top of page

Turismo esportivo em Boipeba: 6 atividades perfeitas na ilha

Boipeba é conhecida nacionalmente e internacionalmente pelas suas belezas naturais, um verdadeiro deleite para os amantes do ecoturismo. Cercada por mar e rios, suas praias estão entre as mais bonitas do Brasil, tanto pela qualidade translúcida das suas águas, como pelas inúmeras piscinas naturais formadas entre bancadas de corais que cercam a ilha. 

Outro fator de grande destaque é que Boipeba possui pouca urbanização, o que significa praias intocadas, recheadas de lindos coqueirais e resquícios de Mata Atlântica, uma atmosfera realmente diferenciada e cada dia mais rara no litoral brasileiro.

torneio de futevolei em boipeba
A terceira edição do Torneio de Futevôlei de Boipeba foi realizado em 2023

Toda essa geografia diferenciada também proporciona e estimula a prática de diversas modalidades esportivas, algo que está no sangue do boipebano e que contagia os turistas que visitam a ilha. Portanto, em Boipeba não faltam opções do que fazer, seja a prática de esportes, passeios, ou simplesmente relaxar numa prainha paradisíaca!

Turismo esportivo em Boipeba

Uma ilha cercada por águas calmas, cristalinas e também banhada por um braço de mar que recebe alguns rios na sua contra costa, ou seja, Boipeba é o palco perfeito para a prática de Turismo esportivo como os esportes náuticos. Esportes culturalmente praticados em areia de praia também ganharam destaque por lá, a exemplo do futebol de areia e, principalmente, o futevôlei.

Embarque no movimento e na saúde e descubra em Boipeba um paraíso para praticar seu esporte preferido, continue conosco!

  1. Trekking

  2. Esportes de remo

  3. Mergulho

  4. Pesca 

  5. Futebol de areia

  6. Futevôlei

1 - Trekking

Quando se fala em ecoturismo, uma das modalidades esportivas mais importantes é o trekking, já que se trata de um esporte que proporciona grandes descobertas geográficas e relação íntima com a natureza. Além do mais, caminhar é uma atividade natural e exige pouco em equipamentos, principalmente para quem a pratica em ambientes litorâneos, não sendo necessário roupas, mochilas e botas caras, apenas disposição e resistência.

caminhada espetacular pelas praias de boipeba
Caminhada espetacular pelas praias em Boipeba

Caminhar pelas praias de Boipeba é incrível, a ilha possui um litoral amplamente recortado e acidentado, com muitas curvas, trilhas em trechos de mata, túneis de vegetação, morros e mirantes espetaculares. Enfim, com disposição e criatividade você poderá chegar em lugares muito pouco vistos pelo grande público, e isso tudo sem sair do litoral.

É possível fazer um roteiro caminhando por toda a costa da ilha, iniciando na praia da Boca da Barra. O caminho é relativamente simples, percorrendo todas as praias até Bainema, mergulhando na trilha de mangue até o rio Catu, onde é possível atravessar de canoa até a exótica praia da Ponta dos Castelhanos

Após se maravilhar com o paraíso, é retornar pela trilha que dá acesso ao povoado de Cova da Onça e de lá seguir pela trilha do trator até a Velha Boipeba. No total, são aproximadamente 32 quilômetros, um verdadeiro desafio em Boipeba, até mesmo para os mais experientes.


2 - Esportes de Remo

remada em caiaque no por do sol
Remada em caiaque no pôr do sol

Você não precisa ser um exímio remador para aproveitar as maravilhas que tanto o litoral quanto os rios de Boipeba tem para oferecer. Existem passeios por lá que te permitem desfrutar de 3 modalidades à remo: canoa havaiana, caiaque e stand up paddle. São remadas sobre piscinas naturais espetaculares, por rios e manguezais de rica biodiversidade e que também proporcionam curtir o momento do pôr do sol em lugares inusitados.

3 - Mergulho

Aqui nessa modalidade você também não precisa ser um profissional, já que a ilha de Boipeba oferece piscinas naturais com água na cintura. Basta que leve sua máscara e snorkel, e já terá a oportunidade de se maravilhar com a biodiversidade colorida de um dos ambientes recifais mais incríveis do litoral brasileiro.

mergulho cilindro boipeba
Mergulho de cilindro na imensidão azul de Boipeba

Com um pouco mais de investimento, é possível realizar mergulhos de cilindro por lá, já que na ilha existe uma operadora que realiza batismos e cursos avançados, inclusive com passeios especializados em mergulho.

4 - Pesca

A pesca é uma atividade quase tão antiga quanto caminhar, e Boipeba é um celeiro dessa prática cultural desde os primórdios anteriores à chegada dos portugueses. Os tupinambás que lá viviam eram exímios pescadores e navegavam pela ilha inteira em suas canoas esculpidas de um tronco só. 

A herança da colonização deixou viva uma comunidade de descendentes de tupinambás, de africanos escravizados e de portugueses, que sobreviveram da pesca por décadas, antes da globalização e da chegada do turismo na ilha a partir dos anos 1990.

Recentemente o município de Cairu vem realizando um torneio que tem chacoalhado a comunidade pesqueira da região e em 2023 foi realizada a sua quarta edição. O Torneio de Pesca da Ilha de Boipeba acontece nas categorias masculina, com embarcações saindo em mar aberto; e feminina, com as embarcações atuando no rio do Inferno.

A competição termina numa grande festa, com o festival de moquecas, exposição artística, música ao vivo e muita alegria.

5 - Futebol de areia

Em geral, o povo do Arquipélago de Cairu é muito bom de bola e nas principais praias de cada povoado é possível ver os famosos “babas”, como os baianos chamam as partidas de futebol. Outras modalidades também são muito praticadas, como o “salãozinho”, por exemplo, que nos estados do sul e sudeste é conhecido como “altinha”, onde os praticantes tocam a bola uns para os outros sem deixá-la cair no chão.

6 - Futevôlei

torcida vibrando com o futevolei em boipeba
Torcida vibrando na arena montada para o Torneio de Futevôlei Boipeba

Mas é o futevôlei que vem roubando a cena na ilha de Boipeba, e o número de praticantes é tão grande que recentemente foi organizado o Torneio de Futvôlei Boipeba, que em 2023 chegou na terceira edição. A competição acontece tradicionalmente na praia da Boca da Barra, onde todo ano é montada uma arena que lota com torcedores e admiradores. 

arena de futevolei montada na praia da boca da barra
Arena de futevôlei montada na praia da Boca da Barra

Mas após a competição, a rede fica montada na areia o ano inteiro, então para quem curte um bom futevôlei, é só chegar e bater uma bolinha com a galera local.

A Bahia Terra Turismo

Somos uma agência nascida na ilha de Boipeba e dispomos de um WhatsApp onde você pode tirar dúvidas sobre as opções de lazer que citamos neste artigo, sobre passeios, enfim, receber dicas de profissionais do turismo nascidos na ilha e que são profundos conhecedores da mesma.

O Blog da Ilha

O Blog da Ilha é o mais completo que existe sobre Boipeba na internet, com centenas de artigos como este já publicados e dezenas de posts escritos mensalmente. Nele você fica sabendo sobre tudo o que existe e acontece na ilha, informações preciosas que tem por objetivo auxiliar os visitantes na elaboração dos seus roteiros de viagem.

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

3 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Turismo esportivo em Boipeba: 6 atividades perfeitas na ilha

27/12/23

bottom of page