top of page

Turismo de aventura: 5 destinos para se perder na natureza

A cada ano, cresce o número de adeptos do ecoturismo e do turismo de aventura no mundo. São pessoas que buscam destinos que proporcionem contato integral com a natureza, seja ela de montanha, praia, floresta, ou mesmo cidades cercadas de verde e ilhas paradisíacas com águas mansas e belos coqueirais.

Em um mundo globalizado, onde sociedades inteiras estão literalmente mergulhadas em uma vida urbanizada, faz-se necessário alguns momentos de pausa para recarregar as baterias na natureza, afinal de contas, somos parte e viemos dela, não é mesmo? 

paradisiaca ilha de boipeba na bahia
A paradisíaca ilha de Boipeba na Bahia

Turismo de aventura

No Brasil, existem muitas opções de Parques Nacionais repletos de trilhas, cachoeiras, serras, montanhas, cânions, rios e mata, mas também vilas praianas e ilhas que destilam aventura em roteiros surpreendentes. 

Seja qual for seu estilo e necessidade, certamente você encontrará neste artigo algum destino que lhe faça brilhar os olhos e que seja sua viagem dos sonhos, fique conosco!

  1. Chapada Diamantina - BA

  2. Pirenópolis - GO

  3. Serra Gaúcha - RS

  4. Ubatuba - SP

  5. Ilha de Boipeba - BA

1 - Chapada Diamantina - BA

a fantastica cachoeira da fumacinha ibicoara
A fantástica cachoeira da Fumacinha na cidade de Ibicoara

A Chapada Diamantina é uma grande região no estado da Bahia e contempla uma área composta por 24 municípios, sendo que 7 deles fazem parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina. 

Trata-se da maior chapada do país em território e possui uma infinidade de trilhas que levam a vales, rios, cachoeiras, serras, montanhas, cânions, mata atlântica, caatinga, grutas, poços e cavernas, ou seja, uma variedade geográfica de climas, relevo, vegetação e biodiversidade que impressionam qualquer visitante.

Tudo isso a coloca entre os principais lugares visitados para quem curte uma boa aventura e imersões completas na natureza. 

Destacamos aqui a cidade de Lençóis como base de exploração para toda a grande Chapada Diamantina, pois é a capital da região, dispondo de melhor infraestrutura turística e agências de aventura que operam para todas as trilhas e passeios que existem nesse grande paraíso ecoturístico.

2 - Pirenópolis - GO

cachoeira do abade em pirenopolis
Cachoeira do Abade em Pirenópolis

Um bom exemplo de cidade cercada de verde é Pirenópolis. A cidade goiana está 124 km distante da capital Goiânia e possui muitos atrativos naturais em meio à bela vegetação do cerrado brasileiro, a exemplo da belíssima cachoeira do Abade.

Pirenópolis em si é uma delícia de lugar e possui um lindo centro histórico de arquitetura colonial e ruas de pedras, com destaque para a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e à Igreja e Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Carmo.

A cidade também oferece ótima infraestrutura turística, com boas pousadas, restaurantes e agências que levam os turistas para um mundo de cachoeiras que existem por lá, e todas muito próximas da cidade. 

Além da já citada cachoeira do Abade, destacamos as cachoeiras do Lázaro, Santa Maria, do Rosário, Bonsucesso, Paraíso, do Lobo e dos Dragões, todas com entrada paga e acessível aos turistas.

3 - Serra Gaúcha - RS

A Serra Gaúcha, como seu próprio nome diz, pertence ao estado do Rio Grande do Sul, e grande parte do seu território foi fundado por imigrantes italianos e alemães. Aproximadamente 30 cidades compõem essa vasta região de clima frio e repleta de cânions e grandes cachoeiras, além de cidades belíssimas de arquitetura europeia.

Dentre tantos lugares incríveis na Serra Gaúcha, destacamos a região de Campos de Cima da Serra, que abrange 13 cidades e oferece trilhas por cânions impressionantes, como o Fortaleza e o Itaimbezinho.

A região contempla também belas cachoeiras como a Cascata do Salto Ventoso, com uma incrível queda d’água de 56 metros sobre uma gruta, que ainda oferece a possibilidade do visitante passar por trás dela através de uma passarela construída recentemente. 

Outra linda cachoeira da região é o Pé da Cascata do Caracol, um dos mais fantásticos cartões postais da Serra Gaúcha.

4 - Ubatuba - SP

Incrustada literalmente entre a serra e o oceano, a Ubatuba é um dos melhores destinos para os amantes do turismo de aventura praiano, e isso ocorre em função das suas lindas e isoladas praias em meio a fantástica Mata Atlântica da Serra do Mar.

Ubatuba contempla muitas trilhas extraordinárias por corredores de mata que levam a praias desertas de natureza selvagem e quase que intocada. Mas também possui algumas praias com urbanização, boas pousadas e restaurantes.

São aproximadamente 100 praias, e como é impossível conhecê-las em uma única viagem, destacamos a Trilha das Sete Praias, que contempla a praia do Bonete, a praia Grande do Bonete, a praia Deserto e a praia do Cedro do Sul, todas praticamente desertas e rodeadas por natureza generosa.

5 - Ilha de Boipeba - BA

Considerada pelo TripAdvisor como a segunda ilha mais bonita da América do Sul, Boipeba é um destino baiano especial, um lugar em que Deus foi muito benevolente em sua grande obra. 

A geografia da ilha é super recortada e contempla um litoral de praias desertas entre morros de Mata Atlântica recheados de coqueirais e rochas vulcânicas, que incrivelmente se debruçam sobre seu mar calmo e cristalino

vegetacao preservada e mar cristalino em boipeba
Vegetação preservada e mar cristalino em Boipeba

Esse mesmo litoral é cercado por recifes coralíneos onde se formam incríveis piscinas naturais de águas azul esverdeadas na maré baixa, e por tudo isso Boipeba pode ser considerada uma ilha paradisíaca!

E como estamos falando de turismo de aventura, destacamos duas ótimas trilhas praianas que desnudam cenários espetaculares: a trilha de Moreré até a praia da Ponta dos Castelhanos, mais curtinha e que pincela algumas das paisagens mais bonitas da ilha em aproximadamente 6 km de caminhada, e o grande desafio que é caminhar por todo seu litoral e retornar à Velha Boipeba pela trilha do trator, um percurso total que beira 32 km.


Vale lembrar que a ilha de Boipeba dispõe de excelente infraestrutura turística com pousadas belíssimas, gastronomia incrível e ótimos transfers que levam direto do Aeroporto Internacional de Salvador até lá!

O Blog da Ilha

Se você curtiu este artigo e ficou curioso em conhecer mais sobre Boipeba, saiba que o Blog da Ilha é o mais completo que existe sobre este destino, com centenas de posts já publicados e dezenas de textos escritos e atualizados mensalmente, com tudo o que você precisa saber sobre esse lugar incrível!

6 visualizações0 comentário

Comentarios


6 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Turismo de aventura: 5 destinos para se perder na natureza

16/01/24

bottom of page