Praia do Pontal na Ilha de Tinharé: ao lado de Boipeba
- Márcio Torres

- 13 de jul. de 2025
- 3 min de leitura
A Praia do Pontal na Ilha de Tinharé é uma das mais preservadas e isoladas da região, com um clima desértico e rústico, ideal para quem busca relaxar e aproveitar o silêncio em meio à natureza.
Por ser vizinha da Ilha de Boipeba, pode ser visitada tanto por quem se hospeda na ilha, quanto por quem se hospeda no Morro de São Paulo.

A seguir, falamos sobre a Praia do Pontal, como chegar até ela e os motivos que a tornam uma parada obrigatória no roteiro da sua viagem!
Como é a Praia do Pontal
A praia é a maior da ilha de Tinharé, com cerca de 17 km de extensão, começando ao final da Praia de Garapuá e terminando na foz do Rio do Inferno, que divide Tinharé e Boipeba.

Uma parte da sua extensão é conhecida como Praia de Pratigi da Ilha de Tinharé, não devendo confundir com a Praia do Pratigi em Ituberá.
Pontal se destaca por ser praticamente deserta, com uma longa faixa de coqueiros emoldurando a orla e um mar calmo, ideal para o banho.
A Praia do Pontal de Cairu é uma das poucas da região que ainda continua selvagem e quase intocada, especialmente por não apresentar infraestrutura turística. Por isso, quando a visitar, leve lanches, água e qualquer coisa que possa precisar, pois não poderá comprar nada por lá.
Como chegar à Praia do Pontal
Outro fator que contribui para a conservação da Praia do Pontal é a dificuldade de acessá-la. Por estar localizada na extremidade sul da ilha de Tinharé, a visita exige planejamento.
Saindo do Morro de São Paulo, a opção mais prática é contratar um veículo 4x4, saindo da Segunda Praia e seguindo para o destino em um trajeto que dura 1 hora.

Outra alternativa são as embarcações, geralmente barcos ou lanchas, que podem ser alugadas em Morro de São Paulo, dependendo das condições do mar.
Já os aventureiros e quem tem preparo físico podem fazer o trajeto a pé por trilha, caminhando muitos quilômetros pela praia, distância essa que depende do ponto de partida e do ponto de chegada.
Para quem está hospedado em Boipeba, é possível contratar uma lancha para atravessar o Rio do Inferno, indo diretamente para a Praia do Pontal. Mas lembre-se: após a travessia do rio, você estará pisando no início dela, portanto, sebo nas canelas se quer conhecê-la melhor.
Por que vale a pena conhecer o Pontal
Apesar do difícil acesso, a Praia do Pontal oferece paisagens deslumbrantes, com um mar calmo e o perfume da natureza exalando no ar, um lugar perfeito para relaxar. Além disso, a vista panorâmica da foz do Rio do Inferno é única!
Para aproveitar a praia da melhor forma, é necessário planejar a visita, respeitando as condições da natureza e levando o necessário, dependendo da quantidade de tempo que planeja passar lá.
Agora que conhece a Praia do Pontal na Ilha de Tinharé, confira outras praias dessa ilha para colocar em seu roteiro, cada uma delas possui atrativos únicos que farão a sua viagem inesquecível!




Comentários