top of page

15 dicas para viajar com segurança

Às vezes nos empolgamos tanto com a organização de uma viagem que esquecemos de pautar os cuidados necessários para nossa segurança. E a atenção deve estar redobrada na viagem em si, levando em conta o deslumbre natural causado pelo destino escolhido.

Assim sendo, listamos algumas dicas para viajar com segurança fundamentais que devem lhe fazer companhia durante toda a sua viagem, são detalhes importantes que podem te livrar de situações desagradáveis.

Segue abaixo a lista de dicas para viajar com segurança

1 - Atenção e discrição

A palavra “atenção” é importante para tudo na vida, principalmente quando estamos em lugares onde não conhecemos ninguém e distantes da nossa casa. Observar atentamente as pessoas, os lugares, as intenções e, principalmente, ser discreto.

Como diz o brasileiro, “ande pela sombra” para não chamar a atenção de quem não deve. E isso significa não dar bobeira com equipamentos eletrônicos, evitar joias e relógios caros, não expor a carteira em público e tomar informações em ambientes fechados e seguros.

2 - Só leve o necessário

Procure analisar para onde vai e o que fará no dia, assim saberá o que necessita realmente levar. Evite andar com muito dinheiro, priorize cartões de crédito e débito e não faça “pix” na rua ou em ambientes abertos.

Observe se seu hotel ou pousada é confiável para deixar coisas de valor e dinheiro, se tiver cofre será muito bom.

3 - Malas e mochilas

Essa dica é clássica, bem como o histórico de furtos. Não deixe sua mochila ou mala descuidada em nenhum lugar. De preferência, esteja sempre com a mochila na frente do peito, assim evitará furtos. Quanto às malas, o ideal é que estejam sempre ao alcance das mãos. Todo cuidado é pouco!

4 - Use um porta-dólar para documentos, cartões e dinheiro

Digamos que os documentos, cartões e dinheiro sejam o “coração da viagem”, perdê-los significa “game over”. Compre um porta-dólar e mantenha seus documentos, cartões e dinheiro em segurança dentro da calça.

Se quiser ainda mais segurança, procure dividir o “coração da viagem” em lugares distintos, como dinheiro no sapato e documentos e cartões no porta-dólar.

5 - Contatos importantes

É muito importante que tenha os telefones de emergência da cidade que está visitando, bem como o endereço e telefone do seu hotel, para que numa situação de emergência, tenha a quem pedir ajuda.

6 - Atenção com os transportes

Às vezes “o barato custa caro”, ditado popular que pode ser amplamente empregado numa viagem e te livrar de alguns problemas. Cuidado com transportes baratos e não oficiais em porta de aeroportos, rodoviárias, ou mesmo na rua. Atenção com os ônibus coletivos em cidades grandes, o índice de assaltos ônibus no Brasil tem crescido exponencialmente.

Tenha sempre em mente que contratar um transfer numa agência conhecida é sempre uma maneira segura de circular em qualquer destino!

7 - Atenção com a hospedagem

Economizar é muito importante, mas cuidado para não exagerar e ser surpreendido com o local onde sua pousada ou hotel está situado. Lembre-se que em praticamente todas as cidades, sempre existem aqueles bairros que devemos evitar. Portanto, uma boa pesquisa te ajudará a se livrar de pousadas e hotéis mal localizados.

8 - Atenção nas baladas

Muito cuidado ao sair para bares, casas noturnas e festas de rua, principalmente se você gosta de bebida alcoólica. Nunca deixe objetos de valor sobre as mesas, a exemplo de bolsas, carteiras, celulares e relógios. Não aceite bebidas ou comidas de estranhos e evite caronas para retornar para seu hotel, priorizando táxi, Uber ou transfer.

9 - Viagens de Ônibus

Se você pretende realizar uma viagem de ônibus intermunicipal ou interestadual, procure manter seus documentos, carteira e cartões de crédito sempre contigo, de preferência num porta-dólar dentro da calça.

Quanto ao bagageiro superior acima da poltrona, evite guardar objetos ou mochila de valor nele. Lembre-se que poderá dormir na viagem e durante uma parada qualquer, ser furtado sem perceber.

Nunca saia do terminal onde está o ônibus, procure comer nos restaurantes indicados durante as paradas e saiba sempre quem é o seu motorista.

10 - Avise a família ou amigos aonde vai

Conte seus planos de viagem para amigos e familiares, é importante que saibam por onde você está passando. Uma ótima ideia é criar um grupo de WhatsApp e compartilhar fotos e roteiros diariamente, além de informações como número de voos, datas de destinos, nomes dos hotéis, etc.

11 - Utilize cadeados

Independentemente de sua mochila ou mala estar no hotel ou em trânsito, utilize cadeados e a mantenha trancada, por mais confiáveis pareçam as pessoas e o hotel onde estiver instalado.

12 - Atenção redobrada

Cuidado ao sacar dinheiro em caixa eletrônico, pessoas mal intencionadas poderão estar a postos para roubar seu cartão, senha ou dinheiro. Portanto, seja rápido, atento e objetivo. Não converse com pessoas estranhas enquanto estiver utilizando o caixa, e se precisar de ajuda, procure um funcionário do banco.

13 - Guias oficiais e credenciados

O guia é um profissional muito importante no turismo, é quem mostra o caminho, explica as informações relevantes, escolhe o roteiro mais seguro evitando lugares e ruas indesejáveis, enfim, um amigo que podemos contar durante os passeios em viagens.

Mas para que seu guia seja realmente tudo isso que falamos acima, é importante que você observe se o mesmo é oficial e certificado. Procure informações sobre guias nos locais de visitação e não aceite ofertas de quem te aborda na rua. Melhor, informe-se antes e procure contratar passeios de agências especializadas!

14 - Seguro de viagem

Mesmo atento a todas as dicas que demos aqui, ninguém está livre de um sinistro. Portanto, contratar um seguro de viagem é sempre um conforto. A ideia é contratar e nunca precisar, mas se algo ruim acontecer contigo, é importante contar com um bom seguro!

Lembre-se, situações de saúde, como problemas odontológicos, de emergência, acidentes com cortes ou fraturas, ou mesmo reembolso com despesas de voos atrasados ou cancelados, roubo, etc, estão sujeitos a acontecer com qualquer pessoa.

15 - Destinos seguros

Agora se você quer viajar para um lugar onde não precise se preocupar tanto ou quase nada com situações de risco como roubos, furtos, violência, etc, pesquise destinos que não possuam histórico negativo. No Brasil, boas opções são ilhas como Fernando de Noronha, Ilha Bela, Ilha Grande e Boipeba.

Curtiu este artigo e quer saber mais sobre a ilha de Boipeba? Continue conosco no Blog da Ilha, são dezenas de textos publicados mensalmente com tudo o que você precisa saber sobre esse lugar deslumbrante, onde se pode caminhar livremente pelas praias sem preocupações com situações desagradáveis.

72 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


72 visualizações

0 curtidas

0 comentário

15 dicas para viajar com segurança

03/10/23

bottom of page