top of page

9 brincadeiras de praia para você curtir com as crianças

A ilha de Boipeba é um lugar especial para viajar com a família, especialmente com crianças. Em primeiro lugar, o paraíso do turismo sustentável na Bahia é muito seguro, a ilha é um lugar tranquilo onde as crianças podem correr soltas pelas ruas em função de não haver automóveis circulando, mas também pela quase inexistência de violência em seus povoados.

Outro fator positivo diz respeito às características geográficas das suas praias. Cercadas por recifes de corais, suas águas são calmas e nas praias formam infinitas piscinas naturais durante os períodos de maré baixa, e isso significa diversão garantida para os pequenos, não é mesmo?

Por essas e outras razões a ilha de Boipeba é perfeita para as crianças e não faltam dicas de jogos e brincadeiras para se fazer por lá.

Brincadeiras de praia

Como já dissemos, as praias de Boipeba são ideais para as crianças, e por lá elas poderão brincar soltas e em plena segurança. Assim sendo, tudo vira motivo de brincadeira, são tantas as possibilidades que decidimos enumerar 9 brincadeiras e jogos infantis para se fazer na praia com eles, vamos lá?

brincadeiras na praia
Brincadeiras na praia com crianças

1 - Castelo de areia

Uma das mais antigas, simples e divertidas brincadeiras de praia, fazer castelos de areia é um dos passatempos preferidos das crianças e não faltam filmes e desenhos animados ilustrando essa diversão, que é praticada em todo o planeta.

Se você não tiver ferramentas para utilizar, não tem problema, poderá construí-los utilizando as mãos mesmo, ou o que encontrar pela praia, palito de picolé, galhos de árvore, e decorá-los utilizando conchinhas, que tal?

E o melhor é que os castelos não precisam ser daqueles artísticos e fantásticos que se vê na TV e na internet, o simples ato de sentar para brincar com a areia já é algo espetacular!

2 - Relógio de sol

Com um pouquinho de ciência e imaginação é possível construir esse jogo criativo e muito educativo. E o melhor, os objetos do relógio já estão lá na praia, são gravetos, conchas e pedrinhas que podem ser utilizados como marcadores do tempo.

Daí em diante, é só alinhar 12 desses elementos num círculo como um relógio e utilizar dois gravetos no meio como ponteiros. Se quiser incrementar ainda mais, faça pequenos tracinhos desenhados na areia sinalizando os minutos do relógio. 

Agora vem a parte mais importante, com o passar do tempo a sombra do graveto vai mudando de lugar ao longo do dia e você poderá marcar as horas com as crianças, não é extraordinário?

3 - Jogo da memória

Um jogo bem simples de ser feito e que as crianças adoram. Faça um quadrado com 4 linhas e 4 colunas em seu interior, formando 16 quadrados. Depois distribua conchas ou pedras e peça para a criança olhar por 5 segundos. Aí é só tirar as pedras e conchas e ver se ela consegue organizar como estava anteriormente.


brincadeiras de criancas na areia
Brincadeiras de crianças na areia da praia

4 - Tiro ao alvo

Agora um jogo de habilidade. Com um palito de picolé, um graveto qualquer encontrado na praia, ou mesmo com o dedo, desenhe 3 círculos um dentro do outro. Estipule uma numeração em cada um deles, e pronto! É só atirar qualquer objeto nos círculos e quando terminar, quem tiver a maior pontuação, vence! 

5 - Caça ao tesouro

Esse jogo é para os papais e mamães apaixonados pelas histórias do mar e de piratas. Um jogo fascinante que depende muito dos conhecimentos que os pais tiverem sobre o tema. Com criatividade, as crianças se sentirão verdadeiros piratas em busca de um tesouro enterrado numa ilha paradisíaca. Bem, pelo menos a ilha paradisíaca você já tem, né?

Você pode enterrar conchinhas e pedrinhas e dizer que são jóias, ouro e outros minérios preciosos. Daí por diante, é só sugerir uma lista de desafios e dicas, para que eles vão encontrando e se aproximando do objetivo final. 

Não deixe de usar a imaginação e inserir os personagens folclóricos no jogo, piratas com tapa olho, perna de pau, papagaios no ombro, etc. A sua interpretação dos personagens é que fará toda a diferença!

6 - Desenhar na areia

Brincadeira simples e muito divertida, desenhar na areia com um simples graveto ou um palito de picolé pode ser maravilhoso para as crianças. O mais legal é observar os desenhos serem apagados lentamente com a subida da maré.


futebol na areia da praia
Futebol na areia da praia com crianças

7 - Pega-pega

Aqui as crianças determinam as regras, pode haver um pique ou simplesmente sair correndo na areia e na água deliberadamente, gingando, driblando e jogando água nelas. O pega-pega é tão simples que atravessou milênios e continua vivo no imaginário e cotidiano infantil.

8 - Enterrar o corpo

Quer a garantia de muitas risadas? Experimente brincar de enterrar o corpo das crianças e ser enterrado por elas. Os dois papéis são muito legais e as crianças adoram! Aproveite e use elementos de praia para que fique tudo bem hilário e bonitinho.

9 - Futebol 

Uma bola na praia é tudo e permite infinitas possibilidades. Você pode simplesmente ficar tocando a bola com eles, brincando de driblar, montar jogos de duplas com golzinhos feitos com sandálias, cocos e outros objetos que tiver ao alcance, montar times convidando outras crianças na praia e utilizando goleiros (aqui a dica é os pais como goleiros), e muitas outras maneiras.

E se você não entende nada de bola, não se preocupe, deixe à critério das crianças, certamente elas saberão o que fazer.


volei na praia com criancas
Volei na praia com crianças

O Blog da Ilha

Se você curtiu este artigo, saiba que no Blog da Ilha há muito mais! Nele você encontra centenas de posts com tudo sobre a ilha de Boipeba. Além disso, são dezenas de novos posts publicados mensalmente, assim você fica bem informado e aproveita melhor o que Boipeba tem a oferecer!

A Bahia Terra Turismo

Somos uma agência nascida em Boipeba e por isso escrevemos com tanta propriedade sobre essa ilha maravilhosa. Nossos serviços são muito bem avaliados e auxiliam milhares de turistas anualmente a aproveitar os principais destinos baianos, seja utilizando nossos transfers, passeios, ou simplesmente aproveitando as informações e dicas que oferecemos. 

Saiba a melhor maneira de como chegar em Boipeba e fale agora mesmo no WhatsApp da nossa Central de Reservas, você poderá adquirir seu transfer até Boipeba online mesmo, de maneira prática e segura!

Conheça Boipeba com a Bahia Terra Turismo!

87 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


87 visualizações

0 curtidas

0 comentário

9 brincadeiras de praia para você curtir com as crianças

29/01/24

bottom of page