top of page

8 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Projeto Vivá Moreré: transformação comunitária em Boipeba

06/10/25

Projeto Vivá Moreré: transformação comunitária em Boipeba

  • Foto do escritor: Márcio Torres
    Márcio Torres
  • 6 de out.
  • 4 min de leitura

O Projeto Vivá Moreré surgiu com o propósito de fortalecer a educação e profissionalização dos moradores de Boipeba. Além de também promover o turismo sustentável na ilha para manter suas belezas naturais intactas.

A iniciativa atua diretamente nas comunidades de Moreré e Monte Alegre, oferecendo cursos e oficinas para ajudar a formar moradores da ilha. O projeto incentiva o empreendedorismo de forma consciente e sustentável e ainda valoriza a cultura local. 

A seguir, explicamos mais sobre esse projeto, dando alguns exemplos de cursos e eventos organizados pelo Vivá.

Projeto Viva Moreré
Voluntariado no Projeto Vivá Moreré em Boipeba - Reprodução / Site Vivá Moreré

O Projeto Vivá Moreré em Boipeba

O Projeto Vivá foi criado em 2021, com apoio da ONG escocesa Siobhans Trust e, mais recentemente, da Embaixada da Irlanda no Brasil. A ideia é expandir cada vez mais, alcançando toda a ilha de Boipeba. 

Os cursos são escolhidos de acordo com as necessidades locais e administrados por profissionais especializados. A coordenação cuida de toda a parte burocrática, enquanto investimentos em materiais e divulgação alcançam cada vez mais pessoas.

Educação e profissionalização como ferramenta de empoderamento no Vivá Moreré

O principal objetivo do projeto é oferecer caminhos para que os moradores possam descobrir suas vocações e adquirir independência financeira. Os cursos abrangem áreas como arte, gastronomia, tecnologia, línguas, artesanato e esportes.

O ambiente incentiva a troca de conhecimento, com técnicas e novas formas de exercer cada profissão sendo ensinadas. O Vivá fortalece os laços comunitários, cria redes de apoio e desenvolve a autoestima da comunidade. Além de também possibilitar o surgimento de amizades entre pessoas que possuem objetivos em comum.

Atividades e cursos oferecidos pelo Projeto Vivá Moreré

Um dos grandes diferenciais da Vivá é a variedade de cursos que oferecem. Cada atividade foi pensada de acordo com as necessidades dos moradores, além de valorizar conhecimentos ancestrais e respeitar o ritmo de aprendizado de cada um.

Comunidade Moreré
Curso de crochê no Prpjeto Vivá Moreré - Reprodução / Instagram @projeto.viva.ilhadeboipeba

Os cursos são gratuitos e variam desde atividades manuais até habilidades necessárias para embarcar no mercado de trabalho. Confira algumas opções!

Curso de crochê 

Além de ser uma habilidade incrível para criar roupas, acessórios e objetos úteis para o dia-a-dia, o crochê também contribui para a saúde mental. Proporciona bem-estar, reduz o estresse e melhora a concentração, além de fortalecer vínculos entre as mulheres da comunidade.

Durante as aulas, acontecem trocas de histórias, risadas e amizades que tornam o ambiente ainda mais especial. É uma forma incrível de empoderar essas mulheres e ainda lhes oferecer uma opção de fonte de renda.

Curso de culinária 

Neste curso, os participantes aprendem a utilizar os alimentos como um todo, incluindo cascas, sementes, sobras e talos que são descartados pela maioria das pessoas. O propósito é reduzir o desperdício e aumentar o repertório culinário dos alunos.

O curso proporciona aprendizado técnico, valorizando tanto os nutrientes quanto o sabor de cada ingrediente, estimula a criatividade, assim como a conexão com a alimentação saudável.

Curso de corte e costura

Organizado com as mulheres da comunidade como público alvo, o curso busca incentivar o empreendedorismo feminino e proporcionar uma nova fonte de renda. Nele, são ensinadas técnicas de costura aliadas à reutilização de tecidos.

Artesanados do projeto
Artesanato produzido no Projeto Vivá Moreré - Reprodução /  Instagram @projeto.viva.ilhadeboipeba

O reaproveitamento de roupas antigas e retalhos, além de ser sustentável, também estimula a economia circular, como bolsas, acessórios e itens de decoração.

Curso de penteados afro

A oficina de penteados e tranças afro tem como propósito principal valorizar e celebrar a ancestralidade e força das mulheres negras. Além de embelezar, as tranças são um símbolo de resistência que deve ser preservado.

Técnicas criativas e simbólicas de fazer essas tranças são ensinadas durante as aulas, o que traz uma reconexão com as raízes culturais e valoriza a beleza afro-brasileira.

Curso de macramê 

O curso de macramê ensina a técnica dos nós para a produção de itens artesanais, como suporte de plantas, chaveiros, itens de decoração e acessórios. Além de tudo isso, ele é completamente gratuito.

Os participantes fazem as aulas práticas e ainda recebem dicas de precificação e venda dos produtos, para que possam gerar renda com os objetos que produzem.

Curso de inglês 

O curso ensina moradores, preparando-os para se comunicar melhor com os turistas e aumentar suas opções profissionais. Boipeba tem cada vez mais atraído turistas de todo o mundo, o que torna a necessidade de profissionais que falem inglês ainda mais urgente.

O ensino é adaptado à realidade local e é de extrema importância para a comunidade, já que o inglês uma ferramenta essencial para quem deseja trabalhar com atendimento, comércio e turismo. Ou até mesmo para viajar fora do país e viver outras culturas.

Curso de artesanato
Curso de artesanato sustentável - Reprodução /  Instagram @projeto.viva.ilhadeboipeba 

Curso de artesanato sustentável 

Esta atividade foca em transformar materiais reaproveitáveis em peças novas e funcionais. Os participantes aprendem técnicas e criam peças que respeitam o meio ambiente e incentivam o consumo mais consciente.

A sustentabilidade é essencial, especialmente em locais como Boipeba, que possui tantas belezas naturais que devem ser preservadas. Por isso, esse curso preza por desenvolver essa consciência ambiental enquanto se aprende habilidades manuais.

Eventos culturais e ações comunitárias do Vivá Moreré

Além dos cursos, o projeto também realiza eventos gratuitos ao longo do ano, tanto para divertir quanto para ensinar e incentivar o aprendizado. 

O Dia das Crianças, por exemplo, costuma ter temática circense com apresentações de tecido acrobático, pirofagia, música e muitas histórias sendo contadas para o público.

Nas férias, o Projeto Vivá Moreré em Boipeba organiza oficinas de circo, confecção de brinquedos, caminhada ecológica, brincadeiras tradicionais e atividades de reciclagem. Tudo pensado com carinho para oferecer diversão e aprendizado às crianças da comunidade.

O Vivá também organiza rodas de conversa, como a que abordou o tema da saúde emocional das mulheres, além de sessões de cinema com filmes que retratam a realidade local. Um exemplo foi a exibição do documentário “Um cochinho à Resistência”, de Felipe Beltrame, com relatos dos moradores de Boipeba.

O Projeto Vivá Moreré é uma iniciativa cultural e profissional, que vem fazendo muita diferença na vida dos moradores da ilha. Agora que o conhece, confira outros projetos sociais em Boipeba que melhoram o bem-estar e qualidade de vida da população local, além de focarem muito na conservação ambiental da ilha.

 
 
 

Comentários


bottom of page