Flipeba 2025: saiba mais sobre a Festa Literária de Boipeba
- Márcio Torres
- há 3 dias
- 5 min de leitura
A Flipeba é a festa literária de Boipeba, um evento cultural gratuito que incentiva a literatura, a cultura em geral e celebra a ancestralidade da comunidade.
Realizada pela última vez em outubro de 2024, sua quarta edição em 2025 traz o tema: “Histórias para um futuro possível - literatura e comunidades tradicionais como ferramenta de preservação do meio ambiente”.
Continue lendo para saber tudo sobre as edições passadas dessa festa e especialmente o que acontecerá nesta 4° edição de 2025!
Primeira edição da Flipeba
A primeira edição da Festa Literária de Boipeba (Flipeba) foi realizada entre 22 e 24 de setembro de 2022, e foi um grande marco para a comunidade ao celebrar a história e cultura da ilha. O tema foi: “Boipeba lê e tem histórias para contar”, e promoveu mostras de arte, oficinas educativas, debates e exibições de documentários sobre a ilha.
A programação foi formada por mesas literárias, com a participação de escritores como Lucas de Mattos e Midiã Noelle, tal qual performances musicais e gastronômicas, como o caruru literário.
Terceira edição da Festa
A Flipeba, consolidada como uma das maiores manifestações culturais da ilha, reuniu moradores, turistas e artistas para celebrar a literatura, a ancestralidade e a arte entre os dias 09 e 12 de outubro de 2024. Sua programação abrangente e inclusiva incluiu palestras, teatro, música, cinema e oficinas culturais.
Também aconteceram lançamentos de livros e mesas literárias abordando diversos temas, desde a importância da literatura até a conexão da arte com questões socioambientais.
Além de tudo isso, o festival também proporcionou uma importante valorização da comunidade local, com a maioria das atividades sendo feitas por moradores da ilha. Isso fortaleceu a economia da região e ainda promoveu interações culturais, envolvendo cerca de 2 mil alunos de escolas regionais em atividades educativas.
Destaques da programação da Flipeba 2025
A Flipeba 2025 acontecerá entre os dias 9 e 11 de outubro deste ano. A captação de recursos já ocorreu, e a programação oficial foi revelada.
Programação oficial da Flipeba 2025
A programação da Flipeba está repleta de artistas incríveis, atividades culturais e muita diversão. Confira:
Quinta-feira, 9 de outubro - Abertura oficial e primeiras atrações
As atividades começam com a apresentação literária dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antonio Meireles, seguida do Sarau Poético, das 17:30 às 18:30. Às 20:30, o público será recebido pela Camerata de Boipeba, sob regência do Maestro Schneider, com a participação de jovens talentos locais.
Em seguida, às 21:00, acontece a cerimônia solene de abertura da Flipeba e o lançamento do projeto “Nós por Nós”. Depois, às 21:30, os shows começam com Lucas Neves, Maculelê de Monte Alegre, Mestra Jenice e Quilombo do Campinho, e Nina 100 Babado. O encerramento da noite acontece às 00:00, com EMBOLEX - DJ Fernão Ciampa e VJ Xico Ekman.
Circuito paralelo:
15:00 às 23:00 - Exposição de Arte Flotar, com David Sol e Niña Agua, na Casinha Latina.
16:00 às 22:00 - Feira Literária, com as editoras Segundo Selo, Rei do Livro, Sebo Mar de Livros e autores independentes.
16:00 às 21:00 - Mostra de filmes, curtas e bate-papo com as diretoras da Cine Patachoca, no restaurante Casa Brava (ao lado do El Bistrô).
19:00 - Performance Arte e Moda, pintura ao vivo com Cândido, na Praça da Chertelba.
Sexta-feira, 10 de outubro - Lançamentos literários e grandes shows
A programação na Praça Santo Antônio começa às 14:00, com apresentação de projetos até as 16:00.
