top of page

10 hábitos saudáveis e simples para manter por toda a vida

Muitas pessoas podem pensar que manter hábitos saudáveis nem sempre é fácil, associando estes com dietas restritas, longas horas na academia ou gastos financeiros elevados. Mas nem sempre isso precisa ser assim.

Ao contrário do que a maioria imagina, existem hábitos positivos ligados a variados fatores, inclusive ao turismo, como o sustentável, ou ao cuidado com a saúde mental. Para saber mais, continue a leitura e anote as dicas!

Melhores hábitos saudáveis para se ter

Ter hábitos de vida saudáveis pode contribuir beneficamente com tudo que está à sua volta, aumentando o seu bem-estar, melhorando qualquer situação, seja você uma pessoa extremamente atarefada ou não.

Leia os tópicos abaixo e saiba por onde começar, sem precisar investir grandes valores ou fazer mudanças bruscas.

1. Meditação

Meditar está na lista dos hábitos saudáveis, pois pode afastar o estresse e os sintomas da ansiedade, promovendo qualidade de vida a longo prazo.

Existem diferentes técnicas e, inclusive, vídeos guiados no YouTube para auxiliar as pessoas que não tem experiência com a prática.

2. Alimentação equilibrada

Ter uma alimentação equilibrada é fundamental. Afinal, nós somos o que comemos. Entre os hábitos de vida saudáveis, esse é um dos mais importantes, pois pode impactar em nossa saúde física e mental.

Por isso, mesmo que você não se preocupe em ter um corpo definido, a alimentação equilibrada e saudável é sempre a melhor forma de ter qualidade de vida por longos anos, evitando doenças como diabetes, pressão alta ou colesterol, por exemplo.

3. Dormir e acordar cedo

Muitos estudos afirmam que acordar cedo está entre os hábitos saudáveis que podemos adotar. Isso porque, quando conseguimos aproveitar o dia, nos sentimos mais produtivos, o que consequentemente também alivia a pressão e o estresse da rotina.

Mas, para que isso se torne um benefício, é preciso também dormir cedo, já que o corpo precisa de uma média de 8 horas de sono diariamente para descansar completamente.

4. Fazer algum tipo de exercício físico

A maioria das pessoas já conhece a importância desse tema. No entanto, nem todos seguem a recomendação que, inclusive, é feita por médicos e profissionais da área da saúde.

Acontece que a prática de esportes além de ser muito positiva para a saúde mental, também pode prevenir e auxiliar no tratamento de doenças.

Existem diversas opções, desde caminhadas, corridas, musculação, pilates ou yoga, por exemplo. O fato é que você deve se sentir bem com a sua escolha, sendo necessário também consultar seu médico em casos específicos de saúde.

5. Ter um hobbie

Com uma rotina atarefada, evitar o estresse é quase uma missão impossível. Mas, quando podemos nos desligar das preocupações por algum tempo, a nossa mente pode relaxar, o que contribui para que possamos seguir com a nossa rotina de forma mais leve.

Por isso, ter um hobbie também entra na lista dos hábitos de vida saudáveis. Não importa a sua escolha, desde que isso te faça bem. Grandes exemplos de hobbies positivos são a leitura, a pintura, a prática de esportes ou a pesca, por exemplo.

6. Manter o ambiente organizado

Pode parecer bobeira, mas um ambiente mais limpo e organizado torna a nossa rotina descomplicada. Essa é uma forma de evitar o estresse e a acumulação de sujeira, o que pode ocasionar em grandes preocupações e muito esforço para a limpeza.

A dica é investir na organização periódica. Ou seja, quando colocamos em nossa agenda pouco tempo diário na arrumação da casa, dificilmente esta ficará muito suja com o passar do tempo.

7. Beba muita água

Segundo pesquisas, precisamos beber 35 ml de água por cada quilo do nosso corpo. Muitas pessoas afirmam que apenas dois litros de água é o suficiente, porém isso também irá variar conforme o seu peso.

Nesse caso, a dica é fazer as contas e apostar em uma garrafa que lhe permita medir o seu progresso durante o dia. Lembre-se que a hidratação do corpo é indispensável para a saúde e bem-estar, contribuindo também com a estética.

8. Cultive seus vínculos afetivos

Mesmo com um dia atarefado, é muito importante que você tenha tempo para cultivar os seus laços afetivos frequentemente. Isso permite que você evite os sentimentos ligados à solidão, possibilitando também diálogos que tornam a sua rotina mais leve.

Marque jantares em família, churrascos ou até mesmo viagens em grupo, pois, assim, você pode tirar um tempo para ter a companhia de quem você gosta.

9. Cuide da saúde mental

Muitas vezes deixamos de lado o cuidado com a saúde mental, pois sabemos que o dia a dia é muito corrido, o que torna a preocupação irrelevante. No entanto, essa decisão pode acarretar sérios problemas, visto que ter a saúde mental em total equilíbrio evita transtornos ligados à ansiedade, estresse e depressão.

Por isso, a dica é realmente investir na terapia ou em hábitos saudáveis que promovem o relaxamento, independentemente de quais sejam as suas preferências.

10. Faça viagens

Viajar é uma forma de controlar o estresse e se desligar das preocupações diárias. Por isso, esse já é um ótimo hábito saudável que devemos cultivar. Embora saibamos que nem sempre é tão simples planejar um passeio com frequência, é importante mencionar que a organização financeira pode auxiliar a solucionar esse problema na maioria dos casos.

Segundo pesquisas, as férias podem ser benéficas para a nossa saúde, fortalecendo também os vínculos familiares. Então, tente ao menos planejar uma viagem uma vez por ano, mesmo que esta tenha duração de poucos dias.

Além disso, dê sempre preferência aos destinos próximos à natureza, já que o contato íntimo com esse tipo de ambiente também favorece o relaxamento.

Agora que falamos sobre o tema, te convidamos a ler o próximo conteúdo, onde você poderá conhecer tudo sobre a ilha de Boipeba, um local incrível que permite o total contato com a natureza em praias paradisíacas. Conheça Boipeba e se prepare porque você vai querer visitar logo esse destino!

15 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

תגובות


15 visualizações

0 curtidas

0 comentário

10 hábitos saudáveis e simples para manter por toda a vida

03/03/23

bottom of page