Como juntar dinheiro para viajar? Confira 10 dicas imperdíveis

Viajar está entre uma das melhores sensações vivenciadas, não é mesmo? No entanto, quando este é o tema principal, uma das maiores dúvidas é como juntar dinheiro para viajar.

Obviamente, esta não é uma missão fácil, pois exige disciplina e responsabilidade financeira. Mas, com as decisões certas, é possível conhecer as belezas naturais que o Brasil reserva, visitando destinos turísticos incríveis, como Boipeba, por exemplo, ou até investir em uma viagem para fora.

Para te auxiliar nessa missão, abaixo você vai conhecer 10 dicas simples para facilitar esse planejamento. Acompanhe!


Economizar para viajar com amigos
Economizar para viajar

Como juntar dinheiro para viajar?

Existem muitos hábitos que facilitam a economia para viajar. A seguir, listaremos alguns deles, mencionando especialmente detalhes que fazem toda a diferença na soma total dos custos. Vamos aprender?

1. Faça um planejamento completo

Antes de mais nada, é muito importante ter um planejamento com datas, opções de destinos, incluindo possibilidades de hospedagens e transporte. Isso permite que você analise as melhores escolhas com base em seu orçamento. Além disso, é mais fácil economizar para uma viagem quando sabemos qual o valor iremos precisar.

2. Economize com antecedência

Se você já está pensando em agendar a sua viagem, a melhor escolha é começar a economizar meses antes da data marcada. Isso porque você conseguirá organizar os custos sem pressa, fazendo uma poupança que realmente caiba em seu orçamento.

A princípio, viagens marcadas de forma repentina exigem gastos maiores. De certa forma, você terá que arcar os custos totais em poucos dias, sendo uma opção inviável para quem realmente deseja economizar para fazer uma viagem incrível.

3. Faça uma lista de compras

É impossível fazer um passeio completo sem gastar com algumas compras. Por isso, se você está se perguntando como juntar dinheiro para viajar mesmo fazendo compras, saiba que isso é completamente normal.

Muitas vezes você vai precisar de roupas novas, acessórios ou até mesmo peças para o carro, caso queira ir até o destino de automóvel. Então, a melhor forma de organizar esses custos é com uma lista, onde serão avaliadas exclusivamente as necessidades primordiais.

4. Tenha um cofre reservado

Se você não tem um local exato para economizar para a viagem, saiba que esse é um erro comum. Isso porque os valores precisam ficar separados para evitar gastos inesperados feitos por impulso.

Além disso, a decisão facilita a organização do orçamento familiar. Assim, você poderá colocar uma quantidade de dinheiro sempre que houver disponibilidade. Lembrando que até o pouco faz muita diferença a longo prazo.

5. Tenha um roteiro detalhado

Em suma, ter um roteiro detalhado pode auxiliar muito na economia. Isso porque você poderá analisar os melhores passeios, assim como opções para as refeições, por exemplo. Além do mais, levando isso em consideração, é possível definir a melhor temporada para viajar com base no que você pretende.

Afinal, fazer passeios durante o inverno, evitando o mês de julho, pode ser uma ótima escolha de quem deseja descobrir como economizar para viajar. De certa forma, a baixa temporada oferece preços mais atrativos, sendo estes perceptíveis desde o custo da hospedagem até os valores nas refeições, por exemplo.


Economizar para acampar
Economizar para acampar

6. Evite o uso de cartão de crédito

Em primeiro lugar, devemos mencionar que o cartão de crédito é uma das formas mais fáceis de comprar por impulso. Sendo assim, antes de pensar em gastar dessa forma, é muito importante analisar a real necessidade da compra.

Lembre-se que mesmo as parcelas pequenas também se tornam um compromisso, sendo esta uma das questões que podem causar o desequilíbrio financeiro.

7. Evite fazer compras no impulso

Ao frequentar o supermercado ou o shopping, por exemplo, sempre faça listas. Isso porque com essa dica você evita as compras desnecessárias. Afinal, nem sempre precisamos realmente de tudo que desejamos em um momento em especial.

Muitas vezes nos arrependemos de determinada compra minutos depois de pagá-la. Para evitar que isso tire o seu foco, evite fazer passeios em lojas apenas para olhar os produtos. As listas, por sua vez, te auxiliarão a procurar o que realmente você precisa naquela situação.

8. Se motive para ir viajar

Ao contrário do que a maioria pensa, para saber como economizar para viajar é muito importante estar motivado para o desafio. Muitas vezes desejamos conhecer determinado destino, mas não alimentamos essa vontade.

Em determinados momentos nos esquecemos do objetivo principal, sendo esta uma das razões que nos levam a gastar excessivamente e fazer outros planos desnecessários, por exemplo.

Por isso, procure ver fotos dos passeios e se imagine no local que deseja. Isso permite que você esteja focado em fazer a economia necessária para finalmente curtir a estadia tão merecida.

9. Aprenda a recusar convites para economizar

Recusar convites será um sacrifício necessário para juntar dinheiro para viajar.

Nem sempre poderemos acompanhar amigos e familiares em todos os passeios. Afinal, cada um terá seus objetivos individuais.

Para tornar a decisão mais leve, lembre-se do motivo da economia e procure pensar que isso não será para sempre. Logo depois da viagem seus esforços terão valido a pena.

10. Faça pesquisas

Por fim, a última dica. Para quem realmente deseja economizar antes e durante a viagem, é essencial fazer pesquisas de preço. Isso porque você pode fechar uma hospedagem com valor elevado, por exemplo, por falta de buscas comparativas.

Não é segredo que existem condições diferentes, com preços distintos para cada tipo de necessidade. Com as viagens isso não seria diferente.

Então, não deixe de observar os valores e realmente faça diversos orçamentos. Com base no seu roteiro e planejamento, você conseguirá analisar as prioridades, escolhendo assim, as possibilidades perfeitas para o orçamento definido.


Aprender a economizar na viagem
Aprender a economizar na viagem

Saiba como economizar para viajar e modifique seus dias, deixando-os mais atrativos

Agora que você já sabe por onde começar para economizar, também sabe como observar onde estão seus erros e acertos na rotina. Lembrando que, essas dicas são gerais. Mas, você também pode avaliar comportamentos pessoais que podem ser prejudiciais.

De fato, viagens fazem muito bem para a nossa saúde mental. Então, podemos dizer que sim, o ato de fazer passeios e conhecer novos locais também é uma atitude de autocuidado.

Sair da rotina é muito importante para evitar o acúmulo de estresse. Muitas vezes não pensamos o quanto nos faria bem alguns dias longe das preocupações. Levando isso em consideração, mudar alguns hábitos para pensar em formas de como juntar dinheiro para viajar faz muita diferença em nossa vida.

Por último, que tal aproveitar essas dicas para conhecer Boipeba? Leia o seguinte post e saiba quanto custa visitar esse destino imperdível. Espero que tenha se motivado para fazer novos passeios e fique firme no seu objetivo!


15 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

15 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Como juntar dinheiro para viajar? Confira 10 dicas imperdíveis

22/02/22