top of page

10 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez

Realizar aquela viagem dos sonhos requer organização financeira, planejamento e perseverança. Muitas vezes se trata de um prêmio para tão grande esforço empreendido no trabalho, nos estudos, enfim, uma conquista importante merece uma viagem sensacional, não é mesmo?

Mas se para chegar em seu destino for necessário viajar de avião pela primeira vez, será preciso um pouco mais de dedicação para resolver os problemas que surgirem. Aqui vão algumas dicas para facilitar uma primeira experiência aérea e sua viagem transcorrer de maneira serena, confira!

Dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez

1 - Comprando a passagem aérea

passagem aérea na internet
Aprenda como comprar uma passagem aérea na internet

Comprar uma passagem aérea na internet não é tarefa das mais simples e a primeira dúvida que surge é: quais são os sites confiáveis e que possuem os melhores preços? Basta uma busca na internet para encontrar alguns sites de passagens aéreas como: Kayak, MaxMilhas e Skyscanner, três dos melhores na internet quanto à relação custo-benefício.

É preciso então preencher as datas de ida e retorno e o destino para onde pretende viajar e eles apresentarão as melhores opções de voos após uma varredura. Após efetuar a compra, fique atento no seu email pois chegará a confirmação do pagamento, o voucher da passagem e o código localizador da compra. Não será necessário imprimir a passagem, basta utilizar o código da compra daqui por diante.

2 - Documentos

Fique atento aos documentos exigidos para a viagem. Para voos nacionais, a Carteira de Identidade (RG) é suficiente, mas você também poderá utilizar sua habilitação de condutor. Quanto aos voos internacionais, a exigência passa a ser maior, sendo necessário Passaporte, visto, certificado internacional de vacinação contra febre amarela e seguro de viagem

Mas é muito importante que você avalie cuidadosamente os documentos que serão exigidos de acordo com seu destino de viagem.

3 - Bagagem

despacho de bagagem
Despacho de bagagem na sua viagem

Se ligue na nova lei sobre despacho de bagagem antes de comprar ou organizar sua mala, pois a única que você poderá levar gratuitamente é uma bagagem de mão com até 10 kg e que na soma das dimensões (altura x largura x profundidade), não exceda 115 cm.

A ANAC permite atualmente que as companhias aéreas cobrem valor separado para as bagagens despachadas, lembrando que você também poderá embarcar portanto um ítem pessoal como uma bolsa pequena, uma pasta de trabalho ou uma pequena mochila com notebook, por exemplo.

Se for necessário despachar uma mala maior, procure adquirir o serviço de despacho da bagagem no ato da compra da passagem, pois no balcão da companhia no aeroporto é muito mais caro.

Fique atento também à lista do que pode ser transportado na sua bagagem de mão e na bagagem despachada, tanto para voo nacional como para voo internacional e evite despachar eletrônicos, levando-os consigo na bagagem de mão.

4 - Check-in online

Check-in online
Check-in online a melhor opção

O check-in é a confirmação dos seus dados junto à companhia aérea, para que ela tenha certeza de que você de fato viajará. Você poderá realizar seu check-in online ou presencialmente no aeroporto.

Se você não tiver bagagem para despachar, o melhor caminho é realizar seu check-in de forma online, assim evitará as filas tradicionais no balcão da companhia no aeroporto. As companhias permitem o check-in online 48 horas antes do seu voo, só será preciso preencher os dados corretamente através do site da empresa, utilizando o código localizador liberado no ato da compra. Lembre-se que este código é enviado para seu email após a confirmação do pagamento. 

Após o check-in concluído, você receberá um cartão de embarque com seus dados pessoais e informações do seu voo. Fique atento ao portão de embarque.

5 - Chegue ao aeroporto com antecedência

Perder o voo por atraso é muito comum, portanto, chegue com antecedência no aeroporto. Para voos nacionais, o recomendado é chegar, no mínimo, 1h30min antes do horário do voo. Já nos voos internacionais, a antecedência deverá ser de 3 a 4 horas.

Fique ligado quanto aos horários de trânsito e ao tempo de deslocamento de onde estiver até o aeroporto, é um fator importante onde as pessoas costumam se complicar.

6 - Check-in no guichê 

Se você não fez o check-in online ou precisa despachar uma bagagem, ir ao guichê da companhia é a primeira coisa a se fazer quando chegar ao aeroporto. Caso tenha feito o check-in online e não tiver bagagem para despachar, procure entrar logo no setor de embarque e aguarde sentado em frente ao seu portão de embarque.

7 - Embarcando

embarques no aeroporto
Embarque no aeroporto

No momento de entrar no setor de embarque, será necessário passar por um detector de metais, com sua bagagem de mão passando por uma esteira de raio-x para verificarem se não há nenhum objeto proibido em sua bagagem. Se encontrado, o objeto será retido. 

Se você estiver usando algo de metal nas roupas, como um cinto, por exemplo, será preciso retirá-lo e colocá-lo junto da bagagem na esteira antes de passar pelo detector de metais humano.

Após o raio-x, procure seu portão de embarque e confira as informações do mesmo, como o destino e o número do voo, pois com frequência os portões e voos costumam ser alterados. Se assim for, procure um funcionário da companhia para saber o novo portão.

8 - Procedimentos de voo

Ao embarcar no avião, procure seu assento e guarde sua bagagem de mão no compartimento superior e lembre-se: qualquer dúvida ou dificuldade, chame um funcionário de bordo, normalmente são gentis e atender os passageiros é parte das suas funções profissionais.

Fique atento às explicações de segurança, afivele o cinto e boa viagem.

9 - Desembarque e retirada da bagagem


retirada da bagagem
Desembarque e retirada da bagagem

Após desembarcar do avião, siga o caminho de desembarque sinalizado até chegar a esteira com o número do seu voo, onde serão retiradas as bagagens despachadas. Caso não tenha despachado, é só seguir adiante até a saída para o saguão do aeroporto.

Em caso de voo internacional, precisará se dirigir até a imigração, local onde serão conferidos os documentos exigidos, como passaporte e visto, além do funcionário lhe dirigir algumas perguntas, o que é padrão.

10 - Conexão ou escala

Caso seu voo não seja direto para o destino desejado e seja necessário trocar de aeronave no aeroporto de outra cidade, não se aflija, será como embarcar novamente. 

Quando sair do avião e entrar no setor de embarque do aeroporto, siga as mesmas instruções do embarque anterior, procurando imediatamente seu novo portão que também consta no seu cartão de embarque. Fique atento ao tempo de escala, às vezes é só o suficiente para sair de um avião e embarcar em outro.

A Bahia Terra Turismo

Se você vai viajar para a Bahia, conte com o serviço de transfer da Bahia Terra Turismo. Somos uma agência especialista “em Bahia” e desde 2006, levamos milhares de turistas anualmente aos mais diversos destinos baianos, sempre primando por segurança, conforto e pontualidade.

Conheça a Bahia com a Bahia Terra Turismo!

16 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


16 visualizações

0 curtidas

0 comentário

10 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez

29/01/24

bottom of page