Virada Cultural Amazônia de Pé em Boipeba no dia 19/09
- Márcio Torres

- 26 de set.
- 2 min de leitura
No dia 19 de setembro aconteceu um evento muito especial: a Virada Cultural em Boipeba. Além de ser uma das festas populares da ilha, o evento possui uma proposta única que envolve música, cultura e ativismo. A noite foi organizada pelo coletivo Amazônia de Pé em parceria com a Flipeba, a Rede Quase Nativa e a Casinha Latina.
A seguir, descubra o que é esse evento, sua programação e seu impacto, tanto na ilha quanto em todo o Brasil.

O que é a Virada Cultural Amazônia de Pé
A Virada Cultural da Amazônia de Pé é um movimento nacional que inclui artistas, coletivos, comunidades e ativistas na luta pela preservação da maior floresta tropical do mundo. Acontece desde 2022 em diferentes cidades do Brasil paralelamente, com atividades culturais, artísticas e políticas que conscientizam enquanto entretém.
A organização também possui o Projeto de Lei Amazônia de Pé, uma proposta de iniciativa popular (PLIP). Seu objetivo é destinar aproximadamente 57 milhões de hectares de Florestas Públicas Não Destinadas da Amazônia Legal para proteger comunidades indígenas e ribeirinhas, assim como criar novas unidades de conservação.

O intuito principal é combater o desmatamento, a grilagem e as queimadas, práticas que ameaçam tanto a floresta quanto milhões de pessoas que dependem dela.
Programação da Virada Cultural de Boipeba
A programação da Virada Cultural de Boipeba organizou momentos de aprendizado e diversas atividades artísticas e culturais, com muita música, literatura e ativismo.
Às 19:30 aconteceu o lançamento da Flipeba, com o tema Histórias para um futuro possível. Em seguida, às 20:00, foi realizada a roda de conversa com o coletivo Flipeba, sobre a viagem a Maputo e a articulação da FLIP Preta.
Já às 21:00, a música tomou conta do espaço com o Samba de Matriarca, comandado por Jenice de Boipeba.
Durante toda a programação, uma banquinha de assinaturas esteve presente para representar o projeto de lei Amazônia de Pé. Essa mesma iniciativa foi realizada nos dias anteriores ao evento, na Casinha Latina.
Quem não conseguiu participar, ainda terá oportunidade de assinar e conhecer mais sobre o projeto durante a próxima edição da Flipeba, que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro deste ano.
Cultura, ativismo e turismo na ilha

A Virada possui uma grande importância cultural, especialmente por mostrar como a arte pode ser usada como ferramenta de conscientização e transformação. E também dá palco para outros projetos importantes, como a Flipeba, assim como à artistas locais, como Jenice, por exemplo.
Além disso, eventos como este movimentam o turismo na ilha ao intensificar o diferencial cultural que Boipeba já possui, com muitas festas populares e projetos sociais de preservação ambiental e valorização da comunidade.
A Virada Cultural em Boipeba fez um grande papel ao mostrar como arte e ativismo podem se unir para celebrar a cultura local, ao mesmo tempo que impulsionam a luta pela preservação da Amazônia. Agora que você já sabe como este evento ocorreu, confira mais sobre a Festa Literária de Boipeba, que está perto de acontecer novamente!




Comentários