Secos & Cacheados: a banda nativa que anima Boipeba
- Márcio Torres

- 9 de out.
- 2 min de leitura
Os Secos e Cacheados de Boipeba são um grupo musical nativo da ilha que mescla ritmos nordestinos, Axé e forró em sua sonoridade. Atualmente é uma das mais importantes atrações nas noites de Boipeba, com apresentações marcantes, dançantes e de muito bom gosto musical.
Neste artigo, confira as principais informações sobre esta banda, seu estilo musical, instrumentos utilizados e onde costuma tocar, para que você possa curtir um dos seus shows quando estiver por aqui!

A banda Secos e Cacheados de Boipeba
O grupo utiliza violão (guitarra), contrabaixo, flauta transversal, instrumentos percussivos como timbal e tambor, além de vocais.
As músicas tocadas são releituras que fundem estilos que envolvem o forró, o clássico da Axé Music e outros ritmos nordestinos, o que lhes traz uma característica muito genuína e que costuma ser apreciada nos shows.
Um dos momentos mais marcantes, é quando embalam o hit de sucesso “Baianidade Nagô”, da Banda Beijo, que entoam aos sons melodiosos do violão e da flauta transversal, mas também com uma parede sonora desempenhada por timbal e outros instrumentos de percussão.
Em seus shows, também apresentam músicas instrumentais que remetem a ritmos “calientes” latino americanos. Um momento que costuma gerar grande euforia no público presente que se entrega ao embalo nas pistas de dança da noite em Boipeba.
Onde a Banda Secos e Cacheados costuma se apresentar em Boipeba

O grupo Secos e Cacheados costuma se apresentar em diversos barzinhos e eventos da agenda cultural na Ilha de Boipeba.
Um dos estabelecimentos onde são presença constante, é o famoso Bar das Meninas, espaço cultural e gastronômico LGBTQIAPN+ localizado na Rua da Tiririca, bem no centro da vila Velha Boipeba e próximo ao Ponto do Trator. O grupo costuma realizar noitadas de música e feijoada, acompanhados de drinks especiais e bebidas geladas.
A banda também costuma se apresentar anualmente na FLIPEBA, a feira literária da ilha, evento para lá de especial que funde literatura, música e valorização da cultura local. Ela é palco imprescindível para o ecoar das vozes que compõem o universo cultural, religioso e tradicional da ilha, e conta com a presença marcante de artistas locais e apresentações de grupos folclóricos como o zambiapunga, por exemplo.
Ainda é possível encontrá-los tocando na Divina Pousada Boipeba, no restaurante Cantinho da Maria Boipeba e em outros estabelecimentos.
Valorização da cultura local

Sem dúvida alguma, a presença da Banda Secos e Cacheados na Ilha de Boipeba tem sido de fundamental importância para a reafirmação da cena artística local.
A ilha possui uma população talentosa, rítmica, formada nos cânticos da capoeira e nos ritmos do samba de roda, que precisa ser valorizada. Por isso, se você vai viajar para Boipeba, valorize a arte e a cultura dos seus habitantes.
Agora que você já está por dentro dos Secos e Cacheados, uma das principais bandas musicais da Ilha de Boipeba, confira também tudo o que rola na noite da ilha, como barzinhos e restaurantes que costumam agitar o centro da Velha Boipeba com muita música e estilo.




Comentários