top of page

2 ilhas próximas a Boipeba que precisa conhecer

O Arquipélago de Cairu desponta para o mundo como um dos principais destinos turísticos da Bahia, pela qualidade e beleza das suas praias, mas também por preservar cultura e história, que remontam às origens do país.

A própria sede municipal Cairu é uma ilha, e a ilha de Boipeba é sua pérola, uma jóia rara do litoral baiano e brasileiro. Mas saiba que também é possível aproveitar o entorno de Boipeba numa única viagem e por isso destacamos, neste artigo, duas ilhas próximas que tem muito a oferecer: a ilha de Tinharé e a ilha de São Miguel.

Detalhes sobre as ilhas próximas a Boipeba

A Ilha de Tinharé e um pouco da sua história

Quando a esquadra do português Martim Afonso de Sousa se deparou com uma ilha alta e escarpada em 1531, seu irmão e escrivão da expedição Pero Lopes de Sousa citou-a em seu diário com o nome de Tinharé, como se já soubessem sobre a antiga alcunha da ilha e que assim era nomenclaturada pelos tupinambás que lá viviam.

É bem provável que já tivessem ouvido falar da ilha de Tinharé dos tupinambás, já que essa região era rota de navegações europeias em busca de pau-brasil, principalmente franceses. Com a divisão das capitanias hereditárias, Francisco Romero lá chegou entre 1536 e 1537, fundando o povoado do Morro de São Paulo, o pontapé inicial do povoamento da Capitania Hereditária São Jorge dos Ilhéus.

De lá para cá muito mudou, o Morro de São Paulo se transformou num dos principais destinos turísticos brasileiros. Conhecido internacionalmente, atraiu os holofotes do turismo também para outros povoados de pescadores da ilha de Tinharé, como Garapuá, Gamboa, Zimbo e Canavieiras.


ilha de tinhare
Ilha de Tinharé - Morro de São Paulo

O Morro de São Paulo e outros povoados em Tinharé

O Morro de São Paulo é o principal destino turístico da região e oferece hospedagens de alto padrão, restaurantes com cozinhas internacionais, uma infinidade de bares, muitas opções de festas e passeios extraordinários. Mas nada disso se tornaria realidade se não fosse sua espetacular beleza natural, um lugar com praias paradisíacas de águas cristalinas, mirantes com vistas incríveis e cenários dignos da Polinésia Francesa.

Chegar ao Morro de São Paulo a partir de Boipeba hoje em dia é bem fácil pois existem transfers especializados que levam e trazem turistas diariamente.

Outros povoados da ilha de Tinharé podem ser acessados a partir de Boipeba em passeios de um único dia, a exemplo da belíssima praia de Garapuá e da comunidade de Canavieiras.


ilha de tinhare praia de garapua
Ilha de Tinharé - Praia de Garapuá

Garapuá

É uma pequena comunidade de pescadores que vive numa das praias mais bonitas do Brasil. Tudo por lá é lindo e organizado, a começar pelos belos restaurantes à beira mar que servem pratos saborosíssimos da gastronomia baiana e regional. Eles estão perfilados numa parte urbanizada da praia e possuem espreguiçadeiras e guarda-sóis padronizados por cor bem próximos do mar.

A praia de Garapuá possui um formato de ferradura e na sua extremidade sul está uma das mais especiais piscinas naturais do Brasil, com a presença de dois bares flutuantes posicionados sobre suas águas incrivelmente translúcidas e repletas de peixinhos coloridos, corais e incrível biodiversidade.

O passeio de lancha à praia de Garapuá sai diariamente da Boca da Barra em Boipeba e possui duração de 4 a 5 horas.


canavieiras cultivo de ostras
Canavieiras - Cultivo de ostras - Ilha de Tinharé

Canavieiras

O povoado de Canavieiras está localizado na contra costa sul da ilha de Tinharé, bem pertinho de Boipeba. Ficou muito famoso e badalado pelos seus restaurantes flutuantes especializados em ostras e drinks de frutas tropicais. O passeio “Volta à ilha de Boipeba” dá uma esticadinha até lá e faz uma parada para degustação das ostras e drinks produzidos nos próprios restaurantes.


ilha de sao miguel cairu
Ilha de São Miguel - Arquipélago de Cairu

A ilha de São Miguel

Localizada em frente à ilha de Boipeba e do outro lado do rio do Inferno, a ilha de São Miguel é praticamente deserta e possui algumas prainhas desertas e recheadas de lindos coqueiros, além de bancos de areia formados na maré baixa. Chegar até lá é bem rapidinho, a travessia dura apenas 5 minutos!

A ilha de São Miguel é também uma opção de hospedagem para quem vai à Boipeba, proporcionando noites silenciosas, estreladas e perfeitas para quem busca ouvir os sons da natureza, relaxar e abstrair do mundo urbanizado.


pousada maliale ilha de sao miguel boipeba
Pousada Maliale - Ilha de São Miguel - Boipeba

Pousada Maliale

A pousada é rústica e linda, está localizada na ilha de São Miguel e é uma excelente opção para quem quer desfrutar de Boipeba sem abrir mão de silêncio e sossego.

O acesso até lá se dá por lancha em travessias de apenas 5 minutos, sendo que a Pousada Maliale possui um pequeno atracadouro para embarque e desembarque dos seus hóspedes. Dispõe de infraestrutura completa, com áreas bem decoradas e com muito bom gosto.

São 16 apartamentos divididos em 2 villages, piscina, quartos climatizados e com varandas, uma bela vista para a natureza que a cerca, salão de jogos, sala de TV e um restaurante onde é servido o café da manhã, além de oferecer cardápio para almoço e jantar. O restaurante também serve bebidas e drinks que tornam a área da piscina ainda mais atraente e charmosa.

O Blog da Ilha

Se você gostou deste artigo, continue conosco no Blog da Ilha, são centenas de posts como este já publicados e dezenas de textos publicados mensalmente com tudo o que você precisa saber sobre a ilha de Boipeba antes de organizar sua viagem, confira!

A Bahia Terra Turismo

Somos uma agência nativa da ilha de Boipeba e desde 2006 levamos milhares de turistas anualmente aos mais diversos destinos baianos, incluindo da região do Arquipélago de Cairu.

Chegar em Boipeba não é tarefa das mais fáceis, porém, com os transfers da Bahia Terra Turismo sua viagem será mais rápida, tranquila e segura. Você poderá chegar de avião, helicóptero e através de combinações de transportes terrestres e marítimos, basta escolher uma das opções e falar diretamente na nossa Central de Reservas.

65 visualizações0 comentário

Comments


65 visualizações

0 curtidas

0 comentário

2 ilhas próximas a Boipeba que precisa conhecer

30/01/24

bottom of page