top of page

Festa junina em Boipeba: por que visitar Boipeba nesse período

Ao planejar uma viagem para uma região diferente, é muito importante verificar a possibilidade de aproveitar as festividades tradicionais para conhecer a cultura local. Pensando nisso, falaremos abaixo sobre a festa junina em Boipeba, um momento divertido para moradores e turistas que gostam de danças, gastronomia e tradição.

Sabemos que em muitos pontos do Brasil, principalmente no Nordeste, acontecem grandes comemorações na época. Por isso, se você quer associar as férias do meio do ano a esta possibilidade, Boipeba é uma ótima opção.

Veja a seguir mais detalhes sobre a festa popular!

Saiba como são as festas juninas em Boipeba

As festas juninas em Boipeba são realmente animadas, atraindo turistas que apreciam a festividade de todos os lugares do Brasil. O mês de junho é de muitas comemorações na ilha, o que permite que o visitante possa aproveitar os eventos públicos que são marcados por shows e encontros gastronômicos.

Normalmente, a festa junina da região é comemorada na Praça Santo Antônio, já que por lá pode-se aproveitar o amplo espaço. Além disso, em dias específicos da festividade acontecem apresentações típicas, como a dança quadrilha. Também existem barracas na área para vender comidas especiais da temporada, como bolinho caipira, pipoca, cachorro-quente e quentão.

Além do Arraiá junino em Boipeba, também existem outros marcos interessantes na época que explicaremos abaixo, o que torna as viagens no mês ainda mais indicadas.

Festa de São Francisco

A Festa de São Francisco pode acontecer em maio ou junho, a depender do calendário, visto que é realizada após a semana da Páscoa e a Festa do Divino Espírito Santo.

As manifestações culturais acontecem nas ruas de Boipeba, onde são levados as imagens de São Francisco, do Divino e da Virgem Maria, até a ponta da ilha vizinha. Tudo isso com o cortejo de barcos que passam por Velha Boipeba, em sentido a Tinharé.

Festa de São Pedro

A Festa de São Pedro ocorre entre junho e julho, sendo comemorada com missas e programações tradicionais, como procissões terrestres e marítimas.

Normalmente em Boipeba, a festa acontece na região da Praia de Moreré, onde se reúnem diversos povoados para celebrar a homenagem a São Pedro.

Vale a pena ir até o local durante a época?

Infelizmente, não existe uma forma exata de saber que dia são as festas juninas em Boipeba, já que isso também depende de aspectos terceiros, como o clima. Mas, em todo o caso, o mês de junho costuma ser preparado para receber turistas que vão à procura de festas tradicionais, sendo que as maiores comemorações geralmente acontecem aos finais de semana.

Mesmo que junho seja um mês com temperaturas um pouco mais baixas, o que pode ser controverso para uma viagem em um destino litorâneo, ainda assim o inverno na região tem temperaturas muito amenas. Por isso, é a opção indicada para quem quer economizar e aproveitar, pois mesmo com as festas, o mês ainda faz parte da baixa temporada.

Leia agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer os tipos de turismo possíveis de serem praticados em Boipeba e aproveite a ilha ao máximo!

106 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

106 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Festa junina em Boipeba: por que visitar Boipeba nesse período

02/03/23

bottom of page