, cantor, arranjador, instrumentista e produtor musical;

  • Sebastian Silva: sanfoneiro pernambucano de Caruaru, cantor, compositor e muito conhecido pela forte expressão nordestina influenciada pelos mestres Luiz Gonzaga e Dominguinhos;

  • Marquinhos Café: cantor e sanfoneiro pernambucano de Caruaru, tocou com Adelmário Coelho por 13 anos, atuando também como diretor musical.


Além dessas 7 atrações incríveis que vão agitar Boipeba, o evento também dá oportunidade a nomes locais e outros artistas que ainda estão buscando seu lugar ao sol. Isso torna a grade de apresentações mais completa, sendo também uma oportunidade para o público que gosta de conhecer e apreciar outros cantores, compositores e musicistas.


Vale a pena ir no festival?


Agora que você conhece tudo sobre o Conecta Boipeba e sabe exatamente o que esperar do festival em 2024, certamente você entendeu o quanto o evento pode ser especial e marcante.

Como explicado, o Conecta Boipeba acontecerá no final de maio e comecinho de junho, marcando o início das férias juninas no destino.  Apesar de ser um mês tradicionalmente chuvoso, sempre oferece ótimas brechas de sol com dias lindos. 


A grande vantagem, é que este período é considerado de baixa temporada, oferecendo praias praticamente desertas, além de preços mais competitivos, especialmente se você tem o intuito de planejar a viagem com certa antecedência.


Por se tratar de um festival marcante e interessante, podemos afirmar que vale a pena ir até Boipeba durante os dias, sendo importante fechar a sua estadia o quanto antes!

Leia agora o próximo artigo e conheça algumas das melhores hospedagens neste destino paradisíaco para não ficar de fora desse evento incrível!


646 visualizações0 comentário

Comments


646 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Conecta Boipeba 2024: o festival de todas as tribos!

21/05/24

bottom of page