Como ir de Maraú (Barra Grande) para Boipeba: tudo o que é preciso saber

Saber como ir de Maraú para Boipeba significa saber, também, como ir de um destino paradisíaco a outro, para viver uma imersão em diversas paisagens e experiências espetaculares, em uma única viagem.

E não estamos exagerando ao dizer isso: se você já fez ao menos uma breve pesquisa sobre essa região da Bahia na internet, sabe do que estamos falando.

Descubra, no decorrer deste artigo, como chegar aqui na Ilha de Boipeba partindo de Maraú e, também, como fazer o caminho inverso.

Além disso, não deixe de conferir nossa sugestão de roteiro, para que você consiga aproveitar pelo menos o básico de cada destino com tranquilidade.

Vamos começar?

Entendendo o que é Maraú

Antes de explicarmos quais são os possíveis percursos entre Maraú e Boipeba, é importante explicarmos o que realmente é Maraú.

E não: não se trata de uma ilha.

Esse local é, na verdade, um município que pertence à Costa do Dendê e tem o formato de península. Ou seja: possui três dos seus “lados” banhados pelo mar, e um ligado ao continente, sendo exatamente esse braço de terra, o “quarto lado”, que cria a diferença em relação às ilhas, que são completamente cercadas por água.

Não estranhe, por sinal, ao ver as pessoas se referindo a esse destino como Península de Maraú, pois esse é, basicamente, seu nome oficial.

Por fim, para melhor entendimento do que explicaremos a seguir, é importante que você saiba, também, que Barra Grande é a principal vila de Maraú, e seu principal centro turístico.

É, ainda, o principal ponto de partida quanto se trata de ir visitar destinos próximos, como a Ilha de Boipeba.

Como ir de Maraú para Boipeba

Estamos falando de fazer o trajeto entre uma península e uma ilha. Portanto, é de se imaginar que seja impossível chegar somente via terrestre, não é mesmo?

Atualmente, existem duas formas oficiais e seguras de vir para Boipeba, saindo de Maraú: fretando uma lancha, ou fazendo o percurso semi-terrestre.

No que diz respeito a utilizar uma lancha privativa, não há segredo: basta fazer a contratação diretamente no porto do vilarejo de Barra Grande. A viagem, ao todo, dura em torno de 01h30.

Leia também: Barra Grande: visite partindo de Boipeba

O preço, porém, pode não ser tão atrativo para quem está viajando sozinho ou em casal, por exemplo, uma vez que o valor cobrado para a lancha que comporta até 7 pessoas é de R$1.500,00, e a maior, que comporta de 8 a 10 pessoas, é fretada por R$1.900,00 (valores sujeitos a alteração).

Mas há, claro, o quesito conforto, principalmente se você estiver viajando com muita bagagem.

Porém, se sua ideia é economizar ao máximo, opte pelo percurso semi-terrestre, o qual você deverá fazer da seguinte forma:

  • Dirija-se até o porto de Barra Grande e, lá, embarque em uma lancha sentido Camamu;

  • Em Camamu, pegue o ônibus com sentido a Valença;

  • Já em Valença, vá até o local de saída das lanchas rápidas e embarque em uma para Boipeba.

São mais etapas, mas não deixa de ser um processo relativamente simples, lembrando que de Camumu a Valença são aproximadamente 02h00 de ônibus. Já do terminal rodoviário de Valença até o terminal hidroviário são uns 15 minutos de caminhada e, se você estiver com muita bagagem, poderá solicitar um táxi ou carro de aplicativo até lá.

Ao utilizar esse ônibus, também é possível pedir para desembarcar em Graciosa, um vilarejo que pertence a Valença, e ali pegar a embarcação com destino a Boipeba.

Saiba mais sobre vir para a ilha via Graciosa aqui.

Como ir de Boipeba para Maraú

Agora que você já descobriu como ir de Maraú para Boipeba, talvez esteja se perguntando sobre as opções disponíveis para fazer o trajeto contrário.

E as opções são as mesmas listadas acima: é possível fretar uma lancha, ou ir até Valença, de lá seguir até Camumu e, de Camumu, ir até Barra Grande.

Também existe uma opção extra:

Utilizar o passeio de bate e volta, que sai da Boca da Barra e tem a Península de Maraú como destino, como meio de locomoção. Mas, atenção: o passeio se inicia de manhã, então você poderá ir para Maraú somente nessa parte do dia.

Importante: utilizar esse passeio como forma de vir para Boipeba a partir de Maraú pode ser inviável, a não ser que você dê sorte de a embarcação não estar cheia, a ponto de conseguir embarcar no final da tarde, quando os participantes seguem de volta para a ilha.

Roteiro Boipeba e Maraú: como aproveitar os dois destinos

A quantidade de dias e de atrações a serem aproveitados em uma viagem varia de acordo com alguns fatores, como o orçamento disponível. Mas, quando se trata de aproveitar Boipeba e Maraú em um mesmo roteiro, é interessante reservar ao menos 6 dias, considerando que o dia da chegada e da partida fiquem somente para relaxar na hospedagem e organizar a bagagem.

Com dois dias na península, visite a Praia de Barra Grande, bem como as demais ao redor, e curta o centrinho do vilarejo (principalmente a gastronomia).

Não deixe, também, de visitar Taipu de Fora, para aproveitar as piscinas naturais.

Na hora de ir de Maraú para Boipeba, programe-se para aproveitar algumas praias quando chegar e, ao anoitecer, desfrute do que o centrinho da Velha Boipeba tem para oferecer. No dia seguinte, opte pelo passeio Volta à Ilha - Boipeba, que é completo, e inclui nossos principais pontos turísticos.

Uma atração pensada justamente para quem está com o tempo corrido, mas quer desbravar a ilha ao máximo.

Vamos começar a programar sua viagem?

Visite oBlog da Ilha de Boipeba para ter acesso a muitas outras dicas que farão toda a diferença em seus dias por essa fabulosa ilha!

12 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

12 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Como ir de Maraú (Barra Grande) para Boipeba: tudo o que é preciso saber

05/08/22