top of page

Férias de Julho: onde ir com os filhos

Está procurando um destino para curtir uma viagem dos sonhos nas suas férias de julho com a família? Preparamos uma lista com 3 lugares especiais na Bahia que oferecem tranquilidade, ótima logística de acesso, excelente infraestrutura e belíssimas paisagens, que tal?

Mas obviamente você pode se perguntar do risco em relação à chuva, já que se trata do inverno brasileiro, estação que costuma ser mais fria e chuvosa. 

vista aerea da praia de bainema ilha de boipeba
Vista aérea do morro que separa as praias de Moreré e Bainema na Ilha de Boipeba

Quanto ao litoral baiano, o risco existe, mas a possibilidade de fazer sol também é grande. Todavia os destinos que listamos são tão lindos que faça chuva ou faça sol, certamente sua família aproveitará muito!

Outro detalhe é que em um desses destinos o inverno é a estação seca, ou seja, faz um friozinho gostoso e não chove. Ficou curioso? Continue conosco!

Férias de julho: onde ir com filhos

Bem, já fizemos muito mistério na introdução deste artigo, confira agora nossa lista TOP 3 de destinos para curtir o mês de julho na Bahia:


  1. Ilha de Boipeba

  2. Lençóis 

  3. Porto Seguro

1 - Ilha de Boipeba

Se existe um paraíso na Terra em terras baianas, ele se chama Boipeba! “M’boi Pewa” em tupi que significa “cobra chata” em alusão às tartarugas marinhas que lá desovam, a ilha de Boipeba é a verdadeira personificação do paraíso, seja pela natureza dadivosa que lhe retocou com caprichos Divinos, seja pela sua riqueza histórica e cultural.

costa recehada de piscinas naturais ilha de boipeba
A costa de Boipeba é recehada de piscinas naturais

Quilômetros de praias recortados por recifes de corais que formam dezenas de piscinas naturais translúcidas, repletas de vida marinha e um colorido que deslumbra até os mais experientes mergulhadores. 

Vegetação de coqueiros, amendoeiras, mangabeiras e resquícios de Mata Atlântica em estado bruto de antigas fazendas, grande riqueza fluvial emoldurada por lindos manguezais, e povoados ainda preservados da grande globalização turística e econômica, essa é a Ilha de Boipeba!

Praias

A costa de Boipeba possui aproximadamente 20 km de extensão litorânea, distribuídos entre as praias da Boca da Barra, Outeiro, Pedrinhas, Tassimirim, Cueira, Moreré, Bainema, Ponta dos Castelhanos e Cova da Onça

praias desertas e mar azul em boipeba
Que tal quilômetros de praias desertas e mar azul para você e sua família?

Cada uma possui suas características, sendo Moreré a mais badalada em razão de estar posicionada em um dos trechos mais bonitos da ilha, cercada de recifes de corais e piscinas naturais, além de uma orla super recortada, de vegetação farta e quase que intocada. 

Em um lugar tão bonito assim, tenha certeza que os dias de chuva possuem sua beleza e também merecem ser aproveitados no melhor estilo “dançando na chuva”.

passeio de lancha praia da ponta dos castelhanos
Passeio de lancha parado na praia da Ponta dos Castelhanos

Passeios

A ilha oferece um cardápio de passeios que variam entre lanchas, quadriciclos, canoas, caiaques, e também caminhando, afinal de contas, existe maneira melhor de conhecer profundamente os lugares visitados? 

Como chegar

Boipeba está localizada na Costa do Dendê e apesar de estar a menos de 100 km ao sul de Salvador em linha reta pelo mar, o acesso não é dos mais fáceis. 

Porém, existem inúmeras maneiras de chegar lá com segurança, conforto e velocidade, voando, por terra e pelo mar, ou mesmo em combinações de transfers semi-terrestres que englobam automóveis e embarcações. Certamente dentre tantas opções, você encontrará uma que lhe cabe no bolso e que facilite o acesso ao paraíso.

casarao e rua de lencois decorada para a festa de sao joao
Casarão histórico e rua de lençóis decorados para as festas juninas

2 - Lençóis

A charmosa cidade baiana de Lençóis é considerada a capital da Chapada Diamantina e além de ser o portal para diversas expedições, trilhas e trekkings maravilhosos, possui rica história fartamente ilustrada em seus casarões coloniais, ruas de pedra e igrejas seculares.

O conjunto arquitetônico e paisagístico de Lençóis foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1973, sendo mais de 500 imóveis preservados dentro da sua área de proteção.

Vale lembrar que o inverno é a estação seca na Chapada Diamantina, portanto, não chove por lá no mês de julho!

Expedições, trilhas e trekkings

fazenda pratinha com as criancas chapada diamantina
A Fazenda Pratinha é uma excelente opção de lazer com as crianças na Chapada Diamantina

Imagine que Lençóis é o ponto de partida para quase todas as expedições pela Chapada Diamantina, dos mais complexos e difíceis trekkings, como o da Cachoeira da Fumaça por baixo, às trilhas mais próximas que levam a lindas cachoeiras, poços, morros, serras e vales maravilhosos!

Mas lembrando que se o foco deste artigo é passear com a família, devemos apresentar as inúmeras opções de passeios que podem ser feitas com crianças, confira:


cachoeira do mosquito para toda a familia chapada diamantina
A cachoeira do Mosquito possui uma prainha e seu fácil acesso é excelente para famílias

Lençóis também oferece trilhas curtas que levam a lugares encantadores sem precisar de carro, basta contratar um guia:


  • Cachoeira da Primavera

  • Ribeirão do Meio

  • Salão das Areias Coloridas 

  • Poço Halley


Como chegar

Lençóis está a 414 km de Salvador e pode ser acessada em carro próprio ou alugado ou de ônibus intermunicipal que sai da rodoviária de Salvador

Mas se você deseja chegar lá de maneira mais segura e confortável, a opção é contratar um transfer que te receberá no aeroporto ou no local onde estiver hospedado. 

3 - Porto Seguro

Além de ser uma cidade histórica e linda, recheada de festas e opções de lazer, Porto Seguro é um destino estratégico em função da grande variedade de vilarejos e povoados que oferecem algumas das mais bonitas praias do Brasil.

centro historico de porto seguro
Centro histórico de Porto Seguro

Trancoso, Praia do Espelho, Caraíva, Santo André e Santa Cruz de Cabrália são alguns exemplos de lugares lindos e próximos, sem falar de Arraial d’Ajuda, que além de apresentar praias incríveis, possui o Arraial d’Ajuda Eco Parque, que faz a alegria de toda a família com chuva ou com sol.

Como chegar

A cidade de Porto Seguro possui um aeroporto que recebe voos das principais capitais do Brasil, portanto, é um destino muito acessível. Uma boa pedida por lá é se fazer valer da contratação de transfers que levem sua família para alguns dos destinos citados acima.

A Bahia Terra Turismo

Somos viajantes profissionais e conhecemos a Bahia com a palma das nossas mãos. Por isso a Bahia Terra é uma agência especialista “em Bahia”, levando desde 2006, milhares de turistas anualmente aos mais diversos destinos baianos, sempre primando por segurança, conforto e pontualidade.

Seja qual for a sua escolha dentre os três destinos que citamos neste post, saiba que poderá contar com os transfers da Bahia Terra Turismo, uma agência cadastrada no Ministério do Turismo e na ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem).


4 visualizações0 comentário

留言


4 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Férias de Julho: onde ir com os filhos

31/01/24

bottom of page