Aulas de flamenco em Boipeba: nova atividade cultural na ilha
- Márcio Torres
- há 1 dia
- 2 min de leitura
As aulas de flamenco em Boipeba começaram no dia 20 de junho e continuam durante todo o mês de julho, sendo conduzidas por Sol Catalán, artista que dedica sua vida às artes. O projeto traz à ilha uma nova forma de expressão cultural, além de oferecer diversos benefícios para a saúde e bem-estar.
A seguir, falamos sobre a artista e suas aulas de flamenco, assim como também explicaremos o que é essa dança e quais benefícios ela traz, tanto para o corpo e mente, quanto para a Ilha de Boipeba.

Quem é Sol Catalán e como funcionam suas aulas
Sol Catalán é uma artista, gestora e produtora cultural do Chile, formada em Artes Circenses e com foco em música, dança, teatro e malabarismo. Ela possui 19 anos de trajetória na América do Sul com o projeto Amalgama, além de participar de trabalhos em comunidades quilombolas e tradicionais em diversos estados brasileiros.
As aulas de flamenco em Boipeba acontecem às terças e quintas, das 16:30 às 18:00, na Pousada Pérola do Atlântico. O público alvo das aulas são iniciantes ou pessoas já familiarizadas com a dança. Além disso, elas acontecem em um espaço amplo e confortável, dentro da Pousada Pérola do Atlântico, localizada em frente ao mar da Praia da Boca da Barra.
O que é flamenco
O flamenco é uma manifestação artística originária da Andaluzia, no sul da Espanha, que une dança, música, canto e percussão. Algumas de suas influências culturais são os ciganos, judeus, mouros e cristãos, combinação essa que cria uma expressão única e bela.

Em 2010, a UNESCO reconheceu o flamenco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Essa tradição chegou até a ilha com a proposta de integração entre culturas. O flamenco em Boipeba traz uma novidade cultural que se mistura perfeitamente com a vida descontraída e autêntica da região.
Benefícios do flamenco para o corpo e mente
Além do valor cultural, o flamenco também é um exercício físico completo. A dança oferece uma forma de trabalhar o corpo todo de uma vez enquanto se diverte, trazendo diversos benefícios para a saúde física e mental.
Alguns desses benefícios são: desenvolvimento da percepção musical, fortalecimento da musculatura, melhora da postura, auxílio no emagrecimento, expansão da expressão corporal, equilíbrio emocional, e aumento da auto-estima.
Alguns movimentos são praticados durante as aulas, como sapateado, palmas ritmadas e coreografias que envolvem o uso de leques, xales e castanholas. Dessa forma, a dança acaba movimentando o corpo inteiro, enquanto também estimula a criatividade e a presença corporal.
Cultura viva e novas conexões em Boipeba
A chegada dessa atividade artística na ilha amplia o repertório cultural da região e cria conexões entre os moradores e turistas. As aulas de dança em Boipeba também dão maior destaque ao talento de artistas estrangeiros que escolhem a ilha como lar, seja temporário ou permanente.
Se você estiver na ilha durante esse mês de julho, vale a pena experimentar as aulas de flamenco em Boipeba. Caso esteja interessado, assine a newsletter e fique por dentro do que acontece na ilha!
Comentários