Das 17:00 às 20:00, o palco recebe lançamentos literários:
Domingo Carvalho (Anesia Cauaçu)
Jessé Andarilho (Esquema)
Mara Felipe (Pedagogia Olodum)
Ciazinho Afreeka (Ódio)
Midiã Noelle (Comunicação Antiracista)
Almerson Cerqueira Passos (Águas de um Ori: Escritos de uma vida, livro 2 - Entre afetos e rejeições)
Matheus Kawan (Poesia com Dendê)
Chiara Mari (De raízes e de maré, axé)
Jordan (Coisa Feita, com performance declamativa).
Às 20:00, o Sarau da Onça esquenta a noite, seguido às 20:50 pela performance de dança AfroMovência Literária, com Hugo Martins. Os shows começam às 21:00 e seguem até a meia-noite, com Fredinho O Louco, Voz e Solidão - Duda Brack, Trio Mangaba e DJ Gabriel Moral.
Circuito paralelo:
14:00 às 17:00 - Cadastramento no programa ID Jovem.
15:00 às 23:00 - Exposição de Arte Flotar, com David Sol e Niña Agua, na Casinha Latina.
16:00 - Oficina Aberta e Feira Literária (com editoras e autores independentes).
16:00 às 23:00 - Feira Livre Salve Boipeba.
19:00 às 21:00 - Mostra de filmes e curtas.
19:00 - Performance Arte e Moda.
19:30 - Apresentação de dança do fogo e Exposição fixa de Sindri Mendes.
Sábado, 11 de outubro - Fórum, mesas e encerramento do festival
O último dia da Flipeba começa às 10:00, com o Fórum de Comunidades Tradicionais - Histórias para um Futuro Possível. Às 17:30, ocorre o lançamento coletivo do livro “Histórias para um Futuro Possível”, seguido às 18:30 pelo lançamento do livro “A Gente Merece Ser Feliz Agora”.
Às 19:30, acontece a mesa “O papel da mulher escritora na construção de novos mundos”, e às 20:39, uma homenagem às pescadoras, marisqueiras e quilombolas, em parceria com o Observatório de Comunidades Tradicionais. A noite segue às 21:00 com a performance Corpo-Bicho-Terra.
Os shows de encerramento começam às 21:30 e vão até 01:30 e manhã, com o espetáculo teatral “Mariar: Um Mar de Poesias”, de Emillie Lapa e Natalyne Santos. Além de Samba dos Amigos, DJ James (Eletrogroove) e Festa O Pente junto a Deuel.
Circuito paralelo:
15:00 às 23:00 - Exposição de Arte Flotar (David Sol e Niña Agua).
16:00 - Roda de conversa “Estamos Prontas”.
16:00 às 22:00 - Feira Literária.
16:00 às 23:00 - Feira Livre Salve Boipeba.
19:00 às 21:00 - Mostra de filmes e curtas com conversa com as diretoras.
19:00 - Performance Arte e Moda.
19:30 - Apresentação de dança e fogo.
Exposição fixa: “Flipeba” por Sindri Mendes.
Você pode acompanhar todos os detalhes da programação no Instagram oficial da Flipeba.
Impactos da Flipeba na comunidade
Muitas das atividades da Flipeba celebraram a ancestralidade, impactando a comunidade com a importância e relevância dos assuntos abordados.
Em 2024, a Virada Cultural realizada em parceria com o projeto Amazônia de Pé, discutiu a preservação ambiental e a sabedoria tradicional. As Mulheres da Independência foram homenageadas pelas oficinas, como a de grafite que foi conduzida por Gutemberg Sollys, destacando figuras históricas que lutaram pela igualdade na Bahia.
O fortalecimento da economia local que a Flipeba proporciona com a chegada de turistas para o evento e a oportunidade para os moradores demonstrarem seus talentos são os maiores impactos sobre a comunidade da ilha, além da celebração de tudo que faz Boipeba ser um lugar tão especial.
Agora que você já sabe sobre o incrível evento que é a Flipeba, confira algumas outras experiências imperdíveis em Boipeba, como aproveitar as belíssimas piscinas naturais, os passeios de caiaque e canoa, além da gastronomia da ilha.
Comentários