top of page

Desidratação: cuidados quando você está na praia

Este post é para chamar sua atenção ao realizar aquela viagem dos sonhos, sobre os riscos da desidratação em paraísos tropicais. Vai viajar para um paraíso praiano? Se ligue nas orientações para se prevenir de situações que podem estragar seu passeio!

O sol é fundamental para viagens de praia, é ele quem colore, aquece e cria aquele climão que todos sonham quando estão em paraísos de águas cristalinas. Mas como tudo na vida deve ser apreciado com moderação, com o ele não é diferente.

Se expor por muito tempo a forte calor na praia e com o sol à pino faz com que a temperatura do corpo suba, os poros se abram e o suor aconteça. A insolação é quando o corpo esquenta a ponto de perder o controle da temperatura, ou seja, ela ocorre em situações de exposição excessiva ao calor e o poder dos raios solares.

Conheça como se proteger do sol e os sintomas e cuidados necessários para evitar insolação e queimaduras.

Sintomas e cuidados com a desidratação

Os sintomas típicos da insolação são: mal-estar, tontura, vômito, boca seca, urina de cor e odor fortes e pele seca.

A recomendação clássica para evitar a insolação é beber bastante líquido, de preferência gelado, usar protetor solar mesmo em dias nublados ou embaixo do guarda-sol e evitar se expor ao sol em horários de pico.

Ideal também é o uso de roupas e chapéus adequados, que sejam leves, com fator de proteção solar, cores claras, especialmente o branco que reflete os raios solares, e ter atenção se surgir qualquer um dos sintomas já citados.

Queimaduras

A queimadura ocorre em situações de grande exposição ao sol e em seus horários de pico, especialmente no verão, a estação mais quente do ano. Queimar a pele significa danificar a epiderme, com a morte dessa epiderme a pele descasca sendo renovada outra.

A queimadura de 1º grau é quando a pele fica excessivamente avermelhada, quente e ardida. A melhor maneira de aliviar a ardência é utilizar compressas de água fria, cremes e hidratantes.

A queimadura de 2º grau é quando ocorre a presença de bolhas na pele. A recomendação é não mexer nelas, deixando que estoure naturalmente para evitar inflamações. Os métodos de aliviar a dor e ardência são os mesmos utilizados na queimadura de 1º grau.

Situações extremas

Em casos extremos onde as dores estão insuportáveis, febre alta, diarréia e vômitos intensos e constantes, é ideal procurar um pronto-socorro mais próximo para atendimento médico.

O Blog da Ilha

Curtiu este post? No Blog da Ilha tem muito mais! São dezenas de textos publicados mensalmente, com tudo o que você precisa saber sobre a ilha de Boipeba e também sobre como organizar sua viagem com segurança e qualidade.

A Bahia Terra Turismo

Somos uma agência nativa de Boipeba e profundos conhecedores da sua história, cultura, geografia, e dos principais serviços oferecidos na ilha. Chegar em Boipeba com a Bahia Terra Turismo é mais confortável e contratar passeios na ilha conosco é a certeza de que serão excelentes!

Conheça Boipeba com a Bahia Terra Turismo!

20 visualizações0 comentário

Comentarios


20 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Desidratação: cuidados quando você está na praia

03/10/23

bottom of page